-_-Arthur-_-
Active Level 3
Opções
Outros
Bom dia! 

Há pouco mais de um ano atrás, numa conversa privada do chat Terra, uma pessoa, que supostamente era mulher, me enviou um arquivo que eu imaginava ser uma foto. Imediatamente cliquei nele para baixá-lo. Qual não foi minha surpresa quando surgiu em minha tela algo similar a uma janela de bloco de notas lotada de letras, símbos e números, como se fosse algo codificado. Coincidência ou não, de lá para cá, alguém de lá sempre sabe quando estou na sala, ainda que eu mude mil vezes de nick. Além disso, mostra conhecer também o conteúdo que falo em mensagens particulares, seja por e-mail ou no WhatsApp. Resumindo: a sensação de estar sendo espionado é gigante!

Pergunto: é possível que, ao ter baixado esse arquivo, iludido que estava de que se tratava dre uma foto, eu tenha autorizado a instalação de um aplicativo desses que espionam tudo, como por exemplo mSpy? 

Eu sinto vontade até de denunciar, porque a sensação de estar sendo vigiado no meu particular é imensa. Porém, me contenho por não ter como provar. 

Enfim, essa minha suspeita faz algum sentido? Ou para instalar um app espião é indispensável ter acesso físico ao celular de quem se deseja espionar? 

Desde já agradeço a todos que gentilmente contribuírem para elucidar essa minha dúvida. Bom dia! 
1 Solução

Soluções aceitas
Solução
jorgebark
Active Level 5
Outros
Essa possibilidade existe sim! Não sou da área de T.I, porém já vi esse tipo de relato. A pessoa aceita um arquivo e nele contém algo a mais. Interesse seria você ter um feito um scan no aparelho e até mesmo se formatado assim que teve essa suspeita. Dependendo do tipo e nível de hackeamento do aparelho, senhas e dados bancários podem ser transferidos e clonados, além do assédio e chantagem que podem ocorrer por alguém ter acesso aos fotos e dados pessoais.

Fique atento ao final do arquivo quando for baixar algo, geralmente eles possuem um código que indentifica seu tipo, ex: .mp3, .mp4...

A instalação de aplitivos em geral requerem permissões concedidas manualmente pelo usuário, ex: Esse aplicativo quer usar o armazenamento, permitir? (esse tipo de mensagem também é aplicável a câmera, microfone...)

Se for o caso for de um celular Samsung, você pode: CONFIGURAÇÕES > ASSISTENCIA DO APARELHO E BATERIA> PROTEÇÃO DO APARELHO e ativar o antivírus que vem nativo e realizar um scan. Além de manter as atualizações de segurança em dia.

Claro que se você ainda se sentir incomodado, pode fazer o reset de fábrica, trocar senhas, ativar as verificações de segunda etapa das suas contas, procurar alguém de T.I além de ir a polícia caso tenha algum prejuízo.

Exibir solução no post original

1 Comentário
Solução
jorgebark
Active Level 5
Outros
Essa possibilidade existe sim! Não sou da área de T.I, porém já vi esse tipo de relato. A pessoa aceita um arquivo e nele contém algo a mais. Interesse seria você ter um feito um scan no aparelho e até mesmo se formatado assim que teve essa suspeita. Dependendo do tipo e nível de hackeamento do aparelho, senhas e dados bancários podem ser transferidos e clonados, além do assédio e chantagem que podem ocorrer por alguém ter acesso aos fotos e dados pessoais.

Fique atento ao final do arquivo quando for baixar algo, geralmente eles possuem um código que indentifica seu tipo, ex: .mp3, .mp4...

A instalação de aplitivos em geral requerem permissões concedidas manualmente pelo usuário, ex: Esse aplicativo quer usar o armazenamento, permitir? (esse tipo de mensagem também é aplicável a câmera, microfone...)

Se for o caso for de um celular Samsung, você pode: CONFIGURAÇÕES > ASSISTENCIA DO APARELHO E BATERIA> PROTEÇÃO DO APARELHO e ativar o antivírus que vem nativo e realizar um scan. Além de manter as atualizações de segurança em dia.

Claro que se você ainda se sentir incomodado, pode fazer o reset de fábrica, trocar senhas, ativar as verificações de segunda etapa das suas contas, procurar alguém de T.I além de ir a polícia caso tenha algum prejuízo.