Tópico original:

Integração entre PC (LINUX - KDE Plasma) + Smartphone Samsung

(Tópico criado em: 02-02-2023 10:28 PM)
179 Exibições
CKieling
Active Level 7
Opções
Guias da Comunidade

KDE Connect é um software livre e de código aberto que teve sua origem com o intuito de fornecer uma solução para a interação entre dispositivos móveis e computadores com sistemas operacionais baseados em Linux. Lançado pela primeira vez em 2012, ele visa preencher a lacuna de integração entre smartphones e computadores com sistemas Linux.

Ao utilizar protocolos padrão como Wi-Fi e Bluetooth, o software cria uma rede de dispositivos interconectados, permitindo a troca de arquivos, mensagens, notificações e muito mais. Além disso, ele oferece uma série de plugins e extensões que aumentam sua funcionalidade, incluindo a capacidade de controlar o computador através do dispositivo móvel.

Além disso, é importante destacar que o KDE Connect é uma ferramenta nativa do KDE Plasma, o que significa que ele já vem instalado por padrão em sistemas como o Kubuntu e Fedora KDE (entre outros sistemas baseados em Linux que rodam o ambiente gráfico KDE). Isso torna ainda mais fácil a integração entre dispositivos, pois não é necessário fazer a instalação do software separadamente.

Janela do KDE Connect no KDE Plasma Linux (Kubuntu) e a área de notificações onde são exibidas as notificações do aparelho:

KDE Connect e Area de Notificações do KDE Connect.KDE Connect e Area de Notificações do KDE Connect.

 

No caso de smartphones, ele pode ser baixado na Google Play Store, permitindo que você tenha acesso às suas funcionalidades também em dispositivos móveis, o que é objetivo desse post pois, apesar da Samsung trabalhar com a Microsoft para oferecer uma solução para esse tipo de integração em máquinas que rodam Windows, ela abandona completamente os usuários do Linux.

Na Google PlayStore, busque por "KDE Connect":

KDE Connect - PlayStoreKDE Connect - PlayStore

 

Screenshot do aplicativo com algumas das opções de interação com seu desktop:

Screenshot_20230202_220404.png

 

As principais funcionalidades do KDE Connect incluem:

  1. Transferência de arquivos: Possibilita a transferência de arquivos entre o smartphone e o computador sem precisar de cabos ou dispositivos externos.

  2. Notificações: Sincroniza as notificações do smartphone com o computador, possibilitando visualizá-las em um só lugar.

  3. Controle remoto: Oferece a possibilidade de controlar o computador a partir do smartphone, incluindo a reprodução de música, pausa, avanço e retrocesso de faixas, entre outras ações.

  4. Mensagens: Permite a troca de mensagens entre o smartphone e o computador, facilitando a comunicação entre dispositivos.

  5. Monitoramento da bateria: Exibe o nível de bateria do smartphone no computador, tornando possível acompanhar quando é necessário carregá-lo.

  6. Compartilhamento da área de transferência: Permite a compartilhar informações, como textos e imagens, entre o smartphone e o computador pela área de transferência, sem precisar fazer upload ou download de arquivos.

  7. Extensões: Disponibiliza uma série de plugins e extensões que aumentam a funcionalidade do software, incluindo o controle do brilho da tela e ajuste do volume do computador.

 

CONFIGURAÇÕES:

Configurar o KDE Connect no KDE Plasma:

  1. Verifique se o aplicativo está instalado no seu computador. Se não estiver, você pode instalá-lo através do gerenciador de pacotes de sua distribuição.

  2. Abra o aplicativo no seu computador.

  3. Clique em "Configurações" no canto superior direito da janela.

  4. Vá para a guia "Dispositivos".

  5. Clique no botão "Adicionar Dispositivo" no canto inferior direito da janela.

  6. No seu smartphone, abra o aplicativo KDE Connect.

  7. Clique em "Dispositivos Pareados" na tela inicial.

  8. Clique em "Adicionar novo dispositivo" e aguarde até que o seu computador apareça na lista de dispositivos disponíveis.

  9. Selecione o seu computador na lista e clique em "Parear".

  10. Digite a senha que aparece no seu computador na tela do seu smartphone e clique em "Conectar".

Configurar o KDE Connect em um smartphone Samsung:

  1. Baixe o aplicativo do Google Play Store.

  2. Abra o aplicativo e clique em "Dispositivos Pareados" na tela inicial.

  3. Clique em "Adicionar novo dispositivo" e aguarde até que o seu computador apareça na lista de dispositivos disponíveis.

  4. Selecione o seu computador na lista e clique em "Parear".

  5. Digite a senha que aparece no seu computador na tela do seu smartphone e clique em "Conectar".

Com o KDE Connect, é possível conectar vários dispositivos na mesma rede, permitindo que você interaja com seus dispositivos de forma fluida e sem fios. No entanto, é importante verificar as configurações de firewall, pois elas podem impedir a detecção de dispositivos na rede. Se o seu smartphone não encontrar o computador na lista de dispositivos, verifique as configurações do firewall e certifique-se de que o aplicativo está autorizado a se comunicar com outros dispositivos na rede.
3 Comentários
eusouoRapha
Active Level 5
Guias da Comunidade
Ótima dica!
Makizo
Expert Level 4
Guias da Comunidade
Parabéns pela sua dica. Esse aplicativo tem para Windows também, pois mesmo que você tenha um PC Windows, a maioria das funções de integração só vão funcionar direito se você tiver um Galaxy Book, como por exemplo o Quick Share. De certa forma ele é até mais prático, pois integra todas as opções em um único app.
CKieling
Active Level 7
Guias da Comunidade
Obrigado Makizo.