Tópico original:

Problemas com Galaxy Book 4 Pro usando linux Fedora 40

(Tópico criado em: 07-29-2024 09:42 PM)
1033 Exibições
HugoBorges
Active Level 2
Opções
Informática

Resolvi migrar da plataforma da Apple para Linux, afinal sou o tipo de pessoa que gosta de testar tecnologias.

Como hardware, escolhi o Galaxy Book 4 Pro da Samsung, modelo 940XGK, com a BIOS na versão P07VAG.670.240207.03.

Como software, escolhi o Fedora Linux 40 (Workstation Edition) versão Gnome. Gosto dessa versão por ser mais atualizada e polida, além de possuir o Gnome puro.

Estou enfrentando quatro problemas. Vou listar e detalhá-los melhor:

1 - O teclado desse notebook tem iluminação e, por algum motivo, ele só fica apagado.

2 - O som do notebook não funciona. Ele mostra o volume, mas não sai som nenhum. Se eu usar HDMI ou fones Bluetooth, o som funciona.

3 - A webcam não funciona.

4 - O leitor de digital não funciona.

Alguém poderia me ajudar com esta questão? Acho uma sacanagem um equipamento caro como este não ter suporte nativo para Linux.

20 Comentários
Lalow
Expert Level 5
Informática
Que estranho o pulse Áudio com problema ainda mais em hardware intel, verifica com a Samsung se eles tem algum driver de correção pra isso, em relação ao teclado creio que deve ter um combo de botões que faz ligar a retro iluminação
A questão da webcam e leitor de digital tá com cara de driver também, atualiza o kernel pra ver
0 Kudos
HugoBorges
Active Level 2
Informática

Então eu uso o Fedora e com isso ele sempre trás o Kernel mais atualizado. No momento estou usandop o 6.10.

Lalow
Expert Level 5
Informática
Entendi, aí você vai ter que ficar fuçando mesmo nos fóruns pra achar uma solução
0 Kudos
HugoBorges
Active Level 2
Informática

Né, estou pesquisando aqui para ver se acho alguma solução. Mas me arrependi amargamente de ter comprado esse notebook. Deveria ter comprado outro MacBook mesmo.

DomPablito
Active Level 3
Informática
A parceria é com Microsoft né, mas registra isso no SAC talvez lhe dão os drivers para funcionar no Linux
Samsung_moderador
Global Community Manager
Global Community Manager
Opções
Informática

Olá, estamos acompanhando a sua mensagem e gostaríamos muito de te ajudar com a sua solicitação, pedimos por favor que entre em contato em um de nossos canais digitais para que possamos acompanhar o caso de perto e auxiliá-lo da melhor maneira possível.

Segue o link: https://cutt.ly/cwqfWFAD

HugoBorges
Active Level 2
Informática

Já tentei e não tive sucesso. Parece que a Samsung não dá suporte, pois o sistema recomendado é Windows. Fico triste, pois se trata de um equipamento que, teoricamente, seria premium, com um preço elevado, e que não oferece a opção de usar um sistema como Linux, que deveria ser compatível com todo o hardware. Afinal, a empresa depende muito dessa tecnologia para seus serviços. Olha a contradição: a Samsung vende um equipamento para usuários profissionais, um equipamento nada barato, mas se ele quiser usar um sistema que dá mais liberdade, não pode. Estranho, né?

HugoBorges
Active Level 2
Informática

Tentei entrar em contato com o suporte via WhatsApp, mas me informaram que o sistema no notebook é Windows. Acho isso uma falta de consideração com os usuários de Linux, pois se trata de um equipamento premium da marca.

HugoBorges
Active Level 2
Informática

Então eu uso o Fedora e com isso ele sempre trás o Kernel mais atualizado. No momento estou usandop o 6.10.