LéoMarinho
Active Level 3
Opções
Outros

image
Imagem do canal Blodigi


Minha bateria está viciada. Será?

Hoje ouvimos muitas pessoas afirmarem isso quando seu telefone não chega na metade do dia com uma carga, permanecendo mais tempo na tomada. Mas isso tem haver com a bateria ou não? A verdade é que a bateria usada hoje é de Li Ion ou íon de lítio. E Ela não vicia.


Esse termo de bateria viciada vem do século passado quando os telefones ainda usavam a bateria de Níquel cádmio (NiCd), pois ela tinha um problema chamado "efeito memória" que era tipo um "Alzheimer", com um tempo de tantas recargas e muitas vezes por não deixar recarregar até a carga máxima, ela esquecia seu tempo máximo de carga, com isso diminuindo sua capacidade, por exemplo: Ela nova tinha a capacidade de 100%, com o tempo caía para 80%, depois para 60% e assim por diante, sua memória de carga 100% era de acordo com o que ela lembrava, por isso que a carga não durava muito tempo. Isso não acontece com a bateria íon de lítio. O seu tempo de vida é contado por ciclo, a cada 100% de carga, completa um ciclo. 


Segundo as fabricantes essa bateria íon de lítio tem ciclo máximo de 300 a 500, ou seja, só perde a sua capacidade total ao atingir esse tempo de ciclo.

Então por que ela descarrega rápido?

O problema não está nela, mas sim no telefone, os hardwares (Componentes físicos do aparelho: Tela, câmera, processador e etc..) e os softwares (componentes não físicos: Apps, sistema, notificações e etc.) na maioria dos casos são os vilões que fazem ela descarregar desse jeito. Por isso você como usuário precisa estar atento as configurações do seu smartphone e sempre ficar observando as funções que vem consumindo sua bateria. E ao adquirir um smartphone verifique a capacidade da bateria, ver quantos mAh (miliampere hora) ela possui. Saiba que quanto maior for sua mAh, mais tempo uma carga durará. E o que é miliampere? Miliampere é a medida usada para medir a capacidade de acúmulo de carga de uma bateria.


Muitas pessoas acreditam que para recarregar a bateria deve esperar descarregar completamente. E da mesma maneira acreditam que só podem tirar do carregador após chegar ao 100%, isso era fato verídico com a bateria de níquel cádmio(NiCd), mas não é com a bateria íon de lítio, pelo contrário, segundo as fabricantes não é recomendado deixar descarregar por completo, pelo fato de fazer sua bateria ter problemas em seus componentes, danificando-as, por isso a maioria dos smartphones te notificam para recarregar quando chega a 20% para evitar que ela chegue a 0%. E não há necessidade de deixar chegar a 100% para tirar do carregador, como eu havia dito, seu tempo de vida se conta por ciclos, então você pode carregar esse ciclo por partes, vou te dar um exemplo: Carregou 50% e tirou da tomada, depois com 20% colocou para carregar novamente e deixou carregar mais 50%, com isso essas duas vezes completaram seus 100%, isso não interfere na autonomia da sua bateria, você pode carregar quantas vezes quiser sem a necessidade de esperar descarregar ou esperar chegar a carga total para tirar da tomada, podendo tira antes da carga completa. Segundo os especialistas, é recomendável não deixar chegar a 100%, porque quando a carga chega aos 80% já seria o suficiente para tirar da tomada, pois ao continuar carregando, esses 20% a mais exige mais esforço da bateria, com isso podendo raramente gerar algum problema futuro.

E se deixar no carregador mesmo após 100% danifica a bateria? A resposta é não, pois todos os aparelhos vem com um recurso automático que desativa o carregamento quando a bateria atinge os 100%. 

E antes de encerrar este assunto, vou deixar algumas dicas para você poder aumentar a sua autonomia:


Não deixe seu smartphone em temperaturas acima de 40°C, o calor é o vilão número 1 da bateria.


Não use carregadores que não sejam homologados pela Anatel ou original de suas fabricantes.


Ative o modo de economia de bateria, pois ela ajuda a estender mais a carga desativando os recursos em segundo plano utlizados pelos apps e pelo sistema.


4° Diminua o Brilho da tela e ative o bloqueio de tela para menor tempo possível, pois a tela acesa por mais tempo e o brilho no máximo consomem muita bateria.


5° Evite usar papéis de parede animados, eles na verdade são vídeos que ficam reproduzindo em loop, fazendo sua bateria descarregar mais rápido. Dê preferência as imagens estáticas.


6° Desative as buscas por conexões como o wi-fi que quando não está conectado em nenhuma rede e também como o bluetooth que sempre estão procurando por redes para se conectar, com isso exigindo mais de sua bateria. E quando estiver viajando desative a rede do celular ativando o modo avião, porque na estrada seu aparelho também fica em busca constante por sinal da operadora, consumindo bateria. E evite de ficar conectado sempre na rede 4G ou 3G.


Desative a localização quando não estiver usando o recurso, pois quando ativada, os apps que usam esse serviço para te rastrear, ficam a todo momento usando-a.


Desative as notificações de apps não prioritários, daqueles apps que você não usa com frequência.


Sempre mantenha seus apps e sistema atualizado, e quando for atualizar dê preferência a rede wi-fi, ela consome menos bateria do que a rede 4G e 3G.


Saiba mais em 

Blog: https://blodigi.com.br

Canal: https://m.youtube.com/channel/UClWirjsaIVgAW9g2Tlv10OQ


4 Comentários
KauaGalaxyA10
Expert Level 3
Outros
Valeu pela Grandíssima dica Leo 😎
LéoMarinho
Active Level 3
Outros
De nada ✌🏻😀
SaccaA03
Active Level 7
Outros
Fiz a questão de salvar esse post útil que acalmou meu coração
LéoMarinho
Active Level 3
Outros
Muito bom saber que esse post te ajudou.
0 Kudos