Tópico original:

Tutorial -Como tirar fotos de fogos de artifício

(Tópico criado em: 12-31-2022 08:52 PM)
441 Exibições
Galvesd
Expert Level 3
Opções
Informática
*Era para postar mais cedo, mas não estava conseguindo upar aqui.

Boa noite, Members! 

Desejo a todos um feliz último dia de 2022 espero que todos estejam comemorando esse momento com muita harmonia e felicidade!

E para registrar o momento da virada com sucesso venho aqui para dar umas dicas para tirar fotos dos fogos de artifícios. 

O primeiro passo é procurar o modo de foto "pro".

image
Procure pelo modo profissional da sua câmera, presente em quase todos os devices.


Lá você vai ter um maior controle manual da câmera do seu celular.
Os controles que são essenciais para o registro são (do mais essencial ao menos importante de se saber configurar):
ISO 
Velocidade do obturador*
Foco*
*Infelizmente muitos aparelhos intermediários não possuem tal nível de controle manual da câmera. 


ISO 


O ISO vai precisar estar em qualquer valor entre 50-100, pois como os fogos emitem muita luz, é preciso diminuir a sensibilidade do sensor para não ficar com aquele clarão na foto. Um valor mais específico do ISO vai depender muito do celular, cabendo a você testar.

image
Um ISO mais baixo ajuda na captura de objetos muito iluminados


Velocidade do sensor 

Nessa configuração, você vai poder controlar por quanto tempo a câmera irá ficar exposta a luz.

Ao deslizar na parte de baixo, quanto maior o número ao lado do 1 na fração, menor é o tempo que o sensor fica exposto a luz e quanto menor o número da fração, maior é o tempo de exposição, chegando até mesmo ao 30 segundos de exposição. A última configuração não é o nosso caso, já que muito tempo de exposição gera fotos borradas e super expostas, principalmente se não tiver um tripé.


Se você deixar uma abertura muito rápida, como 1/12000 ou 1/16000 as fotos ficam muito nítidas, mas saem muito escuras e além disso temos a dificuldade de capturar o momento certo da explosão. Nesse modo mais rápido aconselho tirar diversas fotos consecutivas para depois conferir a melhor foto.

Um meio termo é deixar a exposição entre 1/500 - 1/60, para fotos mais nítidas e, 1-3 segundos para fotos de que criam o efeito de trilha de luz. 

image
Exemplo de foto de longa exposição, que gera o efeito de trilha/rastro de luz

image
Exemplo de foto com Velocidade mais rápida. A foto fica mais nítida e estática

image
Caso o seu celular não tenha um controle do obturador use o valor de exposição, que vai ficar ao lado do controle de ISO.


Caso o seu celular não tenha o controle do obturador, o controle do valor de exposição é o mais próximo que temos. Aconselho deixar no mínimo (-2) ou algo próximo. 


image
 


Foco 


Por fim, não tão importante, pois os celulares já fazem isso de maneira automática e satisfatória o controle do foco. Esse eu aconselho a deixar no automático centro ou multifocal , mas se seu celular gosta de tirar tudo do foco de vez em quando, um controle manual pode ser a salvação.


Se a queima de fogos que você estiver fotografando for distante de você, em balsas por exemplo, é interessante deixar o foco entre 0.5 e 0.7. Mas não tenho um valor exato, pois a distância da queima não é a mesma e o seu modelo pode ter uma variação focal diferente do meu.

image
 

image
 



E aí, estão preparados para começar 2023 com tudo?  

Depois me conte como que foi e mande suas fotos aqui na comunidade para participar da campanha "celebre com members"!

Como esse é meu último post do ano, também estou aqui para mandar um beijo e dar um enorme abraço virtual em todos dessa comunidade incrível!💙💙💙💙💙💙💙💙

Feliz ano novo!🎉🎉🎉🫂🎆 
1 Comentário
Darkton
Active Level 7
Informática
Ótimo tutorial e feliz ano novo! 😄🎆