Tópico original:

Golpes bancários pela internet crescem 80% durante a pandemia, diz Febraban

(Tópico criado em: 10-04-2020 12:55 AM)
381 Exibições
MarcusSouza
Active Level 6
Opções
Guias da Comunidade
O uso mais frequente do banco e do varejo online durante a pandemia também elevou os golpes digitais. O volume de tentativas de ataque de phishing bancário – envio de links ou arquivos falsos por e-mail para capturar dados da vítima – aumentou 80% desde o início de março no Brasil, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os golpes usando falsas centrais de atendimento aumentaram 70% e os de fraudadores que se fazem passar por portadores de bancos cresceram 65% no período.


image

De acordo com a Febraban, 70% das tentativas de fraude aplicam técnicas de engenharia social para induzir as pessoas a fornecerem suas senhas e outros dados sensíveis.

O fraudador se vale da desestabilização emocional, tira a vítima da zona de conforto e a induz a realizar estas ações”, afirma Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os temas mais comuns das tentativas de golpes incluem envios de boletos falsos ou alertas de dívidas pendentes simulando empresas de serviços, TV paga e bancos. Outra estratégia é oferecer descontos, promoções e premiações.

TUDO GOLPES 

image





image


image


image

A Febraban também ressalta envio de golpes por links patrocinados em buscas on-line e perfis sociais falsos.

Globalmente, as tentativas de golpes relacionadas à covid-19 quadruplicaram durante a pandemia, com uma média diária de mais de 3 mil denúncias de tentativas de fraude, informa o FBI.
4 Comentários
Guias da Comunidade

eu recebi uma do ATIVOS S. Graças à Deus meu nome é mais limpo que eu kkkkkk,  entrei em contato com eles no mesmo instante, assim que questionei sobre esse golpe. Solicitei o Boleto e eles me enviaram, Fui ao site desse ATIVOS S.A e comparei o CNPJ da empresa, pra minha surpresa, estava errado, não batia com do Boleto! fiz uma denúncia na delegacia e não deu em nada! Brasil.... esse é o Brasil! acho que se eu fosse rico um instante eles trabalhariam pra me ajudar.

0 Kudos
LuizBocao
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Informação válida.
Guias da Comunidade
recebo direto isso fala pra mim atualizar meus dados bancários sendo q nem conta em banco eu tenho uso mais aqueles apps de pagamento .mais como sei q se trata de golpe nem abro e bloqueio o número
RegianeGomes
Active Level 7
Guias da Comunidade
tem que tomar cuidado gente e nunca clicar em links que enviam por mensagem ou por e-mail