fmotta
Expert Level 2
Opções
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
03-16-2025 02:56 PM - editado 03-16-2025 03:36 PM
Guias da ComunidadeDica 12: Varejo ✨️
Concluindo a série "12 dicas a se considerar ao comprar online um produto Samsung", a última dica é: aproveite também as boas ofertas do varejo, mas com segurança.
Da dica 1 até a dica 11, tratamos de diferentes estratégias para economizar comprando diretamente com a Samsung. Comprar online diretamente da Samsung tem uma vantagem de, em caso de arrependimento, poder devolver em até 7 dias mesmo tendo aberto a caixa (desde que sem sinais de uso e devolvendo tudo que chegou).
Mas todos sabem que o varejo também pode trazer boas ofertas. Com o passar do tempo os valores vão caindo, promoções temporárias reduzem o valor de vários produtos, etc. Nessa semana do consumidor, por exemplo, isto já está visível em algumas plataformas conhecidas.
E é sobre elas que eu gostaria de falar. Para produtos Samsung de valor elevado, sem ser diretamente com a Samsung eu particularmente só compro no varejo se for plataforma grande e conhecida (ex.: Amazon, Fast Shop, Kabum, Magalu) e se, e somente se, for "Vendido e entregue" pela própria plataforma ou pela Samsung. Nestes casos, em algumas plataformas eu já perguntei e, no caso Fast Shop e Magalu, falaram que também permitem devolver em 7 dias mesmo a caixa tendo sido aberta (somente em compras online, nas lojas físicas não). Permitir devolver por arrependimento em até 7 dias é uma obrigação legal em qualquer compra online feita no Brasil, mas a política da maioria das empresas é exigir que a embalagem não tenha sido violada. Por isso, se tenho algum receio que poderei precisar devolver, antes de comprar eu falo com o vendedor para perguntar sobre isso. As duas acima me falaram que permitem a abertura da caixa mas só quando o anúncio diz que é vendido e entregue por eles. Mas se o produto for, por exemplo, "Vendido por XYZ e entregue por Fast Shop" daí vai depender da política de XYZ. E se a loja XYZ for uma empresa de menor porte, normalmente exigirá que a caixa não tenha sido aberta. Para ilustrar como depende de quem está vendendo: teve uma vez que foi "Vendido por Samsung e entregue por Magalu", e depois que já tinha aberto a caixa eu preferi devolver -> o Magalu disse que foi para análise da Samsung, e depois de uns dias ele avisou que ela aprovou a devolução.
No Mercado Livre, só comprei acessórios Samsung (baterias, pulseiras, capas, etc.) mas sempre com vendedores que possuem reputação verde escuro (a maior). Eu já comprei muita coisa no ML, muita mesmo, até itens mais caros. Seja vendidos pelo ML ou por XYZ usando o ML. Mas lá eu ainda não tive a experiência de comprar dispositivos Samsung de elevado valor, acho que porque nunca precisei: as 12 dicas já apresentadas nesta série sempre me proporcionaram boas condições diretamente com a Samsung ou naquelas outras grandes plataformas. Mas se acharem alguma boa oferta no ML, é muito importante, diria até que fundamental, só comprar se a reputação do vendedor for a máxima, ou seja, na cor verde escuro. Somente vendedores do ML que já realizaram muitas entregas bem sucedidas e com boas avaliações / poucas reclamações é que conseguem obter tal reputação, sendo portanto uma boa forma de minimizar a chance de alguma chateação.
E falando nisso, não poderia deixar de fazer um alerta: a internet está lotada de anúncios duvidosos e lojas desconhecidas. Por isso nunca se esqueçam do ditado:
"Quando a esmola é demais o santo desconfia!"
Não tem como achar um anúncio oferecendo um S24 Ultra novo por R$ 1.500,00 e achar que é um bom negócio. Não é! Se passar seu cartão você só será mais uma vítima.
E mesmo que uma oferta pareça ter um valor justo e ser aparentemente confiável, não custa nada um pouco de precaução. Por exemplo: se não for uma plataforma grande e conhecida (onde é mais fácil obter suporte em caso de qualquer problema), mas você estiver decidido a arriscar, eu indico fortemente que pelo menos faça ANTES uma consulta rápida sobre a empresa no Reclame Aqui (só entrar no site ou app deles e digitar o nome da empresa no campo de busca), pois ele pode ajudar a dimensionar o risco que estará correndo. Lá existem inúmeros casos de empresas com péssima reputação, lotadas de avaliações negativas e sem respostas, e se a gente parar para ler terão várias dizendo algo como "Estou passando muita raiva e me arrependo bastante de não ter lido antes essas avaliações aqui, se eu tivesse lido nunca teria arriscado comprar nesse lugar!".
Se o interesse for por um produto "Vendido por XYZ e entregue por Fast Shop (ou Amazon, Magalu, ML, etc.)", eu também recomendo pesquisar por XYZ no Reclame Aqui! Pois mesmo que a plataforma minimize o risco, se XYZ for uma empresa de reputação ruim é prudente ver outras opções.
As plataformas grandes também podem ter muitas reclamações no Reclame Aqui porque problemas podem ocorrer em qualquer empresa, mas eu levo sempre em consideração duas coisas: o volume (elas possuem muito, muito mais vendas que as empresas menores) e, como já disse, a possibilidade de um bom suporte (em todas as vezes que precisei, por exemplo, falar no telefone com Amazon, Fast Shop, Kabum, Magalu e Mercado Livre, o atendimento não poderia ter sido melhor e as dúvidas ou problemas foram sempre facilmente resolvidos). Quem tiver mais sugestões de outras empresas que confiam, podem comentar!
Somente a título de exemplo, abaixo deixo uma colagem de alguns prints que tirei no Reclame Aqui mostrando a reputação (posição de 16/03/2025) de algumas plataformas:
Colagem com prints do site Reclame Aqui
As dicas chegaram no número 12, mas a série ainda terá um post a mais! Ele terá um índice dos 12 posts anteriores e mais 3 dicas extras (Aplicativos e sites de comparação de preços, Formas de pagamento e Contribuições dos Members). Confira lá!
1 Comentário
ph_ce
Active Level 5
Opções
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
em 03-16-2025 03:58 PM
Guias da Comunidade