Tópico original:

A Samsung está estranhamente quieta com os notebooks no Brasil

(Tópico criado em: 09-24-2025 12:01 PM)
300 Exibições
CAV
Expert Level 2
Opções
Informática

Estamos se encaminhando para o último trimestre de 2025, mas uma coisa que vem me chamando a atenção é que a Samsung Brasil praticamente não lançou nenhum novo notebook por aqui durante todo esse ano, e anda bastante quieta a respeito.

Basicamente ele só trouxe pra cá o Galaxy Book4 Edge de 15.6 polegadas com Snapdragon X Plus (NP750XQA), mas ele foi lançado globalmente em Outubro de 2024, então aqui ele só chegou atrasado mesmo. Comentei sobre ele aqui.

E mais nada.

Não estou contando aqui mais um relançamento do primeiro Galaxy Book Go (NP340XLA), que é um modelo de 2021, que quase todo ano vem sendo relançado no Brasil, que fora trazer o Windows 11 atualizado de fábrica (como foi das outras vezes), só trouxe de novidade o atalho para o Microsoft Copilot no lugar do "Ctrl direito", que curiosamente nenhum Galaxy Book4 no Brasil teve, diferente dos Galaxy Book4 vendidos lá fora. Comentei sobre ele aqui.

galaxy-book-go-copilot.png

Fonte da imagem: Samsung Newsroom BR

Quanto ao Galaxy Book Go, vale lembrar ainda que na Europa já teve o Galaxy Book2 Go ainda em 2022, e na Coreia do Sul, o Galaxy Book3 Go, ainda no final de 2023 (falei sobre ambos aqui), e aqui no Brasil a Samsung ainda segue requentando a primeira geração, dando a impressão de que ela tem um monte deles encalhado, e fica inventando moda pra ver se desencalha.

Pra piorar, todos os Galaxy Book4 estão com preços ruins desde o segundo trimestre de 2025, e a Samsung Brasil não tem dado sinais de melhorar essa situação, deixando a concorrência se destacar no segmento de entrada e intermediários, onde a sul-coreana reinava até pouco tempo.

Enquanto lá fora, já vai fazer 1 ano que a Samsung trabalha com a geração seguinte, os Galaxy Book5. Logo, até eles já estão ficando velhos...

E aqui no Brasil, nem sinal de algum Galaxy Book5 aparecer pra cá.

Na verdade, até constam drivers para variantes brasileiras do Galaxy Book5 Pro de 14 polegadas (NP940XHA) e Galaxy Book5 360 (NP750XHA) no aplicativo Samsung Update (comentei sobre eles respectivamente aqui e aqui), mas fora isso, mais nada.

galaxy-book5.png

Fonte da imagem: Samsung ES

E é importante mencionar também que a Samsung ainda não lançou todos os Galaxy Book4 no Brasil, já que o modelo básico ainda tem opções com os novos (lá fora já nem tão novos) Intel Core da Série 1 (NP750XGK) - com drivers disponíveis pra baixar desde o começo de 2024 (como detalhei aqui), além do Galaxy Book4 Edge de 15.6 polegadas com Snapdragon X (NP750XQB - comentei sobre ele aqui), que só aqui ainda não foram lançados.

book4-edge.png

Fonte da imagem: Samsung UK

Essa situação me faz lembrar a do nosso país vizinho, a Argentina, onde a Samsung também ensaiou trazer os Galaxy Book4 (e várias variantes tem drivers e página de suporte), só que o tempo passou, e nada, sendo que ela continua oferecendo opções da geração anterior, Galaxy Book3, que basicamente ela não vende mais em nenhum outro país (aqui no Brasil, no máximo, ainda tem o Book3 360 e algum Book3 básico perdido em alguma varejista).

argentina.png

Fonte da imagem: Samsung AR

No Chile, a atuação da Samsung também anda devagar, mas ao menos, lá ela já comercializa o Galaxy Book5 Pro 360.

chile.png

Fonte da imagem: Samsung CL

Logo, vejo toda essa situação como bastante preocupante, e temo pelo futuro da Samsung nesse ramo, já que também não tem nada a respeito da sexta geração até o momento, nem mesmo registro na Bluetooth SIG.

Deixe nos comentários a sua opinião.

8 Comentários
Milasi
Active Level 9
Informática
Boa tarde... Talvez por conta da Instabilidade Econômica que assola nosso Brasil... Grandes Empresas fazem Investimentos muito bem planejados e não irão investir em Países com Incertezas no Mercados de Capitais...
0 Kudos
CAV
Expert Level 2
Informática
Concordaria, mas várias concorrentes da Samsung estão com modelos com custo-benefício bastante interessante, então já não tenho certeza que seja só isso, não.
bfarber
Active Level 1
Informática

Muito triste isso que está acontecendo. Eu não tenho mais muito prazo para trocar o meu atual e já estou começando a olhar alternativas, como o Asus Zenbook 14 OLED. Só ainda estou em dúvida porque um recurso que eu valorizo muito, que é o leitor biométrico, não tem neste modelo.

lucasgabriel359
Active Level 7
Informática
Eles descontinuaram a linha E de notebooks??
0 Kudos
CAV
Expert Level 2
Informática
Você está falando dos E20 e E30?
lucasgabriel359
Active Level 7
Informática
Esses mesmos
0 Kudos
CAV
Expert Level 2
Informática
Não é que ela descontinuou os E20 e E30.
Esses eram identificações redundantes, que em 2021, a Samsung não viu mais sentido em manter.
O E20 identificava os modelos com Celeron / Pentium e o E30 os modelos com Core i3.
Mas modelos com Celeron / Pentium e Core i3 ela continuou lançando normalmente.
E, de toda a forma, a partir de 2021, o foco passou a ser a marca "Galaxy Book", deixando identificações como "Essentials" e "Expert" (que era exclusivo do Brasil, vale dizer) no passado.
lucasgabriel359
Active Level 7
Informática
Eu acho que internamente eles estão passando por uma reorganização fazendo análise do que vende e do que não vende! Exemplo disso é a linha M que foi descontinuada no BRASIL deixando somente linha A como principal carro chefe
0 Kudos