Tópico original:

Minha Experiência com a One UI 6

(Tópico criado em: 01-25-2024 10:24 PM)
379 Exibições
Naokinha
Active Level 6
Opções
Guias da Comunidade
Olá, galera! Neste post, vou compartilhar com vocês como foi a minha experiência com a One UI 6, a nova interface de usuário da Samsung, no meu smartphone S21 FE. Vou falar sobre o desempenho, a aparência e as novidades que essa atualização trouxe para o meu aparelho.

image
Meu celular de uso pessoal.

Desempenho

Nesse aspecto, o celular está muito mais fluido do que antes. As animações não engasgam com a mesma frequência e até abrir o app da câmera não é mais uma tortura. Acredito que isso aconteça porque a Samsung anunciou que seguiria a conduta de OEM da Google, priorizando os apps que são mais usados em segundo plano. Isso significa que os apps que eu uso com mais frequência ficam armazenados na memória RAM do celular, o que acelera o seu carregamento quando eu os abro.

Aparência

Esteticamente falando, o sistema está mais moderno, com uma fonte nova e emojis atualizados. Os ícones estão maiores, mas se você quiser, isso pode ser consertado com o app Good Lock da própria Samsung. Tirando o emoji do palhaço, que eu achei meio estranho, não tenho nada contra o novo visual da One UI. Pessoalmente, gostei do novo painel rápido, que permite acessar as configurações rápidas com um simples gesto. Só tenho um problema com ele: qual a vantagem de usar o acesso instantâneo às configurações rápidas se vou ser obrigado a puxar a tela para cima duas vezes para fechá-la? Por que tenho que obrigatoriamente passar pelas notificações? Por que há ícones de configurações rápidas poluindo a área de notificações se o propósito do painel rápido é reunir tudo o que eu vou precisar lá? Esses são alguns pontos que a Samsung poderia melhorar na próxima atualização. Por outro lado, sou um dos que adorou a nova UI do pop-up de música, que ficou mais elegante e funcional.

image
Para voltar a tela inicial você precisa deslizar o dedo para cima duas vezes na tela, às vezes na correria isso poderá ser frustrante.

image
Samsung insiste em misturar notificações com configurações rápidas.

image
Esse pop up... >⁠.⁠<

Novidades

Como algumas pessoas já falaram, a One UI 6 de fato libera um pequeno espaço na memória interna do celular após a atualização, mas esse espaço em pouco tempo já é ocupado novamente pelo cache dos seus apps, que aumentam conforme o uso para otimizar o carregamento conforme você usa. Isso não é um problema, pois o cache pode ser facilmente limpo nas configurações do celular. Outra novidade que eu gostei foi o modo escuro, que agora pode ser ativado automaticamente de acordo com o horário ou o tema do papel de parede. Além de economizar bateria, o modo escuro também é mais confortável para os olhos, especialmente à noite. Também tenho testado o novo widget de câmeras, que permite tirar fotos rapidamente sem abrir o app da câmera. O widget também tem a opção de escolher o álbum onde a foto será salva, o que facilita a organização das minhas imagens. Achei essa uma ótima maneira de aproveitar a fluidez do sistema e a qualidade da câmera do S21 FE.

Conclusão

A One UI 6 foi um avanço muito significativo para a Samsung, que tinha problemas de travamento em seus celulares como o S21 FE e tinha um painel ultrapassado de configurações rápidas que já estava me dando ranço de ver. Mas agora parece que finalmente estamos caminhando para uma experiência mais fluida como usuários. Parabéns, Samsung, está mandando bem! Agora vai ser a luta para ter o celular atualizado para a One UI 6.1, que promete trazer ainda mais melhorias como animações aprimoradas e recursos de AI para os nossos dispositivos.
4 Comentários
Luiz_A145G
Active Level 7
Guias da Comunidade
Eu senti uma fluides incrível no meu A14 5G, antes para sair da APP da câmera com a barra de navegação engasgava demais, o desempenho está satisfatório sem nenhum engasgo e tmb não está superaquecendo como antes. Só apareceu um bug no meu que eu não estou satisfeito, quando desligo a tela da uma animação que a tela fica dando um flash antes de desligar a tela. De falto é um bug, pois vasculhei nas configurações e desativei as animações e parava.
Fora isso, a atualização está incrível.
Naokinha
Active Level 6
Guias da Comunidade
Único bug chato que eu tenho tido é do teclado da Samsung crashando constantemente, é toda hora mensagem de "falha constante"
Luiz_A145G
Active Level 7
Guias da Comunidade
Isso não acontece no meu. Vc já conferiu se há atualização para o teclado na galaxy store?? Hoje atualizei 9 apps e um deles foi a tela inicial da one ui, eu acredito que diminuiu o tamanho dos ícones dos apps.
0 Kudos
Naokinha
Active Level 6
Guias da Comunidade
Sim, faço com frequência, chequei agora e só tinha pra Samsung account
0 Kudos