Tópico original:

Solução para atraso (latência) em fones TWS com jogos e aparelhos Samsung

(Tópico criado em: 11-30-2022 07:44 PM)
582 Exibições
EmilioRothert
Active Level 8
Opções
Games
Solução para atraso (latência) em fones TWS com jogos e aparelhos Samsung

Problemas de atraso, principalmente em jogos e vídeos, é um problema muito comum, e trago aqui uma solução especial para quem tem aparelho Samsung e não conseguiu resolver apenas trocando o codec bluetooth (SBC, AAC, AptX, LDAC...).

Recentemente adquiri um earphone TWS (True Wireless Stereo / Estéreo sem fio verdadeiro) com ANC (Active Noise Cancelling / Cancelamento de Ruido Ativo) e percebi que em um jogo específico o som chegava depois da ação, estava com atraso (latência) de 300ms (milissegundos).

Embora o fone seja excelente e de alta definição, não tem outro codec além do SBC (o básico Android) e o ACC (padrão iOS). Como importei o fone, não tenho como simplesmente trocar, e mesmo se tivesse como, não é um problema de fábrica. Fiquei chateado na hora! Depois de algumas pesquisas cheguei a uma solução da própria Samsung.

O problema

O que ocorre é que muita informação tem que ser enviada pelo bluetooth, no caso áudio de alta definição para um canal estéreo. Os codecs ajudam a ler e comprimir essa informação para ser transmitida, e nem todos esses padrões estão sempre presentes no aparelho (vários fatores), e normalmente quando mais compatibilidade, maior qualidade de som, maior transmissão de informação, ... e por consciência, mais caros também.

O que um preciso é simplesmente sincronizar a imagem com o áudio, nisto preciso corrigir o tempo.

A solução

Os músicos tem um acessório para aprender os tempos das notas a serem tocadas chamado metrônomo. Aquela caixinha com um pêndulo que fica fazendo um "tec" para sincronizar os passos das notas. O que fiz foi achar um metrônomo para ensinar o celular a sincronizar as batidas com o fone sem fio. 

Vá na Samsung Store e baixe o Sound Assistant.

image

O aplicativo Sound Assistant tem inúmeras funções legais, mas a que vamos usar é a Bluetooth Metronome.

image

E lá você vai alterar o tempo de acordo com a sua necessidade:

image

No meu caso, e somente enquanto jogo, ajusto para +10. Saio e entro no jogo. E PRONTO!!

Ao terminar meu jogo, retorno o valor, pois ele se altera dependendo do aplicativo.

Que complicado! Mas...

Depois de instalado o acesso ao Sound Assistant pode ser feito pelo botão de volume, basta clicar nos três pontinhos (...)

image

E depois no ícone:
image

Vá no Bluetooth Metronome e faça os ajustes necessários.😉👍🏻

Espero ter ajudado, e bom jogos a todos!! 
3 Comentários
SteevePK
Active Level 5
Games
Ótimo post, será útil quando eu adquirir meu novo buds, valeu!
EmilioRothert
Active Level 8
Games
Tenho um Buds+ e não dava esse problema, mas comprei um Soundcore Life Q30 e "surgiu".
Busquei várias soluções e gambiarras. Resolvi usando outro app com metrônomo, mas preferi usar essa solução de um app da própria Samsung.
0 Kudos
Games
Obrigada pela aula👏🏽