Galvesd
Expert Level 4
Opções
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
em 12-31-2022 08:52 PM
Informática*Era para postar mais cedo, mas não estava conseguindo upar aqui.
Desejo a todos um feliz último dia de 2022 espero que todos estejam comemorando esse momento com muita harmonia e felicidade!
E para registrar o momento da virada com sucesso venho aqui para dar umas dicas para tirar fotos dos fogos de artifícios.
O primeiro passo é procurar o modo de foto "pro".
Lá você vai ter um maior controle manual da câmera do seu celular.
Os controles que são essenciais para o registro são (do mais essencial ao menos importante de se saber configurar):
ISO
Velocidade do obturador*
Foco*
*Infelizmente muitos aparelhos intermediários não possuem tal nível de controle manual da câmera.
ISO
O ISO vai precisar estar em qualquer valor entre 50-100, pois como os fogos emitem muita luz, é preciso diminuir a sensibilidade do sensor para não ficar com aquele clarão na foto. Um valor mais específico do ISO vai depender muito do celular, cabendo a você testar.
Velocidade do sensor
Nessa configuração, você vai poder controlar por quanto tempo a câmera irá ficar exposta a luz.
Ao deslizar na parte de baixo, quanto maior o número ao lado do 1 na fração, menor é o tempo que o sensor fica exposto a luz e quanto menor o número da fração, maior é o tempo de exposição, chegando até mesmo ao 30 segundos de exposição. A última configuração não é o nosso caso, já que muito tempo de exposição gera fotos borradas e super expostas, principalmente se não tiver um tripé.
Se você deixar uma abertura muito rápida, como 1/12000 ou 1/16000 as fotos ficam muito nítidas, mas saem muito escuras e além disso temos a dificuldade de capturar o momento certo da explosão. Nesse modo mais rápido aconselho tirar diversas fotos consecutivas para depois conferir a melhor foto.
Um meio termo é deixar a exposição entre 1/500 - 1/60, para fotos mais nítidas e, 1-3 segundos para fotos de que criam o efeito de trilha de luz.
Caso o seu celular não tenha o controle do obturador, o controle do valor de exposição é o mais próximo que temos. Aconselho deixar no mínimo (-2) ou algo próximo.
Foco
Por fim, não tão importante, pois os celulares já fazem isso de maneira automática e satisfatória o controle do foco. Esse eu aconselho a deixar no automático centro ou multifocal , mas se seu celular gosta de tirar tudo do foco de vez em quando, um controle manual pode ser a salvação.
Se a queima de fogos que você estiver fotografando for distante de você, em balsas por exemplo, é interessante deixar o foco entre 0.5 e 0.7. Mas não tenho um valor exato, pois a distância da queima não é a mesma e o seu modelo pode ter uma variação focal diferente do meu.
E aí, estão preparados para começar 2023 com tudo?
Depois me conte como que foi e mande suas fotos aqui na comunidade para participar da campanha "celebre com members"!
Como esse é meu último post do ano, também estou aqui para mandar um beijo e dar um enorme abraço virtual em todos dessa comunidade incrível!💙💙💙💙💙💙💙💙
Feliz ano novo!🎉🎉🎉🫂🎆
1 Comentário
Darkton
Active Level 7
Opções
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
em 12-31-2022 09:07 PM