- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
02-14-2021 11:46 AM - editado 02-14-2021 01:39 PM
Guias da ComunidadePessoal, era pra ser uma breve explicação de highlights e virou um tutorial meio longo 😅
Sempre fui um tanto resistente quanto ao uso do teclado nativo da Samsung. Fã e usuário há anos do Gboard por todas as funcionalidades e customização, Swiftkey também não me encantou já que hoje todas as funcionalidades que ele tem de "diferencial" estão presentes em outros teclados.
Até que eu conheci a customização do Keys Cafe.
Ele já foi citado aqui em alguns tópicos, é um app da Samsung que faz parte do pacote oficial de customizações Good Lock.
O Keys Cafe permite que você personalize qualquer tecla! Não apenas visualmente, mas também a função, localização e dimensões! Pelo que vi até agora eu consigo fazer uma tecla ou comando para praticamente qualquer caractere que já tenha encontrado algum dia em algum teclado na minha vida! Wow! 🤯
Posso fazer uma tecla somente para meu email? SIM!
Posso reposicionar todos os símbolos? SIM!
Posso adicionar um cê-cedilha? SIM!
Posso adicionar emojis no meio das teclas (ou uma fileira dos que eu mais gosto?)? SIM!
Posso adicionar o desaparecido azinho (ª)? SIM!
Posso fazer uma tecla com a fórmula da distância entre dois pontos (essa foi forçada, mas vai que precise 🤷)? SIM!
Posso... ah, vocês entenderam: se há como incluir em forma de texto, é possível estar numa tecla do Teclado Samsung. Simples assim.
Sim, eu já sei e, pra quem não sabe, Good Lock e seus módulos ainda não estão disponíveis no Brasil. Poxa Samsung, nos deixando pra trás?! 😢
Mas existem maneiras de utilizar! Eu pessoalmente uso um app disponível na PlayStore chamado NiceLock. Tem gente que usa VPN, tem quem use outro app chamado FineLock, mas meu foco aqui é a personalização usando o Keys Cafe então vou explicar bem brevemente esta etapa de instalação.
Aviso de antemão que não funciona em todos aparelhos, o meu é o S20 e nunca tive problemas, o app já está atualizado e compatível com o OneUI3.0.
Primeiro faça o download do app na PlayStore, "NiceLock".
Após a instalação, busque no app pelos módulos à disposição, lá você poderá escolher os módulos do Good Lock que deseja Instalar (me dá um Keys Cafe espresso, por favor!). O app te redireciona para o download dos arquivos em formato "APK".
Atenção: este tipo de instalação requer uma autorização específica nas configurações do Android, se você não tem experiência com o formato, não prossiga.
(neste tutorial foi utilizada a versão 1.0.01.8)
Uma vez instalado, ative e entre em "Make your own keyboard".
Com ele ativado você poderá fazer alterações nos teclados de todos os idiomas que tiver selecionado nas configurações do seu teclado e também no teclado de símbolos.
Acompanhando a imagem acima, temos 3 áreas principais: o layout na base, as opções disponíveis para a tecla selecionada no centro e os caracteres e funções que podem ser adicionados no alto.
Vou explicar o que aprendi sobre cada função aqui mas fique livre para pular pra experimentação e voltar pra consultar apenas se ficar na dúvida.
|
ADICIONANDO UM CARACTERE SECUNDÁRIO
Bom, pra começar, nada como o passo-a-passo mais simples que você verá aqui:
Print 1: selecione a tecla que deseja alterar;
Print 2: toque no quadro existente dentro da tecla selecionada;
Print 3: toque no caractere que deseja adicionar.
Print 4: Pronto!
Note que:
- A área ativa estará sempre contornada por uma borda rosa de destaque;
- Nem todos os caracteres podem ser adicionados na opção de caractere secundário.
ADICIONANDO CARACTERES DE DESLIZE
Pra mim uma ótima surpresa encontrar essa funcionalidade, podemos configurar cada letra para ter mais 4 caracteres que podem ser usados apenas deslizando o dedo sobre a tecla. Acima um exemplo, use sua criatividade e aproveite!
Pra deixar avisado, descobri por experiência própria que essa função junto com digitar deslizando os dedos não funciona 🙄😅
COMO ADICIONAR O ª
Também é muito simples, o que começa a mudar aqui é o fato de, por não haver um ª em qualquer lugar do teclado, você precisa copiar de algum outro documento e colar no Keys Cafe.
O procedimento é o mesmo caso queira um cê-cedilha pronto no teclado! Por isso que um pouco acima disse que aqui a mágica acontece, tendo a oportunidade de adicionar caracteres e termos as possibilidades se tornam infinitas! Você pode criar uma tecla com praticamente qualquer coisa!
COMO ADICIONAR UMA TECLA COM SEU E-MAIL
E para demonstrar que não somente uma tecla, você pode também colocar seu e-mail como uma entrada de toque longo!
COMO ADICIONAR A FÓRMULA DA DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS!
Como prometido 😅😂
Já é legal também mostrar nesse passo-a-passo o ajuste de múltiplas teclas simultaneamente. Logo que inserimos a tecla da fórmula ela vai num tamanho minúsculo, ajustamos e depois selecionamos todas as outras para ajustar juntas e manter a proporção.
COMO ADICIONAR NOVAS LINHAS
Os dois primeiros prints foram feitos em sequência, sem nenhuma tecla selecionada, assim a linha dos emojis surge no ponto mais alto, seguida dos comandos de direção. No momento em que eu tenho uma tecla selecionada e adiciono uma linha (print 3), a linha é adicionada abaixo da tecla que está selecionada. Não se preocupe tanto com o conteúdo da linha, ela vem preenchida por itens já determinados então é só colocar os caracteres que te interessam.
TECLADO DE SÍMBOLOS
Ele é configurado da mesma maneira que o teclado normal, com algumas peculiaridades. Você pode ter até 5 páginas de símbolos, mas todas precisarão seguir a formatação feita na página 1. Vamos dar uma olhada:
Logo que você abre o teclado básico é essa a separação na página 1: primeira linha é numérica, restante são símbolos e a última linha + backspace e paginação da penúltima linha são comandos.
Isso significa que nas outras páginas você pode colocar caracteres do menu numérico apenas nas primeiras linhas de cada página. Se você mudar uma tecla na primeira página e colocar, por exemplo, um símbolo onde antes havia um número, as outras páginas irão mudar também. Ou seja, você pode refazer toda essa configuração acima, misturar... só não esqueça que as outras páginas irão seguir o mesmo.
Um exemplo:
Print 1: na página 2 dos símbolos eu quis colocar o ⅝ na tecla onde está a tecla }.
Print 2: recebo o aviso de que não é possível pois aquela tecla, na página 1, é uma tecla de símbolos.
Print 3: volto à página 1 e coloco o ⅝ na tecla }.
Print 4: na página 2 a } foi deletada e ficou um ⅝ como marcação, mas apagado.
Isso aconteceu porque a tecla } da página 2 já não se encaixava nos parâmetros da página 1. Olhando os dois primeiros prints abaixo dá pra ver que agora já não consigo acrescentar a tecla } no mesmo lugar na página 2, recebo um aviso de que, na página 1, aquela é uma tecla numérica. Também ficou um ⅝ apagado para marcar tanto o tipo de tecla como para que, caso não adicione nada ali, está será a tecla que irá ficar.
Agora (tá terminando, juro! ) acrescentei mais uma página.
Todas as teclas estão apagadas. São iguais às da página 1 e irão ficar assim se não forem substituídas. Troco o ⅝ por outro numeral e redimensiono a tecla na página 3, volto à página 1 e tem um ⅝ numa tecla gigante lá!
Pois é, todas as páginas de símbolos têm as teclas nos mesmos tamanhos, e essa configuração você pode alterar em qualquer página, não somente na 1.
Aperte no "V" e salve seu teclado! Na interrogação é uma explicação (muito incompleta) de uso e o retornar volta todas as configurações ao original.
Coloco aqui também meu teclado principal pra darem uma olhada. Meus ajustes foram poucos, adicionei o ª como caractere secundário no "a", meu email no "j", setas de comando nos extremos dos números (facilita muito pra pequenas correções), entre outros.
O menu acima dos números faz parte da configuração do teclado nativo, configurei deixando emojis, tradutor automático, setas de seleção, modos de teclado e configurações gerais.
Deixo sempre assim, todo preto sem teclas aparentes já que escrevo quase sempre deslizando o dedo sobre as letras e a precisão é muito boa. Aliás, o texto preditivo da Samsung é ótimo!
E aí, o que faltou para dar uma chance pro Teclado Samsung?!
Se fizer um teclado customizado posta aqui! 😀
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 02-14-2021 12:18 PM
Guias da Comunidade- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 02-14-2021 12:34 PM
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
02-14-2021 12:51 PM - editado 02-14-2021 12:51 PM
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
02-14-2021 12:42 PM - editado 02-14-2021 12:42 PM
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 02-14-2021 12:55 PM
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
02-14-2021 01:08 PM - editado 02-14-2021 01:09 PM
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 02-14-2021 01:24 PM
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 02-14-2021 01:41 PM
Guias da ComunidadeVou adicionar o aplicativo.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 02-14-2021 02:05 PM
Guias da Comunidade