Tópico original:

Mito dos 80% 15% de bateria?

(Tópico criado em: 10-12-2020 04:55 PM)
487 Exibições
Fabricio_Gonçalves
Active Level 5
Opções
Informática
Algum moderador ou especialista que estiver vendo essa postagem pode me dizer se esse mito que carregar o celular antes dos 15% e tirar abaixo dos 80% melhora o desempenho ou duraçao da bateria e extende mais a  autonomia da bateria, porque nao confio muito em sites de tecnologia que dizem isso mas nao encontro a fonte ou estudo que isso é comprovado
8 Comentários
Galvesd
Expert Level 3
Informática
Fazer isso não faz ela durar mais durante o uso do dia-dia, mas faz ela ter um tempo de vida maior.
https://www.businessinsider.com/the-best-way-to-charge-your-smartphone-2018-1
Informática

Sim. Em um mundo ideal, para evitar degradação, a bateria se manteria em 50% para sempre. Os elétrons ali estariam divididos igualmente. Só que isso é impossível, então o ideal é sempre manter próximo a casa dos 50%. Por isso 80% a 25% é sempre o ideal para evitar degradação. Assim como evitar os dois extremos, 100 e 0. Por isso também é recomendado carregador seu aparelho até 60 ou 80% e desligar, caso não vá mais usar(fazer com o antigo, se comprou um novo, por exemplo).

Informática
A ideia básica é que quando vc carrega de 20/80% a bateria sofre menos estresse, ou seja, vc tem menos quantidade íons de deslocando a cada carga.
Esse íons se movimentando com a carga que degrada a bateria, então em teoria quanto menos vc recarregar menos os íons vão se mover e com isso menos sua bateria vai degradar.
Essa é a base, mas nunca foi comprovada ou negada. Apenas dizem, mas ano passado o Renato Citrini da Samsung disse isso "a carga completa não influencia no desempenho das baterias de íon de lítio."
Eu particularmente nunca liguei para isso e tbm nunca tive problemas..

A Apple tbm já disse que não há problemas. Porém tbm tem especialistas que dizem que o correto seria usar apenas 50% da carga..
FaOliv
Active Level 9
Informática
Só sei que vc vai precisar carregar sua bateria de qualquer jeito .

seja lá elétrons, íons vão ser deslocado de qualquer maneira .

Aguardemos os smartphones com bateria de *Grafeno ...

Hao84
Active Level 8
Informática
Uma folha de grafeno, do tamanho de uma unha, custa 1000 dólares pra ser fabricada... uma bateria precisaria de várias camadas dessa folha e, claro, maiores que uma unha... em resumo, a bateria de grafeno não faz parte do mundo real 😕
0 Kudos
bruno12
Expert Level 5
Informática
isso é mais relacionado a vida útil da bateria
0 Kudos
pmarcos6821
Expert Level 4
Informática
Fazia isso num notebook, tive que trocar a bateria em 2 anos mais ou menos, ou seja, não adiantou carregar até 80% nem e evitar deixar chegar a 0%, é uma expectativa apenas sem garantia de verdade
MiroJR
Active Level 8
Informática
Muito interessante isso. Eu tenho a mania de carregar quando está abaixo de 15% até 100%. Foi bom ler esse artigo agora, pois, comprei esse S10 recentemente e ainda dá tempo de colocar o novo modo em prática.
Por incrível que pareça o S9 que eu tinha estava com a capacidade de bateria 🔋 baixa com apenas um ano de uso. Quem sabe não tenha sido por esse motivo.