Moderadora_Camila
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Oi, comunidade.

 

Sei que o carnaval deste ano foi beeem diferente daqueles que já passaram.  😥


Mas isso não significa que a gente não tenha se divertido, né? Eu tirei esses dias para colocar toda a minha leitura em dia. E vocês, o que aproveitaram para fazer? Descansaram? Jogaram? Assistiram a filmes e séries ou trabalharam?

 

Para homenagear o carnaval de 2021, trouxe 10 curiosidades sobre essa data tão querida pelos brasileiros. Espero que gostem!

Carnaval1 .jpg

Crédito: Reprodução Samsung

 

Boa leitura!

1 - O carnaval surgiu na Roma Antiga, por volta do século 8 a.C. quando os romanos começaram a realizar grandes festas na rua em homenagem ao deus Saturno.

 

2 - Foi no Rio de Janeiro em 1840 que aconteceu o primeiro baile de carnaval do Brasil. A decoração e os trajes da festa foram influenciados pelo carnaval de Veneza, na Itália.

 

3 - A tradição de se fantasiar é um hábito que pegamos emprestado dos romanos. Há milhares de anos eles inventaram a tradição de usar fantasias para celebrar festas que homenageavam os deuses cultuados na época.

 

4 - A primeira marchinha de carnaval foi criada em 1889 por uma mulher! Foi a pianista e regente Chiquinha Gonzaga quem escreveu a letra da canção “Abre Alas”, para o cordão carnavalesco Rosas de Ouro.

 

5 - A primeira escola de samba nasceu no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, no ano de 1928. O nome “escola” foi usado porque na rua onde os ensaios aconteciam funcionava um colégio. 

 

6 - Já os famosos blocos de rua surgiram também na cidade do Rio de Janeiro em meados do século 19, com carros decorados e pessoas – em sua maioria da elite – fantasiadas. O primeiro bloco de que se tem notícia foi o “Congresso das Sumidades Carnavalescas", que foi para a rua em 1855.

 

7 - Em 2020, o número de foliões curtindo o carnaval nas cidades de Olinda, Recife e Salvador foi de 20 milhões. Nesse mesmo ano, só na cidade do Rio de Janeiro foi contabilizado um total de 6,4 milhões de pessoas. 

 

8 - Neste último ano, o carnaval movimentou cerca de R$ 8 bilhões na economia brasileira, sendo o maior valor desde o ano de 2015. 

 

9 - O maior cortejo de carnaval do mundo é o Galo da Madruga, no Recife, que costuma levar para a rua mais de 1,5 milhão de pessoas todos os anos, desde 1995.

 

10 - Já o maior carnaval do mundo acontece no Rio de Janeiro, com mais de 2 milhões de pessoas participando da grande festa. O Guinness World Records, o Livro dos Recordes, oficializou essa informação. 

 


Me contem: vocês sentiram saudade da folia?

 

6 Comentários
Karpov
Active Level 4
Outros
Eu já não era muito folião, não... prefiro estar em paz com a família e amigos.
Um ano sem Carnaval preserva muitas vidas, em vários sentidos.
Desejo que o futuro seja melhor conosco, e que possamos sair dessa melhores do que já fomos um dia como seres humanos.
Moderadora_Camila
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Ah Karpov, falou tudo! E vamos sim, sair dessa bem diferentes viu! 😉

Will5
Active Level 4
Outros
Olá Camila, eu aproveitei muito pra descansar, ver séries e começar a leitura de um novo livro.
vlskd
Beginner Level 2
Outros
aproveiteiparadescasanao.sou
muito.decar.naval
Moderadora_Camila
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Eu também, Will5 ! Uma boa leitura, é sempre muito bom em todos os sentidos! Nos mantém sempre bem informados! Adoorrooo séries também ! Me conta, quais séries assistiu? 

OtavioAlvesC
Active Level 7
Outros
hurruuu
0 Kudos