Tópico original:

Teclado Samsung - Customização "Modo Pro"

(Tópico criado em: 02-14-2021 11:46 AM)
4600 Exibições
Mext
Active Level 6
Opções
Guias da Comunidade

Pessoal, era pra ser uma breve explicação de highlights e virou um tutorial meio longo 😅

Sempre fui um tanto resistente quanto ao uso do teclado nativo da Samsung. Fã e usuário há anos do Gboard por todas as funcionalidades e customização, Swiftkey também não me encantou já que hoje todas as funcionalidades que ele tem de "diferencial" estão presentes em outros teclados.

Até que eu conheci a customização do Keys Cafe.

GIF-060221_003414.gif

Ele já foi citado aqui em alguns tópicos, é um app da Samsung que faz parte do pacote oficial de customizações Good Lock.

O Keys Cafe permite que você personalize qualquer tecla! Não apenas visualmente, mas também a função, localização e dimensões! Pelo que vi até agora eu consigo fazer uma tecla ou comando para praticamente qualquer caractere que já tenha encontrado algum dia em algum teclado na minha vida! Wow! 🤯

Posso fazer uma tecla somente para meu email? SIM!

Posso reposicionar todos os símbolos? SIM!

Posso adicionar um cê-cedilha? SIM!

Posso adicionar emojis no meio das teclas (ou uma fileira dos que eu mais gosto?)? SIM!

Posso adicionar o desaparecido azinho (ª)? SIM!

Posso fazer uma tecla com a fórmula da distância entre dois pontos (essa foi forçada, mas vai que precise 🤷‍)? SIM!

Posso... ah, vocês entenderam: se há como incluir em forma de texto, é possível estar numa tecla do Teclado Samsung. Simples assim.

Sim, eu já sei e, pra quem não sabe, Good Lock e seus módulos ainda não estão disponíveis no Brasil. Poxa Samsung, nos deixando pra trás?! 😢

Mas existem maneiras de utilizar! Eu pessoalmente uso um app disponível na PlayStore chamado NiceLock. Tem gente que usa VPN, tem quem use outro app chamado FineLock, mas meu foco aqui é a personalização usando o Keys Cafe então vou explicar bem brevemente esta etapa de instalação.

Aviso de antemão que não funciona em todos aparelhos, o meu é o S20 e nunca tive problemas, o app já está atualizado e compatível com o OneUI3.0.

Primeiro faça o download do app na PlayStore, "NiceLock".

Screenshot_20210214-103129_Google Play Store.jpg

Após a instalação, busque no app pelos módulos à disposição, lá você poderá escolher os módulos do Good Lock que deseja Instalar (me dá um Keys Cafe espresso, por favor!). O app te redireciona para o download dos arquivos em formato "APK".

Atenção: este tipo de instalação requer uma autorização específica nas configurações do Android, se você não tem experiência com o formato, não prossiga.

(neste tutorial foi utilizada a versão 1.0.01.8)

Uma vez instalado, ative e entre em "Make your own keyboard".
Com ele ativado você poderá fazer alterações nos teclados de todos os idiomas que tiver selecionado nas configurações do seu teclado e também no teclado de símbolos.

Hnet-image(2).gif

O meu veio com um template mais básico de cada, o Simple Keyboard, além de outras configurações. Se tocar no + à esquerda ele vai dar as sugestões ao estilo do que já está padronizado no seu teclado Samsung. Arraste pro lado e também poderá iniciar uma edição com outros padrões além do teclado Qwerty. Eu abri o Qwerty que é o padrão de teclados no Brasil.

É possível que seu teclado padrão para edição não contenha a linha numérica ou os caracteres especiais nas letras como aparece no meu exemplo. Essas configurações você ativa nas configurações nativas do teclado em: Configurações > Gerenciamento Geral > Configurações de Teclado Samsung > Aparência > "Teclas numéricas" e "Caracteres alternativos" ativados.

INTERFACE
O teclado que aparece é o seu layout, as funcionalidades e alterações definidas ali serão vistas no seu teclado real. Não se preocupe com a parte visual já que ele apenas representa as funções. Cores e temas continuarão como antes.

Ah, pode brincar e mexer à vontade, nada irá mudar no seu teclado real se você não salvar e aplicar o teclado customizado!
2_20210211_232905_0001.png

Acompanhando a imagem acima, temos 3 áreas principais: o layout na base, as opções disponíveis para a tecla selecionada no centro e os caracteres e funções que podem ser adicionados no alto.

Vou explicar o que aprendi sobre cada função aqui mas fique livre para pular pra experimentação e voltar pra consultar apenas se ficar na dúvida.

• Selecionar tudo/ desfazer seleção: faça um toque longo numa tecla do layout e esta opção irá aparecer, a tecla irá ganhar uma bolinha rosada com um check (como na imagem acima). Após isso basta tocar ou deslizar o dedo sobre as outras teclas para selecioná-las. Para selecionar tudo só precisa fazer um check no "all" e tocando na seta à esquerda você desfaz a seleção.
  • Desfazer/ refazer ação é para... desfazer ou refazer uma ação 😅
  • Bloquear tecla: você pode continuar a alterar tudo nela. Esta função só bloqueia adaptações por outras ações, como por exemplo adicionar teclas à linha, onde todas as outras teclas irão diminuir para caber a tecla a mais, com exceção da tecla bloqueada. Cuidado pois bloquear teclas pode impedir que as linhas se encolham na altura e, consequentemente, impedir que você adicione uma linha inteira depois.
  • Deletar tecla: pode deletar até o espaço! Não se preocupe pois as teclas deletadas são alocadas no menu de caracteres. Não há como salvar um teclado sem letras.
  • Inverter posição: funciona com duas teclas selecionadas simultaneamente.
  • Adicionar linha: acrescenta uma linha no topo com números, depois emoticons, depois comandos... a sequência adicionada é a mesma sempre, mas você pode alterar as teclas livremente após a inclusão. Se houver alguma tecla selecionada no momento, a linha será adicionada abaixo da linha onde houver a seleção.
  • Importar teclado: traz a formatação de outros teclados salvos.
  • Tecla selecionada e caractere secundário: essa área já se diferencia de acordo com a tecla selecionada, pois algumas não permitem a tecla de toque longo. Aquela lixeira dentro da tecla serve para deletar este caractere secundário. Algumas teclas também não permitem que você altere o caractere principal.
  • Inversão do fundo: somente alterna entre as duas possibilidades visuais de tecla, não encontrei uma mudança no uso diário.
  • Caracteres por deslize: talvez uma das funções mais inusitadas ao meu ver. Você pode configurar caracteres para acionar somente deslizando e tecla para algum sentido. São até 4 caracteres ou símbolos por tecla (para cima, abaixo, direita e esquerda).
  • Caracteres alternativos, adicionar e deletar: são os caracteres que aparecem no toque longo em cada tecla. Importante notar que alguns caracteres só podem existir neste espaço e nem todos podem ser movidos, somente deletados, por exemplo as variações do "a" só podem existir no "a", não podem ser movidos para os caracteres alternativos de qualquer outra tecla mas podem ser deletados sem problema.
  • Ajustes de largura, altura e margens da tecla: fazem exatamente isso. A gradação + e - leva em consideração outros ajustes e proporções no entorno então pode dar um certo trabalho acertar alinhamentos, tenho achado mais prático colocar no mínimo as dimensões e margens do grupo que quero alinhar e começar do zero.
  • Menu de caracteres e símbolos: aqui estão todas as opções para adicionar no seu teclado. Dê uma olhada e vai perceber que tem MUITA coisa. Há inclusive uma área para tecla de comandos e uma para expressões com possibilidade para criar as suas (e, veremos logo mais, é onde a mágica acontece!)

Alterando dimensões e margens da tecla selecionada.Alterando dimensões e margens da tecla selecionada.

Inserindo caracere secundário e deletando caracteres alternativos. Note que para deletar um caractere alternativo você precisa arrastá-lo à direita dos demais, para só então tocar na lixeira.Inserindo caracere secundário e deletando caracteres alternativos. Note que para deletar um caractere alternativo você precisa arrastá-lo à direita dos demais, para só então tocar na lixeira.

ADICIONANDO UM CARACTERE SECUNDÁRIO
Bom, pra começar, nada como o passo-a-passo mais simples que você verá aqui:

9_20210211_230227_0008.png

Print 1: selecione a tecla que deseja alterar;
Print 2: toque no quadro existente dentro da tecla selecionada;
Print 3: toque no caractere que deseja adicionar.
Print 4: Pronto!

Note que:
- A área ativa estará sempre contornada por uma borda rosa de destaque;
- Nem todos os caracteres podem ser adicionados na opção de caractere secundário.

ADICIONANDO CARACTERES DE DESLIZE

Hnet-image.gif

Pra mim uma ótima surpresa encontrar essa funcionalidade, podemos configurar cada letra para ter mais 4 caracteres que podem ser usados apenas deslizando o dedo sobre a tecla. Acima um exemplo, use sua criatividade e aproveite!

Pra deixar avisado, descobri por experiência própria que essa função junto com digitar deslizando os dedos não funciona 🙄😅

COMO ADICIONAR O ª

1_20210211_230227_0000.png

Também é muito simples, o que começa a mudar aqui é o fato de, por não haver um ª em qualquer lugar do teclado, você precisa copiar de algum outro documento e colar no Keys Cafe.

O procedimento é o mesmo caso queira um cê-cedilha pronto no teclado! Por isso que um pouco acima disse que aqui a mágica acontece, tendo a oportunidade de adicionar caracteres e termos as possibilidades se tornam infinitas! Você pode criar uma tecla com praticamente qualquer coisa!

COMO ADICIONAR UMA TECLA COM SEU E-MAIL

20210211_225926_0000.pngCom o mesmo princípio do ª acima, podemos incluir expressões e termos mais longos, respostas prontas e, claro, seu e-mail!

20210211_230030_0000.png

E para demonstrar que não somente uma tecla, você pode também colocar seu e-mail como uma entrada de toque longo!

COMO ADICIONAR A FÓRMULA DA DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS! 
Como prometido 😅😂

3_20210211_230227_0002.png

Já é legal também mostrar nesse passo-a-passo o ajuste de múltiplas teclas simultaneamente. Logo que inserimos a tecla da fórmula ela vai num tamanho minúsculo, ajustamos e depois selecionamos todas as outras para ajustar juntas e manter a proporção.

COMO ADICIONAR NOVAS LINHAS

2_20210211_230227_0001.png

Os dois primeiros prints foram feitos em sequência, sem nenhuma tecla selecionada, assim a linha dos emojis surge no ponto mais alto, seguida dos comandos de direção. No momento em que eu tenho uma tecla selecionada e adiciono uma linha (print 3), a linha é adicionada abaixo da tecla que está selecionada. Não se preocupe tanto com o conteúdo da linha, ela vem preenchida por itens já determinados então é só colocar os caracteres que te interessam.

TECLADO DE SÍMBOLOS
Ele é configurado da mesma maneira que o teclado normal, com algumas peculiaridades. Você pode ter até 5 páginas de símbolos, mas todas precisarão seguir a formatação feita na página 1. Vamos dar uma olhada:

20210211_234647.png

Logo que você abre o teclado básico é essa a separação na página 1: primeira linha é numérica, restante são símbolos e a última linha + backspace e paginação da penúltima linha são comandos.

Isso significa que nas outras páginas você pode colocar caracteres do menu numérico apenas nas primeiras linhas de cada página. Se você mudar uma tecla na primeira página e colocar, por exemplo, um símbolo onde antes havia um número, as outras páginas irão mudar também. Ou seja, você pode refazer toda essa configuração acima, misturar... só não esqueça que as outras páginas irão seguir o mesmo.

Um exemplo:

5_20210211_230227_0004.png

Print 1: na página 2 dos símbolos eu quis colocar o ⅝ na tecla onde está a tecla }.
Print 2: recebo o aviso de que não é possível pois aquela tecla, na página 1, é uma tecla de símbolos.
Print 3: volto à página 1 e coloco o ⅝ na tecla }.
Print 4: na página 2 a } foi deletada e ficou um ⅝ como marcação, mas apagado.

Isso aconteceu porque a tecla } da página 2 já não se encaixava nos parâmetros da página 1. Olhando os dois primeiros prints abaixo dá pra ver que agora já não consigo acrescentar a tecla } no mesmo lugar na página 2, recebo um aviso de que, na página 1, aquela é uma tecla numérica. Também ficou um ⅝ apagado para marcar tanto o tipo de tecla como para que, caso não adicione nada ali, está será a tecla que irá ficar. 

6_20210211_230227_0005.png

Agora (tá terminando, juro! ) acrescentei mais uma página.

7_20210211_230227_0006.png

Todas as teclas estão apagadas. São iguais às da página 1 e irão ficar assim se não forem substituídas. Troco o ⅝ por outro numeral e redimensiono a tecla na página 3, volto à página 1 e tem um ⅝ numa tecla gigante lá!
Pois é, todas as páginas de símbolos têm as teclas nos mesmos tamanhos, e essa configuração você pode alterar em qualquer página, não somente na 1.

Aperte no "V" e salve seu teclado! Na interrogação é uma explicação (muito incompleta) de uso e o retornar volta todas as configurações ao original.

20210211_194317.jpgIncluí abaixo o teclado que fiz pra mim nos símbolos. Mantive as duas páginas e fiz um teclado numérico no centro, um pouco mais espaçado para usar com qualquer mão. Apesar de parecer limitante, essas regras ainda me permitiram colocar grupos de emojis que posso usar com apenas um toque, teclas de números de telefone que preciso passar com frequência, pra mim tem funcionado muito bem!

20210211_234907.png

Coloco aqui também meu teclado principal pra darem uma olhada. Meus ajustes foram poucos, adicionei o ª como caractere secundário no "a", meu email no "j", setas de comando nos extremos dos números (facilita muito pra pequenas correções), entre outros.

20210211_235207.png

O menu acima dos números faz parte da configuração do teclado nativo, configurei deixando emojis, tradutor automático, setas de seleção, modos de teclado e configurações gerais.

Deixo sempre assim, todo preto sem teclas aparentes já que escrevo quase sempre deslizando o dedo sobre as letras e a precisão é muito boa. Aliás, o texto preditivo da Samsung é ótimo!

E aí, o que faltou para dar uma chance pro Teclado Samsung?!
Se fizer um teclado customizado posta aqui! 😀

12 Comentários
BrunoRocha
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Cara! Que trabalhão hein! Até "favoritei" seu post aqui para quando eu pedir meu Keys Cafe espresso 😄👏🏼
Mext
Active Level 6
Guias da Comunidade
Legal, Bruno! 😆 Realmente não ficou um tópico de leitura rápida rsrs mas acho que deve ajudar como consulta pra quem quiser aprender alguns ajustes específicos que pra mim foi difícil descobrir e que nem o Gboard tinha!
BrunoRocha
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Com certeza, vai ajudar muito. 👊🏼
Guias da Comunidade
belo post 👏🏻👏🏻👏🏻 só evita de ensinar como instalar, pois os moderadores(as) podem remover seu post..
Mext
Active Level 6
Guias da Comunidade
Obrigado pela dica, Tiago! Vou remover o link do NiceLock só por ser link externo mas acredito que esteja tudo dentro da conformidade.
0 Kudos
Guias da Comunidade
De nada cara, eh q eu acabei fazendo um post sobre o goodlock e conversando com o Moderador_Pedro ele me disse algo do tipo "que por não ser oficial e/ou por não está disponível para os smartphones brasileiros, nos procedimentos pode haver possibilidades dele vir a prejudicar os smartphones e gerar algum tipo de bug para as pessoas que não conhecem"..
0 Kudos
Mext
Active Level 6
Guias da Comunidade
Agora entendi teu ponto. Bom, de qualquer maneira o app que modula, NiceLock, é oficial, se formos pensar que não há como impedir as pessoas de usar um determinado app, que tenha tutoriais pra ensiná-las! 😄 Mas concordo em não ensinar a fuçar em coisas que desconhece no phone, vou editar pra deixar apenas o que me levou a fazer o post que é ajudar com a customização em si ;)
LuizBocao
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Sugestão e dica valiosas bem como o texto muito didático.
Vou adicionar o aplicativo.
Mext
Active Level 6
Guias da Comunidade
Que legal Luiz, obrigado! Espero que ajude, qualquer dúvida pode mandar msg
0 Kudos