Moderadora_Aline
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Oi, comunidade. Tudo bem?

 

Quem nunca ouviu que quando adquirimos um novo smartphone ele precisa ficar carregando durante 24 horas para ser usado pela primeira vez? Antigamente, essa dica era quase uma regra. Me lembro de ganhar o meu primeiro celular quando era adolescente e de ter que esperar, impacientemente, pela primeira recarga, que parecia ser interminável. 😂

 

Mas será que essa informação é correta? É realmente necessário realizar esse ritual?

 

1.gif

Crédito: Reprodução Tenor

 

Tempos modernos

Hoje, com o avanço da tecnologia, possuímos smartphones ultramodernos, com sistemas complexos e potentes. E assim também é a sua bateria, uma versão muito mais requintada do que era antigamente. Com a chegada da bateria feita de íons de lítio, essa tal recarga de 24 horas não foi mais necessária, pois a bateria possui ciclos de carga que se alternam, mantendo a durabilidade e o funcionamento do aparelho.

 

Quando tudo isso era mato

Mas essa necessidade já foi verdadeira. Antigamente, as baterias eram feitas de níquel-cádmio, que às vezes geravam o “efeito memória” – se o smartphone viesse com alguma carga, era preciso zerá-la e recarregar o aparelho totalmente para que as suas baterias não ficassem viciadas. Interromper uma carga, por exemplo, poderia ser catastrófico e irreversível. 

 

Vida longa ao aparelho

Esse ritual pode já estar fora de moda, mas alguns cuidados ainda devem ser tomados para que a sua bateria esteja sempre no seu auge: não deixe a bateria acabar por completo, não usar carregadores que não sejam originais, evitar usar o smartphone enquanto ele carrega para que ele não superaqueça e se possível, fugir de adaptadores de tomada. 

 

Vocês se lembram dessa recarga de 24 horas? Me contem! 😎

 

51 Comentários
gutopiercing
Expert Level 2
Outros
PT950 Motorola, o famigerado tijolão... e ainda tinha que andar com ele pendurado na cintura, envolto pela capinha de couro que sozinha pesava quase um smartphone de hoje. Meus pais tinham e eu adorava fuçar e descobrir codigos quando criança.
Kamonn
Active Level 3
Outros
Eu lembro demais desse ritual de 24 horas!

Quando eu tive meu primeiro celular, lá no ano de 2002, um Nokia 3310, o mantra do carregamento da bateria seguia a todo vapor: "Primeira carga por 24 horas, jamais carregar se estiver com carga restante..." 🧘🏽‍♂️

Ainda bem que a tecnologia evolui. 🙏🏼

Namastê, íons de lítio! 🔋
Nerrask
Expert Level 5
Outros
Eu lembro de quando tudo era mato 🤣🤣🤣, minha mãe financiou no banco uma linha daqueles primeiros aparelhos que eram verdadeiros tijolos depois veio da Telesp o Baby Celular kkkkk Era de lei deixar celular carregando de um dia pro outro, a pior parte era a ansiedade pra poder mexer nele. Lembro que fiz isso com meu primeiro aparelho Android tbm, era um Galaxy Y Pro. 🥰
RSanchesS
Expert Level 5
Outros
Me lembro muito bem dessa fase. Grande evolução tivemos.
Moratti
Active Level 6
Outros
Como não lembrar dessa época né? Ainda bem que a tecnologia mudou e estamos evoluindo. Agora precisamos de um carregador sem fio à distância, Samsung. Queremos novidades!
eliaberangel
Active Level 3
Outros
Não estou conseguindo comentar na programação anterior
oBardoRJ
Beginner Level 4
Outros
Muito obrigado pela informação, aliás ótimo post 👍 👍
Rojésil
Beginner Level 2
Outros
Como não lembrar dessa época né? Ainda bem que a tecnologia mudou e estamos evoluindo. Agora precisamos de um carregador sem fio à distância, Samsung. A Samsung na Frente.
KeliVard
Active Level 1
Outros
nem fala... carregava durante horas kkkk a ansiedade ficava no nível máximo