Tópico original:

Outras permissões do Android que você precisa conhecer

(Tópico criado em: 04-01-2023 11:32 AM)
506 Exibições
Makizo
Expert Level 4
Opções
Guias da Comunidade
Na primeira parte eu citei apenas duas, a de "acessar dados de uso" e "Sobrepor a outros apps", como você pode conferir no link abaixo:
 https://r1.community.samsung.com/t5/outros/permissões-sensíveis-do-android-que-você-precisa-conhecer... (eu também cito o passo a passo de ondde essas permissões de acesso especial ficam).

Hoje eu gostaria de citar mais dois conjuntos de permissões bastante sensíveis, que são a de Administrador do Dispositivo, e principalmente Acessibilidade, a principal permissão usada pelo Malware Bancário Brasdex. As fontes para esse post estão nis links, e eu complemento um pouco mais no post.
Malware Bancário que explora a permissão de acessibilidade no Android: https://www.google.com/amp/s/canaltech.com.br/amp/seguranca/pix-proteja-se-contra-novo-virus-que-des...

ChatGPT e BingChat também foram usados para consulta de mais exemplos de uso e sobre os riscos.

Apps do administrador do dispositivo: é um conjunto de permissões que dá acesso a funções inacessíveis a apps regulares, dando ao aplicativo acesso mais profundo, como desinstalar e instalar app, bloquear o dispositivo, entre outros.
image
Cada app pode pedir uma quantidade específica de permissões, aqui estão dois exemplos de apps que pedem acesso de administrador. Por isso é sempre importante ler sobre o que cada app pede.
Ela é muito usada por apps de gerenciamento de controles parentais, ambientes corporativos e também por serviços de antivírus, além claro, de serviços para encontrar dispositivos perdidos. Porém, um aplicativo mal intencional pode causar sérios danos, como bloquear acesso ao dispositivo, impedir sua desinstalação, instalar apps maliciosos, etc. Por isso você deve ser extremamente cauteloso na hora de conceder essa permissão e sempre verificar a integridade dos apps pesquisando na Internet sobre eles.

Também é importante lembrar que o próprio Android tem mecanismos de proteção contra uso indevido, sempre lembrando o usuário sobre os apps que usam essa permissão.

Acessibilidade: essa permissão tem ficado em evidência depois que pesquisadores descobriram que ela estava sendo usada por um malware bancária chamado Brasdex. Acontece que ele não explora nenhuma falha, nem do Pix, nem do app de banco, mas sim um uso indevido da permissão de acessibilidade do Android. 

Essa permissão extremamente importante para auxiliar usuários com algum tipo de deficiência, mas também é usada por vários outros apps, como por exemplo o próprio app do Microsoft Authenticator, que usa ele para fornecer o serviço de preenchimento automático para apps que não suportam essa opção, ou que o serviço de preenchimento não consegue detectar campos de mensagem. Um app com essa permissão consegue ler o conteúdo da tela e identificar campos onde tem o nome de usuário e senha.
image
Os apps geralmente explicam pq precisam do uso do serviço de acessibilidade, além de o próprio sistema mostrar o que um app com essa permissão pode fazer. Aqui vemos o que os serviços de preenchimento automático fazem e para que eles usam essa permissão. SEMPRE LEIA COM ATENÇÃO QUAIS PERMISSÕES SÃO EXIGIDAS
No entanto, tudo que é usado para o bem, também pode ser usado para o mal, e muitos apps acabam usando essa permissão para ter controle (inclusive remoto) do aparelho, rastrear a sua interação com o dispositivo, etc.

No entanto, o Android também tem proteções contra o uso dessa permissão, alertando continuamente o usuário sobre os apps que estão usando essa permissão e permitindo que ela seja desabilitada facilmente.

Como você pode ver, o Android, aliado à interface da Samsung, tem um mundo de funcionalidades e personalização, coisas que realmente incrementam muito no uso do dispositivo, mas "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades", e tudo o que pode ser usado para o bem, também pode ser usado para o mal. Como é o caso dessas permissões citadas. Você precisa saber se o app realmente precisa da permissão solicitada.



0 Comentários