Tópico original:

Como prolongar vida útil da bateria

(Tópico criado em: 02-20-2021 04:26 PM)
446 Exibições
dlastenvoy
Active Level 1
Opções
Informática
Boa tarde, pessoal.
Eu gostaria de saber qual a melhor forma para prolongar a vida útil da bateria do notebook

Deixá-lo na carga sempre com o limite de 85%.

Ou

Deixá-lo descarregar até cerca de 20% e carregá-lo novamente? (Isso pode acontecer algumas vezes ao dia, uso o notebook cerca de 8h por dia.

(SAMSUNG EXPERT X30 NP350XBE-KD1BR)

8 Comentários
Informática
É uma boa pergunta. O que eu faço é manter até 85% por um tempo e depois tiro da tomada pra deixar ela ciclar um pouco. Deixo cair até, mais ou menos, 25%
dlastenvoy
Active Level 1
Informática
Eu tenho feito o mesmo, mas eu vejo MUITA discordância na internet. Por isso queria saber por aqui.
Informática
Não existe uma fórmula. Qualquer um pode te dizer o método que usa, mas, na real mesmo, fórmula não existe.

O Battery University, por exemplo, o maior guia em baterias da atualidade, não fala como você deveria usar. Apenas quanto ela tende a degradar no calor e se ficar muito tempo parada em 100%.

Então tudo o que vai achar são pessoas comentando o uso deles. Qualquer um que alegue fórmula correta já corre logo que é cilada.
dlastenvoy
Active Level 1
Informática
Concordo. Eu fui aprendendo algumas configurações no Windows e consigo gerenciar a temperatura do meu notebook muito bem. Jogo algumas franquias como League of Legends, Valorant, CS:GO, e outras sem o notebook passar dos 53-54°C. Penso em lançar algum artigo aqui sobre isso futuramente...
MarleyS43
Active Level 8
Informática
O ideal que eu saiba e por experiência própria é colocar pra carregar em pelo menos aos 20-15%. Isso por que quando chega nesse nível, a bateria está quase em seu limite. O aparelho está se esforçando ao máximo para extrair energia de uma fonte pobre. Isso faz com que ele perca ciclos mais rapidamente pois vai ter que forçar mais a bateria para mandar o start de enchimento do "tanque". Isso gera um estresse maior na bateria. Já tive outros aparelhos da Samsung, e concordo de que essa é a técnica que mais se adequou ao uso que deixe prolongado o tempo de vida útil da bateria.
Para carregar, sempre que chegar os 100%, remova do carregador e use normalmente. Não use muito capinhas enquanto carrega o telefone. Isso porque dependendo do aquecimento, pode afetar o aparelho. Então, em dias quentes, deixe-o carregando em cima de uma superfície fria, como um azulejo ou algo que tenha temperatura mais amena.
Essa a são minhas dicas, que eu uso e continuo usando após mais de cinco celulares da Samsung e sempre buscando maneiras de melhorar o uso do aparelho.
dlastenvoy
Active Level 1
Informática
A gente falou mais sobre bateria de notebook.
Mas bem interessante suas dicas sobre a bateria do celular.
Tenho um A30s, é meu primeiro celular "bonzinho", quero que dure bastante kkkk.
Desativei o carregamento rápido assim que comprei, deixo as configurações focadas emeconomia de bateria e tal, já estou com ele há um ano e a bateria ainda dura o dia inteiro tranquilamente.
Sempre coloco ele pra carregar quando vou dormir, e tiro quando acordo.
MarleyS43
Active Level 8
Informática
Legal. Muito bom mesmo. Minha namorada tem um. Realmente é muito bom.
Maruskinha
Active Level 4
Informática
Melhor opção para prolongar a vida útil da bateria de qualquer aparelho é deixar ficar no mínimo possível para recarregar novamente, assim não vicia a bateria e demora muito mais tempo para uso.
0 Kudos