Tópico original:

Samsung Chromebook 4: um notebook com sistema do Google vale a pena? [Análise]

(Tópico criado em: 08-11-2021 12:35 PM)
233 Exibições
Sionkob
Expert Level 1
Opções
Informática
Olá comunidade, faz alguns dias que estou usando o Chromebook 4 como meu notebook para uso básico, e hoje estou aqui para falar um pouco mais sobre a minha experiência com o produto, falar sobre o sistema e pra quem ele é indicado.

essa análise será dividida em 2 partes, uma para características físicas (como tela, teclado, construção e entradas) e outra para as características de hardware (sistema, usabilidade e desempenho)

Construção e entradas

O Chromebook 4 tem uma construção simples, a parte externa é feita de plástico que imita o alumínio, isso faz com que ele pareça mais caro.

image
A tampa do chromebook 4 é feita de plástico com design brilhante, imitando o alumínio.

A parte de baixo é feita igualmente em plástico, porém fosco e com toque mais áspero e não é possível ver nenhuma saída de ar, apenas seus 2 alto-falantes que tem um som mediano, é mais do que suficiente pra assistir uma aula ou palestra pelo Google Meet ou Microsoft Teams.


image

Nas laterais, temos as suas entradas, sendo elas 1 porta USB 3.0, 1 porta USB-C para carregamento, 1 entrada para cartão Micro SD e uma entrada para fones de ouvido e microfone. Por ser um aparelho mais fino, a quantidade de entradas acaba diminuindo. Para contornar isso, você pode comprar um Hub USB-C para aumentar a quantidade de entradas.


image


image

Teclado e tela

o teclado dos chromebooks tem um design um pouco diferente dos teclados que estamos acostumados, como por exemplo, a falta das teclas F1 a F12 que foram substituídas por teclas de atalho do chrome, no inicio pode ser confuso, mas com o tempo você se acostuma com o layout do teclado, e vale ressaltar que o chromebook 4 tem teclado ABNT, o que significa que ele tem a tecla "Ç".


image

Já sua tela é o maior ponto negativo dele, é um painel TN de resolução HD com péssimos ângulos de visão, dependendo de onde você esteja vendo a tela, as cores ficam mais distorcidas, não recomendo você assistir algum filme ou série por ele, porque a experiência de ver uma serie nessa tela é péssima, infelizmente esse é um dos maiores pontos negativos dele. mas pelo seu preço não poderíamos esperar uma tela de maior qualidade, pois elevaria seu preço, mas a resolução dele poderia ser no mínimo Full HD, porque mesmo sendo uma tela consideravelmente pequena de 11,6 polegadas, a baixa qualidade do display é perceptível.

Sobre o Chrome OS

antes de continuar falando sobre o Chromebook 4, eu vou explicar melhor o que é o Chrome OS. pois muitas pessoas acham que é apenas um android adaptado para teclado e mouse, mas não é bem assim, o Chrome OS é um sistema do Google baseado em linux e é desenvolvido em torno do navegador Chrome e pode executar apps do android, ele foi projetado para que você use o navegador para realizar a maior parte das tarefas, e o que você não puder fazer no navegador, você procura por apps na play store, por conta disso o sistema é leve e mesmo com hardware fraco, seu desempenho será satisfatório pra tarefas básicas, é uma excelente opção para estudos. Agora que eu já resumi bastante o que é o Chrome OS podemos continuar com a análise.

Uso do sistema

logo de cara você percebe que o Chrome OS tem um design bastante parecido com o android, o que faz com que a curva de aprendizado seja menor.


image
Tela inicial do Chrome OS, seu design é semelhante ao android.

A tela inicial do Chrome OS é apenas o papel de parede e a dock de apps logo abaixo, e você não pode adicionar atalhos na área do papel de parede, no canto inferior direito está a barra de status de funcionamento, clicando sob ele você abre o painel de configurações rápidas, semelhante ao android, e no canto inferior esquerdo está o equivalente ao botão "iniciar" do Windows, porém. no Chrome OS você encontra uma barra de pesquisa junto com os apps abertos recentemente.


image
O design do sistema segue o padrão que a Google anda adotando ultimamente, cantos arredondados e ícones com moldura circular.

Para encontrar todos os apps instalados, basta você clicar no botão de seta acima da barra de pesquisa, seu menu de apps é parecido com o android, se você é acostumado com o android puro, você não terá dificuldades para usar o sistema. 


image
O design do Chrome OS é muito simples e de fácil adaptação, em questão de dias você já está 100% adaptado ao sistema.

Apps e a play store

A maioria dos apps do Chrome OS são atalhos para páginas na web ou PWAs (Progressive Web Apps), como é o caso do Twitter e Spotify, como são apenas atalhos, os apps são extremamente leves e ocupam pouco espaço de armazenamento, no caso dos apps android, eles rodam em um ambiente separado do Chrome OS, como se fosse uma máquina virtual do android rodando nativamente no sistema. Os arquivos do android ficam em um ambiente separado e não consegue acessar os arquivos que estejam fora da pasta de apps android, isso significa que se você quiser editar uma imagem usando um app do android, primeiro você precisa copiar essa imagem para a pasta de arquivos do android para que o app tenha acesso a imagem desejada. O Chrome OS também permite a instalação de apps de Linux, mas para isso você precisa ativar a função nas configurações e também necessita de códigos para a instalação dos apps, não é nada muito complexo mas caso você seja um usuário básico e não saiba como instalar, recomendo deixar a compatibilidade com apps Linux de lado, o funcionamento dos apps Linux é idêntico ao do android, os apps rodam em um ambiente separado e não tem acesso a arquivos fora da pasta do Linux.

Desempenho

O Chromebook 4 tem especificações simples, tendo um processador Intel Celeron dual core, 4GB de RAM e 64GB¹ de armazenamento do tipo eMMC, logo de cara você sabe que é um computador básico e que o mesmo computador com Windows teria sérios problemas de desempenho, porém no Chrome OS isso não acontece, essa configuração já é capaz de rodar o sistema com folga, o sistema roda com fluidez e travamentos são raros, tudo roda com uma velocidade satisfatória. Mesmo tendo pouco espaço de armazenamento, o Chrome OS é focado em nuvem, seus arquivos ficam salvos no Google Drive e ficam disponíveis offline, pra que mesmo se você não estiver com uma rede Wi-Fi disponível você ainda consiga editar seus documentos, os 64GB de armazenamento serão usados para a instalação de aplicativos e atualizações.

¹ Existem 2 modelos do Chromebook 4, um com 32GB de Armazenamento e outro com 64GB de armazenamento, ambos com 4GB de RAM, eu recomendo que você compre a versão de 64GB para que você não tenha problemas de armazenamento no futuro, quando for comprar, preste atenção na numeração do modelo, o modelo KT1BR é a versão com 32GB e o modelo KT2BR é a versão de 64GB.

Bateria

A bateria do Chromebook 4 promete durar até 12 horas de uso, claro que a duração pode ser menor pois depende dos padrões de uso, em meu uso a bateria do Chromebook 4 consegue durar até 2 dias, já que não é usado com frequência e nem por longas horas. O carregador que vem na caixa é um carregador rápido e que pode carregar o aparelho em questão de uma hora.

Integração com o smartphone

E é claro que por ser um sistema do Google, ele teria uma integração com o smartphone android, a integração do Chrome OS com o smartphone é muito boa, você pode usar o smart lock para desbloquear seu chromebook sem precisar digitar a senha da sua conta do google, você também pode sincronizar as senhas de Wi-Fi salvas em seu celular em seu Chromebook, assim você não precisa se preocupar em colocar as senhas de Wi-Fi quando você levar seu Chromebook para algum lugar, caso você esteja offline mas estiver com sinal da operadora, você pode usar os dados móveis do seu celular para usar no computador e ter acesso a internet, você também pode enviar e receber mensagens de apps como whatsapp, telegram ou o próprio app de mensagens SMS² do aparelho diretamente nele, outra integração legal entre seu celular e o Chromebook é você poder enviar arquivos do seu celular para o seu computador usando o recurso compartilhar por proximidade, ele utiliza o Wi-Fi e o Bluetooth para compartilhar arquivos mais rapidamente para aparelhos próximos, dispensando o uso da entrada USB nesses casos.

image
Essas são todas as funções de integração do smartphone disponíveis no seu Chromebook, são funções úteis para que seu smartphone complemente o sistema e adicione novas funcionalidades.

² disponível apenas no app de mensagens do Google.


Pontos positivos e negativos

Agora que eu já passei sobre algumas funções do Chromebook 4 é hora de falar sobre os pontos positivos e negativos do produto. Até o momento encontrei poucos pontos negativos nele, mas vou listar os mais importantes e que não podem ser ignorados.

Pontos positivos
  • Boa duração de bateria
  • Desempenho suficiente pra tarefas básicas
  • Teclado confortável
  • Sistema intuitivo e fácil de usar
  • Liga rapidamente
Pontos negativos

  • tela ruim
  • poucas entradas (é possivel resolver com um hub USB)
  • sem saída de ar
  • Som localizado em uma posição ruim
  • Teclado sem retroiluminação

Vale a pena?

A resposta para essa pergunta é: depende do seu uso, pessoas que dependem de apps um pouco mais sofisticados (como editores de vídeo) podem não se adaptar ao Chrome OS, então, antes de mudar para um chromebook, tente fazer o que você já faz normalmente no Windows no navegador Chrome, se você conseguir fazer tudo o que já faz no Chrome você pode mudar para o Chrome OS tranquilamente, também recomendo que tente mudar do pacote Office para o Google Workspace, não que o pacote Office não funcione no Chrome OS, ele funciona sim, você pode tentar a versão web ou baixar pela play store, mas essas versões são bastante limitadas perante a versão de desktop, e também pelo fato do Chrome OS ter um foco muito grande em nuvem, os arquivos do Google Workspace ficam disponíveis offline automaticamente, o que pode não acontecer no office, por isso é recomendado que antes de migrar para um Chromebook você precisa estar adaptado ao ecossistema de serviços do Google, porque eles vão funcionar melhor.


Essa foi a minha análise do Samsung Chromebook 4, um notebook excelente para estudos ou tarefas simples e que dependendo do uso da pessoa, vale a pena. O que você acharam do Chromebook 4?
12 Comentários
gagau345
Beginner Level 2
Informática
Há alguma alternativa?
0 Kudos
Sionkob
Expert Level 1
Informática
Você pode tentar usar algum app do Android para suprir a falta do Autocad, mas para esse programa é melhor que você procure uma máquina com Windows
0 Kudos
HudLothbrok
Active Level 3
Informática

Excelente post!
Comprei um igual e estou usando há mais ou menos 3 dias!
Tentei renomear o dispositivo, como fazemos no windows mas não consegui...
Ex: "Desktop do João".

Você sabe como renomear o dispositivo?

 

Obrigado.

0 Kudos