Tópico original:

Dicas de fotografia (Parte 1)

(Tópico criado em: 08-13-2020 11:21 PM)
8448 Exibições
TiagoOz
★★
Opções
Guias da Comunidade
Olá Members, tudo bem?

Fotografar é um hobby incrível e uma forma de mostrar o nosso mundo e/ou a nossa visão dele. Na comunidade há sempre belas fotos, cada uma com sua beleza e qualidade. E até diante de tantos smartphones que a Samsung vem lançando com ótimas câmeras e do crescente interesse em fotografar. 
Eu decidi fazer esse post, para passar algumas dicas e técnicas básicas que aprendi em alguns cursos, para deixar as suas fotos ainda mais belas.

Muita gente acaba vendo algo que o chama a atenção e logo em seguida já tira a foto, muitas vezes por impulso, oque as vezes acaba dando resultados excelentes; Mas não é sempre que isso ocorre, as vezes esse impulso em um ambiente controlado até estraga um pouco a foto. 
Então a primeira dica é: composição 
  • Pense naquilo que você quer capturar, seja ele o mar, uma flor, uma pessoa, etc. Olhe a perspectiva do ambiente ao seu redor. 
  • Observe oque tem no ambiente que você quer fotografar, veja sombras, luzes, reflexos e até texturas. Lembre-se muitos objetos podem deixar a imagem poluída, oque acaba tirando o foco da pessoa do objeto principal.
  • Observe a luz, veja de onde ela está vindo. Isso é fundamental para capturar uma foto incrível ou dar um efeito lindo (falei da luz mais abaixo). 
  • Imagine a foto, componha ela em sua mente. 

Conheça, teste e experimente cada função da câmera do seu smartphone e principalmente o modo pro, não tenha medo. Mas sem entrar em muitos termos técnicos a segunda dica é: Modo Pro
  • ISO é a sensibilidade fotográfica, ou caso dos smartphones a sensibilidade do sensor. Nele temos uma escala (que varia conforme o smartphone) onde quanto menor o valor dessa escala, menos luz o sensor vai captar, deixando assim a imagem mais escura "por assim dizer". E quando maior o valor dessa escala, mais luz o sensor vai captar, deixando assim a imagem mais clara e consequentemente granulada.
image
O ISO também pode ser usado para corrigir a granulação, reduzindo ele. Porém tem que se levar em conta que quanto maior o ISO mais granulado a imagem vai ficar. Então assim como as outras opções é bom dosar e usar com cuidado. (os valores no seu smartphone pode ser diferentes)

  • Exposição é a quantidade de luz que entra no sensor. Nele também temos uma escala, onde é medida em stops (1/ ou 1.), basicamente é o quanto suas fotos ficarão claras ou escuras. Assim como o ISO, quanto maior o valor mais clara ela vai ficar e quanto menor o valor mais escura ela vai ficar.
image
Escala de exposição.

  • Sensibilidade do branco, apesar de quase sempre ficar no modo automático ou em um dos modos disponíveis, a sensibilidade do branco ou de temperatura pode ajudar em várias ocasiões. Nela temos uma escala que quanto menor o valor mais avermelhada e quente o branco vai ficar e quanto maior o valor mais azulada e fria o branco vai ficar. 
image
Escala de sensibilidade de branco. Uma dica fotografar o céu por exemplo você pode aumentar a sensibilidade para deixar o branco mais frio deixando assim o céu um pouco mais azulado.

  • Velocidade do obturador (só para os modelos tops e premiuns da Samsung) é o tempo que o obturador fica aberto para entrada de luz no sensor da câmera (Normalmente usado para efeitos de luz, rastros de luz, ou efeitos de água em movimento). Ela é baseada em frações 1 segundo e quanto o maior o número mais lento e sensível a luz é o obturador (no S10 por exemplo, ele chega a 30 segundos) e quanto menor o número (1/) mais rápido e escuro é o obturador. Como uma janela por exemplo, quanto mais lento ela fechar mais luz vai conseguir entrar.
image
Escala de velocidade do obturador. **Aqui uma excelente dica, para tirar fotos da lua ou do sol reduza a velocidade do obturador para 1/500 e diminua o ISO isso vai fazer com que o sensor capture pouca luz e com isso deixar a lua sem todo aquele brilho, deixando ela mais nítida.
image
Rastro de luz.. Foto feita agora pouco com uma lanterna led.

Esses acima são os pilares da fotografia (ISO, Exposição e Velocidade do obturador). Também tem a abertura mas nos smartphones isso não é tão utilizado, no máximo duas variações (f1.5/f2.4) como é caso do S9, S10 etc. Mas a terceira dica é: Terços e luz
  • Regra dos terços é a regra básica da composição, nela a tela é dividida como um jogo da velha. Essas linhas que se cruzam em quatro pontos (terços) são para guiar sua fotografia, para ajudar na composição, isso porque nesses pontos se deve colocar o objeto principal da foto (seja ele uma pessoa, uma planta ou um carro, etc) fora do centro. Isso porque um objeto no centro tende a ficar sem vida (com exceções). É uma regra que serve para todos os tipos de fotos.
image
Sempre coloque o(s) objeto(s) principal(is) nesses pontos em vermelho, isso deixa a imagem mais natural.

  • Linhas e perspectiva, em tudo que vemos há linhas mas em alguns ocasiões ela fica muito evidente, como as linhas de um edifício por exemplo, e nessas linhas sempre temos que tomar cuidado com a simetria. Pois deixar as linhas de um edifício, de uma ponte ou de um horizonte por exemplo tortas pode deixar a foto com um aspecto estranho. Uma dica é usar a regra dos terços para servir de orientação para deixar as linhas mais retas. Outra dica é que em horizontes divida a imagem, pois vai dar contraste e nitidez. Em fotos no mar por exemplo coloque a linha do mar próximo da linha de baixo da regra de terço. Assim você consegue dar mais nitidez e contraste a foto. 
  • Comportamento da luz, apesar de tantas variações a luz tem dois tipos. A luz dura e a luz suave/difusa. Entender esses dois tipos vai ajudar na sua foto ou no efeito que você quer dar a ela. 
Luz dura é a luz onde você consegue identificar facilmente o contorno da sombra, como por exemplo a luz do sol.    
Luz suave ou difusa é a luz que quase não conseguimos identificar o contorno da sombra, como por exemplo aquela luz que entra pela janela.
image
Luz dura, você consegue identificar facilmente o contorno da sombra.
image
Luz suave\difusa, você não consegue identificar facilmente o contorno da sombra.

Observar a luz, a fonte de luz e de onde essa luz vem assim como oberservar a sombra ajuda a escolher o lugar certo e a compor a sua imagem, seja criando um efeito com a sombra ou aproveitando ela. A quarta e última dica desse post é enquadramento:
  • Muitas vezes tiramos fotos e por não caber uma ou mais pessoas na imagem temos que cortar partes delas para enquadrar. Porém dependendo de onde cortamos o resultado pode ficar bem estranho. Pois dependendo do corte ele pode mudar a fisionomia da pessoa, por isso uma regra importante, nunca corte nas articulações (com exceções). Há pontos, área de corte, onde não se perde a naturalidade da foto. Pontos como na altura do peito, a cintura, acima do joelho, o meio da panturrilha e até mesmo o topo da cabeça. Conhecer e levar em consideração esta informação pequena regra simples faz toda a diferença na qualidade das suas fotos.
image
Em vermelho os pontos onde não devemos cortar e em verdes os pontos onde podemos cortar.

Bom pessoal, essa são as minhas dicas para vocês e usem o modo pro, se tem dúvidas tire fotos, teste cada uma funções. E outra dica é na hora de fotografar tire várias fotos, depois escolha a melhor e apague as outras, não tenha medo. E evitem usar o flash se possível use uma lanterna ou um outro smartphone para iluminar, e não use zoom digital. 

Eu vou fazer outro post com dicas de efeitos simples, mas que dão excelentes resultados e provavelmente farei sobre o tratamento de fotos, como deixar suas fotos ainda melhores. Então fiquem ligados. :) 


image
Essa foto eu tirei a tempo já, mas demonstra um pouco como usar a luz a seu favor. Essa luz vinha de uma abertura na porta e deu este efeito. Por isso tirem muitas fotos, depois da para apagar. Mas testem tudo. E pratiquem :)



Espero que tenham gostado !  💙 
90 Comentários
Guias da Comunidade
Belo de um tutorial
Guias da Comunidade
Vlw 🤗 💙 já pensando no próximo... Rsrs mas vou tentar passar uma base bacana, dá captura > efeitos > tratamento
Moderadora_Aline
Moderator
Moderator
Opções
Guias da Comunidade

AndréKt
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Estudei fotografia, ótimo conteúdo. Obrigado 🙏🏻
Guias da Comunidade
Vlw André..
LeandroCunha
Beginner Level 4
Guias da Comunidade
Tirada essa semana em J6+ 🥰
Junior0734
Expert Level 1
Guias da Comunidade
Que foto linda 😮
Kraauz
Active Level 3
Guias da Comunidade
uowww, Parabéns!!
Junior0734
Expert Level 1
Guias da Comunidade
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Bem explicativo e conteúdo incrível!