Tópico original:

Uma função super útil e pouco conhecida: o RCS, por que você deveria tentar usar

(Tópico criado em: 07-25-2021 10:17 AM)
389 Exibições
Sionkob
Expert Level 1
Opções
Informática
A maioria dos brasileiros está acostumada a usar o Whatsapp como app principal para se comunicar com seus amigos e familiares, o whatsapp é tão popular que segundo o site Mobile Time, o mensageiro está instalado em 99% dos celulares no Brasil, competir com o whatsapp no Brasil é uma tarefa difícil, o Telegram é um exemplo disso, mesmo o Telegram se vendendo como "superior ao Whatsapp" a quantidade de usuários ativos no Brasil não é muito grande, apenas 47% dos celulares no país tem o app instalado. E aí entra o RCS, uma alternativa ao whatsapp que é gratuita e já está ativada de fábrica em diversos aparelhos.

Como usar o RCS e como ativá-lo

Como falei no início do artigo, o RCS pode vir ativado por padrão dependendo de sua operadora ou app de mensagens do seu smartphone e já está pronto para uso. Geralmente o app de mensagens do google já ativa o RCS automaticamente, no caso do app da samsung você precisa ativar por conta própria, nesse caso tudo que você precisa fazer é ir até as configurações do app, clicar em configurações do chat e ativar as confgurações da rich communications, agora seu número está cadastrado e pode enviar e receber mensagens RCS.


image


image


image


image

 
Por que usar o RCS?

O RCS é uma alternativa padrão ao whatsapp e que não necessita de créditos na linha para funcionar, o RCS é gratuito e ilimitado, o RCS pode ser usado com WI-FI e também com os dados móveis, tornando o RCS uma ótima alternativa para manter contato com seus amigos e familiares quando você não estiver com uma conexão WI-FI disponível, por ser uma ferramenta que já está no smartphone de fábrica você economiza espaço em seu aparelho, já que não vai precisar baixar um app na loja para se comunicar. As mídias enviadas dos contatos ou grupos não são salvas no smartphone, economizando espaço em seu aparelho. 

Como posso conversar com os meus contatos com o RCS?

Para conversar com seus contatos com o RCS, primeiramente seus contatos precisam ser salvos com o DDD para que o chat seja identificado para aquele contato. o contato também precisa ter o RCS ativado para que isso funcione, caso o smartphone do contato tenha o app de mensagens da Google é provável que o chat já esteja ativado para esse contato, sendo esse caso basta conversar com seu contato, caso não, o contato deve ativar o chat, vale lembrar que o RCS ainda não está disponível em aparelhos Apple, então você não vai conseguir convesar com um contato que tenha um iPhone, mas as principais operadoras dos Estados Unidos (e o próprio Google) estão pressionando a Apple a adicionar o RCS como mais uma alternativa para manter contato, então é provavel que em pouco tempo vejamos o RCS em dispositivos da Apple, com o tempo o RCS ficará disponível em todos os principais sistemas operacionais e se tornará o novo padrão de mensagens instantâneas. 

Conclusão

O RCS tem muito potencial de se tornar o mensageiro mais usado em todo o mundo (e muito provavelmente o segundo mais usado no Brasil, ficando atrás apenas do whatsapp) e tem muitas funções super interessantes mas precisa de um pouco mais de divulgação aqui no Brasil, pois mesmo sendo uma ótima alternativa ao whatsapp ele não é muito conhecido no país, muitas pessoas já tem o RCS ativado e sequer sabem, espero que esse post tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre o RCS ou até mesmo convencer você a usar essa ótima alternativa ao whatsapp e outros apps de mensagens.
3 Comentários
MarleyS43
Active Level 8
Informática
Que legal. Eu sempre ativa a essa opção. Não entendia muito bem prata que servia. Agora sei exatamente.
Ailton
Active Level 2
Informática
No meu ainda não aparece a opção para ativar. Uso a Tim e até agora nada. Mas interessante, que quando troco o meu mensageiro da Samsung para o Google, consigo ativa essa função no mensageiro da Google. Como isso é possível?
0 Kudos
vixrone
Active Level 6
Informática
gostaria que meu S10+ tivesse essa opção, não entendo o porque não está disponível nativamente em meu app de Mensagens.
0 Kudos