- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
em 04-01-2024 05:30 PM
InformáticaBoa tarde a todos,
Recentemente, após atualizar a BIOS do meu notebook, tenho enfrentado um problema peculiar. Minha esposa, que é desenvolvedora e utiliza o notebook intensivamente ao longo do dia, tem observado que, após desligá-lo e permanecer inativo por cerca de 5 minutos, o cooler liga na velocidade máxima e permanece assim por aproximadamente 5 a 10 minutos antes de desligar novamente. Essa situação não parece normal e gostaria de saber se mais alguém está passando por algo semelhante.
Curiosamente, possuo um notebook idêntico ao dela (modelo I7 com 32GB de RAM) e não enfrento esse problema. Durante alguns testes, percebi que o defeito parece ocorrer apenas quando o notebook é utilizado intensivamente por longos períodos, enquanto em situações de uso normal ou quando o notebook não é utilizado por longos períodos, o problema não se manifesta.
Estou tentando entender se isso pode ser um problema de sensor defeituoso ou se há alguma falha na atualização da BIOS que possa estar causando esse comportamento. Alguém tem alguma sugestão ou já enfrentou algo semelhante?
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 04-01-2024 05:36 PM
Informática- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 04-01-2024 05:55 PM
InformáticaO Windows trabalha com três conceitos:
1. Suspender: ligado, com aplicativos abertos, mas com baixo consumo de energia;
2. Hibernar: desligado, mas com os últimos aplicativos abertos e prontos a serem usados quando sair desse modo;
3. Desligar: literalmente desligado, tudo é fechado, ficando apenas o BIOS energizado.
É preciso verificar no Plano de Energia selecionado o modo que foi configurado o "desligado" e o que está configurado para tampa/tela fechada/abaixada.
Acho que o padrão no Book3 é Suspender. Tenho um Book2 Pro é era assim.
O modo suspensão, como falei acima, não desliga o sistema, fica tudo ligado. Isso faz com que aplicativos e ferramentas do próprio Windows, configurados para executar uma ação em segundo plano, rodem normalmente quando a opção Suspender estiver ativa. Exemplos: atualização do Windows, Office, drivers, aplicativos, etc.
Aí não tem como, mesmo com tampa abaixada, com modo Suspender ativo, o sistema vai estressar a CPU, que vai aquecer e que faz com a ventoinha dispare, só parando após o procedimento ser encerrado.
Sugestão: verifique o plano de energia usado e configure com a opção mais adequado ao seu uso. Observo também que o aplicativo Samsung Settings tem um sistema de plano de energia que se sobre ao do Windows; revise-o também.
Caminho: Botão iniciar => Todos os aplicativos => Samsung Settings => Bateria e desempenho (menu esquerdo) => Modo de desempenho.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 04-03-2024 01:53 PM
InformáticaJá verifiquei as configurações de energia, desativei a inicialização rapida e configurei tudo para desligasse ao aperta botão ou fechar a tampa etc.
- Fiz as atualizações, restaurei a bios para default.
Estou monitorando a temperatura e engraçado que ele esquenta muito, será normal? várias vezes chega a 100°.
Acho que vou ter que mandar para assitencia mesmo.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 05-02-2024 02:06 PM
Informática