Tópico original:

Dicas de fotografia (Parte 2)

(Tópico criado em: 09-05-2020 04:55 PM)
823 Exibições
TiagoOz
★★
Opções
Guias da Comunidade
Eai members, tudo bem ? Espero que sim. 

Bem andei meio ocupado com alguns cursos, por isso desculpe o atraso das dicas, mas fiquei bem feliz por terem gostado, obrigado a todos pelos comentários 🙏💙 

Mas após capturamos a imagem, mesmo com toda base ou dicas ela nem sempre é capturada da maneira que queremos, seja pela falta de cor, luz ou profundidade por exemplo. Por isso na esmagadora maioria das fotos são feitas correções, então saber como e onde fazer essas correções pode fazer uma gigantesca diferença na sua foto.
Nesse post eu vou tentar mostrar um pouco disso, dicas de quais aplicativos usar e como usar eles, mostrando suas funções. Mas antes de começar uma pergunta; Edição e tratamento são a mesma coisa ??

Bem a primeira dica é um aplicativo que eu uso bastante, tanto pela sua facilidade e por ser gratuito. Esse aplicativo é o Snapseed:

Abrindo o aplicativo vemos a guia Aparência, que são filtros pré definidos para você utilizar em suas fotos. Ao lado vemos a guia Ferramentas, nela existem 28 opções entre filtros e efeitos que te ajudaram e muito a melhorar sua foto ou adicionar um efeito. Mas irei focar nas principais para te ajudar. 

image

As opções mais interessantes e principais são :

image
  • Ajustar a imagem. nela podemos corrir com uma certa precisão aspectos de cor e exposição em opções como (Brilho: escurece ou clareia toda a imagem; Contraste: aumenta ou diminui a diferença entre as áreas escuras e claras; Saturação: aumenta ou diminui a vibração das cores; Ambiente: corrije o contraste e saturação de uma só vez; Realces: escurece ou clareia só as partes mais claras da foto; Sombras: escurece ou clareia só as partes com sombra da foto; Calor: ajusta a imagem para tons mais azuis, frios, ou para mais alaranjados, quentes). 
  • Detalhes. serve basicamente para corrigir a estrutura e o aumento de nitidez, aumentando a divisão entre objetos e acentuando texturas em opções como (Exposição: para valorizar sombras e realces e dar mais definição; Aumento de Nitidez: para aumentar a nitidez de objetos). Lembrando que quanto mais nitidez mais granulada a foto tende a ficar,. 
  • Curvas. é a curva de luz que atua por cor, luminância ou por padrão RGB. Nela podemos modular entre diferentes pontos para tons mais escuros ou claros. Diferente da camada de brilho onde é aplicada em todos os pontos.
image

  • Balanço de branco. é a opção que nos permite ajustar os tons de branco. Temos duas opções: (Temperatura, onde regularemos a temperatura do branco; Tonalidade, onde definiremos a tonalidade do branco).
  • Seletivo. uma excelente opções que serve basicamente para ajuste preciso em áreas/cores específicas. Ele funciona com um ponto (+) chamado U Point e após adicionado tem 4 opções para ajuste (Bilho, Contraste, Estrutura e Saturação). 
image
  • Pincel. essa opção é parecida com o seletivo, porém um pouco mais específico e preciso, pois nele "pintaremos" a área que queremos com as opções (clarear/escurecer, exposição, temperatura e saturação). Use com cuidado pois pode ser forte essa opção. 
  • Brilho glamour. são filtros que alteram o brilho, a saturação e o calor em 5 opções pré definidas e editáveis. 
  • Contraste de tons. uma excelente função para dar profundidade e volume aos detalhes. Ele serve basicamente para contrastar os tons de pouco brilho, brilho médio e alto brilho. 
As opções para edição facial
  • Retrato (onde podemos escolher filtros pré definidos e a opção de cor de pele além das opções de edição manual como destaque no rosto, suavização da pele e claridade dos olhos).
  • Posição de cabeça (serve para corrigir a posição da sua face além das opões manuais de edição tamanho das pupilas, sorriso (curvatura do sorriso) e distância focal). 
image

Esse é o Snapseed, um aplicativo bem simples que consegue trazer excelentes resultados, o uso é bem fácil e prático, basta entrar em alguma ferramenta e para cima e para baixo você altera a opção enquanto que para direita e para esquerda você aumenta e diminui a opção selecionada (por exemplo o brilho, para direita você aumenta e para esquerda você diminui). E lembrando que ele possui uma excelente camada de revisão, bastante util para ver qual edição foi adicionada, além de ser possível editar separadamente depois.. 

image

Outro aplicativo que gosto bastante e uso é Photoshop Fix. É um aplicativo leve e também gratuito. Ele serve basicamente para retoques e restaurações/reconstituições o aplicativo é bem simples e super prático. Ele possui algumas ferramentas bem legais como:
  • Liquefação com reconhecimento de face. Essa função fica em dissolver e serve para fazer edições mais dramáticas em particularidades do rosto. Um sorriso maior, reduzir as bochechas ou editar outros pontos faciais. 
  • Dissolver. Serve para mudar a forme de qualquer área para criar efeitos sutis ou drásticos.
A utilização é a mais simples e básica de todos, basta escolher a ferramenta e interagir com a imagem seja puxando ela ou aumentando ou diminuindo a barra de ação.

E falando em photoshop uma dica é o Photoshop Camera, infelizmente não está disponível para todos os smartphones. Mas é um aplicativo com efeitos únicos, seja para sua selfie ou para sua foto. Vale a pena. 
image

E além do photoshop Fix a Adobe também trás o photoshop Express, um photoshop bem básico quando comparado a versão do PC, mas que ainda consegue aprensertar ótimos recursos. 

O primeiro deles são os filtros e os filtros de vazamentos de luz (para efeitos de luz, broken, etc). 

image

Mas como destaque temos as correções com:
  • Ajustes/correções. nele temos ajustes de claridade, nitidez, reduzir ruídos, retirar nevuas, grãos, esmaecer, contraste, realces, sombras, brancos, pretos, temperaturas, matriz, vibração e saturação.
  • Divisão de tons. Essa é uma opção bem legal que te permite controlar o tom a partir da matriz e saturação do realce e da sombra. Ótimo para dar um efeito diferente. 
Também tem opções legais que podem agregar a sua foto, como a opção:
  • Texto. Nela temos vários modelos de typografia para você incrementar a sua foto
E assim como outros aplicativos a Samsung também trás um bom editor em seus smartphones e nele também podemos adicionar o sticker com o nome do smartphone. Seja com ótimos filtros ou pelas ferramentas o Editor de fotos da Samsung é uma excelente opção para pequenas correções ou retoques. Ele é super simples, até mais que o photoshop Fix, temos algumas ferramentas que vão de corte ao texto. Mas as ferramentas que eu destaco são:
  • Filtro. nele temos excelentes filtros e a opção de baixar mais filtros através da Galaxy Store além da opção de criar o nosso próprio filtro (somente para quem possui a One Ui 2.1 e 2.5)
image
  • Tom. nele podemos corrir com uma certa precisão aspectos de cor, exposição e tom em opções como Brilho, Exposição, Contraste, Saturação, Matriz e balanço de branco
  • Stickers. com ele podemos adicionar o sticker com a marca dos nossos galaxy e/ou o sticker dos nossos emojis AR
image

O aplicativo é super simples e fácil de usar. Basta selecionar uma opção e controlar a ferramenta pela barra de ação. 

E uma dica que eu dou a vocês é que antes de tratar ou editar uma imagem, vão em configurações > visor > modo de tela e coloquem natural. Isso porque o modo vivido tem cores e sombras mais contratantes, fazendo assim com que vc nem perceda direito o quanto sua foto está ficando saturizada. 

Mas outro excelente aplicativo, até pelos seus filtros é Vsco que também tem uma excelente área de edição. Infelizmente ele é pago, mas vale a pena especialmente o Vsco for Samsung que trás filtros exclusivos e está disponível na Galaxy Store. 

O aplicativo é super simples a primeira opção que temos são os filtros e na segunda temos as ferramentas que vale muito destacar a opção HSL onde conseguimos tratar por cores/tons. 

image

Mas seu forte são seus filtros variados e excelentes. 

image

image

E uma dica válida para qualquer editor e é, pare para olhar o antes, como era sua foto, pois isso vai te dar a noção doque você realmente está fazendo e/ou está sendo alterado. E sempre evitem extremos, sempre usem com moderação pois uma opção pode vir a deixar a outra opaca e sem naturalidade..
Em editores mais abrangentes como o Snapseed tente pensar e até editar por cores ou áreas.

Seja qual aplicativo usar, teste tudo, uma boa dica é aumentar no máximo e diminuir no mínimo para se notar a diferença que aquela função faz em sua foto. 
E tenham em mente que a ideia nem sempre é criar um novo lugar ou uma praia paradisíaca por exemplo. A ideia é revitalizar e melhorar o lugar da sua foto, por isso usem com cuidado e dosem bem as opções. 

Mas quando se fala em tratamento seja no smartphone ou no pc, um aplicativo se destaca que é o Lightroom um aplicativo com recursos profissionais e que realmente pode vir a fazer milagres. Como ele é bem abrangente eu vou criar um post somente sobre ele, mostrando como tornar sua foto ainda mais incrível.

Espero que gostem. 

E para quem ainda não viu, essas são as dicas de fotografia (Parte 1) https://r1.community.samsung.com/t5/Guias-da-Comunidade/Dicas-de-fotografia-Parte-1/td-p/6266516 

Samsung Members a melhor comunidade para o seu Galaxy 💙 
11 Comentários
RSanchesS
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Obrigado mano pelas dicas e apps 🤗 Muito bom.
Guias da Comunidade
Vlw mano 💙
Guias da Comunidade
Favoritei de novo hahaha. Muito bom. Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻
Guias da Comunidade
Rsrsrs tava pensando em falar sobre o Lightroom até pra vc q queria, mas ficou bem grande o post. Mas as dicas 2.5 vai ser só sobre o Lightroom
Felipeassump
Active Level 7
Guias da Comunidade
Parabéns, ótimas dicas, ajuda muito quem é horrível em edição em foto
LuizBocao
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Boas informação e dicas sobre edições de fotos.
RATTES
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Também favoritei esse o primeiro

Dicas cada vez melhores. 🤩👌🏽🚀
Chips06
Active Level 10
Guias da Comunidade
Muito bom Tiago, já usava o Snapseed e realmente, tem ótimas funções. E vai ficar melhor ainda com essas dicas!
Guias da Comunidade
Vlw Arthur, ele é simples mas ótimo para dar aquele retoque nas cores.