Tópico original:

Faça isso antes e depois de atualizar seu celular.

(Tópico criado em: 02-24-2021 12:43 AM)
Dhanyllo_Lima
Expert Level 5
Opções
Informática
Ciao comunità Samsung Members.
Tudo bem com vocês?

Ultimamente a comunidade tem recebido diversos feedbacks de usuários que atualizaram seus dispositivos para o Android 11 e tem sofrido com bugs e incompatibilidades após o update. Nesse post eu vou contar um pouco sobre o que eu faço para evitar bugs e incompatibilidades ao atualizar meu celular e que pode ajudar aqueles que ainda vão atualizar seus dispositivos a minimizarem os bugs que podem vim na atualização.

Quando eu recebo uma atualização eu faço um pequeno preparo antes de instalar ela.

Inicialmente eu faço backup de todos os aplicativos e evito copiar às configurações do dispositivo junto com o backup.

Depois eu faço a desinstalação manual dos aplicativos e removo às contas do celular, ejeto a bandeja de chip e desligo o celular.

Após desligar eu entro no menu de recovery, limpo o cache e formato o aparelho.

Faço a configuração offline do aparelho (sem chip e sem conexão com a internet), após terminar a configuração conecto o celular no Wifi, baixo e instalo à atualização.

Após instalar a atualização e fazer a configuração offline do dispositivo eu o desligo novamente, limpo o cache pelo modo de recovery e formato novamente o celular.

Após isso, faço novamente a configuração offline, coloco a bandeja do chip e conecto o celular no Wifi e começo a baixar o backup e depois instalo os aplicativos que uso.

Sei que parece exagerado, mas fazer isso me livrou de muitos bugs que acometeram outros celulares do mesmo modelo que o meu, inclusive na última atualização que houve muitos usuários reclamaram que o celular começou a reiniciar sozinho de tempos em tempos após a instalação da atualização de Dezembro, no entanto meu celular está em perfeito estado e não apresenta nenhum bug ou instabilidade no sistema. Daqui à alguns meses vou receber o Android 11 e já estou preparado para realizar todo esse processo novamente 😅😅😅😅.
8 Comentários
BrunoRocha
Expert Level 5
Opções
Informática
É um processo complicado hein.
Só não entendi a parte do recovery. Você faz o recovery uma vez, formata e faz a configuração. Só que depois de instalar a atualização você faz outro recovery e formata o celular novamente, mas com isso você não teria que instalar a atualização e configurar tudo de novo?
Dhanyllo_Lima
Expert Level 5
Opções
Informática
Eu faço o primeiro reset para apagar todos os arquivos, dados e imagens do atual sistema.
Depois eu instalo a atualização de Android.

Após instalar a atualização eu vou resetar o celular de novo para limpar qualquer resquício de cache do Android 10 e para limpar os dados de instalação do Android novo.

Lembrando que após fazer uma atualização de Android não tem mais como voltar para a versão que tava ao resetar.
BrunoRocha
Expert Level 5
Opções
Informática
Ah, eu não sabia dessa última parte. Pensei que tinha que instalar a atualização 2 vezes
Dhanyllo_Lima
Expert Level 5
Opções
Informática
Não, por que não faria nem sentido resetar pra instalar de novo.
LuizBocao
Expert Level 5
Opções
Informática
Dica importante.👍🏻
DANS20
Active Level 9
Opções
Informática
Excelente "Manual de Atualização", @Dhanyllo_Lima

Sempre segui, em partes, esse ritual de pré e pós atualização em meus smartphones e nunca tive problemas com as mesmas.

Quando digo "em partes", me refiro ao hard reset antes e depois de atualizar. A parte da desinstalação manual de apps, remoção de chip e configuração offline nunca realizei. Mas, CERTAMENTE, são válidos e proporcionam ainda mais segurança contra possíveis erros durante o processo de atualização.

Novamente, excelente postagem e iniciativa.

!!Parabéns, meu amigo!!

Grande abraço;

DANS20
Dhanyllo_Lima
Expert Level 5
Opções
Informática
Eu também sempre faço isso, ainda mais com a quantidade de bugs que tem ocorrido por causa de conflito de "imagens" no sistema.

diegooh666
Active Level 6
Opções
Informática
blz agr sim fiquei preparado pro Android 11