EmersonOf
Active Level 8
Opções
Outros
Não é para menos dizer que o sistema de aplicativos personalizado da Samsung, a One Ui, é um dos acertos de sucesso da Sul Coreana e que também é um dos serviços mobile mais favoritos pelos usuários galaxys. Visto por que, graças a essa mobilização proposta pela empresa, a One Ui passou a ser integrada não apenas na categoria mobile, mais em uma adaptação desse sistema One Ui para os relógios inteligentes da marca.

image

O que nos faz pensar em quais caminhos que a One Ui já percorreu e o quão longe o sistema personalizado pode ir levando em conta no conceito que ele proporcionou até agora.

image

A One Ui é uma modificação do Android licenciada pela Google que permite a empresa ter um dos poucos direito de personalizar o sistema operacional aos seus produtos. Isto é, como ter dois sistema operacionais funcionando perfeitamente dentro do código estabelecido e no mesmo tipo de serviço desenvolvido.
 

image

As Primeiras Personalizações do Android Antes da One Ui • Desde 2010 á 2022 🕘
Basicamente a One Ui é um conceito que a Samsung renomeiou para desfrutar do sistema Android características diferentes e elegante do operador de software que entrega uma versão mais leve e mais limpa. Porém assim como o Google, o sistema personalizado da Samsung também ganhou outros nomes revolucionarios que desde então veio mudando conforme a sua época.

image

TouchWiz • Gingerbread ao Marshmallow
Primeira modificação da Samsung Mobile
O primeiro smartphone da família Galaxy que recebeu o TouchWiz foi o modelo S em 2010. Porém a sua primeira aparição feita em 2008 no Samsung Solstice deu início a primeira versão produzida no sistema operacional SOs Samsung.

image

O TouchWiz foi lançado na versão do Android 2.3 em meados de 2010 com algumas melhorias e com um visual diferente da Sos Samsung.

image

Com o passar dos tempos a TouchWiz foi ganhando novas versões como ex:

TouchWiz UX no Samsung Galaxy S3.

TouchWiz Nature UX 5 no Samsung Galaxy S4.

TouchWiz Essence Ux no Samsung Galaxy Core 2 QuadCore.

image

Dados a usabilidade do sistema na época podemos dizer que, a primeira vista o TouchWiz não conseguiu agradar aos fãs ao nível popular, já que muitos usuários reclamavam dos diversos aplicativos pré instalados de fábrica que não poderia ser desinstalado no smartphone.

Logo o fim do sistema personalizado foi encerrado em 2016 no Samsung Galaxy S7 dando uma nova experiência para a sua próxima versão mais moderna e corrigivel.

O TouchWiz recebeu a sua versão 4.1 final no Android 6.0.1 Marshmallow.

image

Samsung Experiênce • Nougat ao Oreo
Segunda modificação da Samsung Mobile
A nova experiência do sistema personalizado chegou no Samsung Galaxy S7 na versão beta da Samsung Experiênce 9.0 em 2016 logo após ter anunciado a substituição do nome do sistema e ter declarado o fim do TouchWiz aos novos modelos.

image

O Samsung Experiênce 9.0 foi lançado no Android Nougat no ano de 2016 e a sua chegada trouxe inovações na tela inicial, aplicativos, temas e nos novos recursos adicionados ao sistema operacional personalizado da empresa.

image

A nova proposta da Sul Coreana no Brasil não teve tantas atualizações quanto teve em outros países. A sua última atualização ficou no Samsung Experiênce 9.5 Android Oreo em 2017.

image

Para os usuários que desembarcavam nessa nova versão personalizada da Samsung, ainda pode se notar um certo receio nessas duas atualizações devido os problemas que a empresa enfrentou no finado TouchWiz. A nova experiência personalizada recebeu acusações dos usuários de estarem rastreando os aparelhos com as devidas funções aplicadas.

No entanto, a Samsung relatou na época que tinha removido o bloatware e os recursos extras que usava a localização do aparelho no Samsung Experiênce e que estava trabalhando no reforço das atualizações de seguranças que mandava para os usuários.

O fim do sistema personalizado aconteceu no ano de 2018 quando foi lançado o Samsung Galaxy S9. O novo sistema mostrava se que era possível trazer um sistema único e eficiente do que seus antecessores, já que a ideia de ser mais velho e maduro cairia bem com seu o tempo.

image

One Ui e One Ui Core • Pie ao Snow Cone
Terceira modificação da Samsung Mobile 
Quando a Samsung anunciou o fim do Samsung Experiênce no modelo S9 a empresa substituiu pela segunda vez o nome do sistema personalizado para One Ui numa atualização beta não concluída feita para os usuários premium e sucessivamente para as demais linhas na versão oficial da One Ui.

image

A One Ui teve a sua primeira edição lançada no Android Pie, em 2018. Já no ano de 2019 a One Ui recebeu a versão 2.0 e foi atualizado para versão 2.5 do Android 10 Quince Tart, em 2020. Desde então a sua versão personalizada vem fazendo parte da nova família Galaxy no Android 11 e 12 até o momento.

image

E assim como aconteceu no sistema TouchWiz, a One Ui também teve nomes e duas categorias de software diferentes para compor os produtos da nova linha mobile ex:

One Ui - Sistema sofisticado; possui mais aplicativos, funções extras e configurações premium.

One Ui Core - Sistema otimizado; possui menos aplicativos, seu visual é limpo e tem menos configurações e funções da One Ui.

image

Atualmente a One Ui 4.1 e 4.1 Core já está rodando na nova versão do Android 12 nos aparelhos Galaxys e mesmo sendo um upgrade tão recente o sistema personalizado tem recebido vários relatórios problemáticos sobre as atualizações de software entre alguns modelos.

São eles ex: Rotações da tela, Sistema de Áudio, Barra de notificações, Alto consumo de bateria, Redes móveis e Wi-Fi, Transações de animações lentas e entre outros.

image

Além disso, a má distribuição de recursos e de aplicativos na One Ui Core trás consigo mesmo uma grande divergência de poucos sentidos entre os próprios modelos constituintes da One Ui desde o seu lançamento. O que vemos na One Ui Core são dispositivos relativamente parecidos ou iguais em questão técnicas com mais ou com menos aplicativos que outros.
 

A mesma ação é reproduzida na One Ui entre alguns aparelhos intermediários.

Ícones Temáticos do TouchWiz e Experiênce
A nostalgia tá garantida no Galaxy Themes
Personalize os ícones do seu Samsung Galaxy para a mesma aparência do TouchWiz ou Samsung Experiênce em sua loja de temas da One Ui. Clique no link que eu disponibilizei na cor azul e vá direto para a loja fazer o download do tema e divirta-se.

image

Separei esses ícones para você testar ou adquirir na versão final no Galaxy Themes. Eai, gostou?


Baixe os ícones do TouchWiz  no seu smartphone!


image

image

Aqui estão os ícones mais recente antes da One Ui disponível gratuitamente na loja do Galaxy Themes.

Baixe os icones Samsung Experiênce  link ao lado.

image

AAAAAAH Agooooraaa nãããooo !!! 😭

Infelizmente chegamos ao fim de mais um tópico apresentado para comunidade. 😫😫😫😫

image



Vejo vocês na próxima, galera!

Deixe os seus comentários abaixo pra a gente dialogar, beleza?


Grande Abraços! 😉

44 Comentários
Catiane4
Active Level 10
Outros
Parabéns pela matéria
EmersonOf
Active Level 8
Outros
Olá, Catiane4. Muito obrigado pelo comentário. 😊

Tenha uma ótima noite e bom final de semana! 💙
Grande Abraços! 😉
KevLev
Expert Level 5
Outros
Essa matéria tá fantástica 💙👏🏻 linha do tempo
EmersonOf
Active Level 8
Outros
Olá, @KevLev. Verdade. Foi exatamente assim que eu me sentir quando estava escrevendo isso. Pura nostalgia!!! 😄 💙

Excelente final de semana!!
Grande Abraços! 😉
JoãoVítor
Expert Level 5
Outros
Tinha um celular da Samsung que a previsão do tempo era muito melhor que a atual, mas não lembro qual versão era. Só sei que era realista, e quando estava tendo tempestade, mostrava um raiozinho ️caindo.
A One UI de fato é melhor, mas muitos aplicativos deixaram o realismo de lado para adotar o minimalismo.
EmersonOf
Active Level 8
Outros
Olá, @JoãoVitor. Eu me lembro dessa previsão do tempo, também quando eu tinha um Samsung Galaxy Y na versão 2.3 do Android. Na época a previsão era bem realista mesmo, havia cenários para chuvas, sol e tempestade. Eu tinha um vício de manter a previsão atualizada só para ver a imagem de cada clima no app. 😄

Depois a samsung mandou uma atualização de software que estava prestes a mudar todo o visual do aplicativo. Uma pena não ter continuado com aquelas imagens realistas do clima! 🥺


Um excelente final semana !!!
Grande Abraços! 😉💙
JoãoVítor
Expert Level 5
Outros
Também adorava, principalmente em dias chuvosos. A Samsung deveria trazer de volta essas animações no app de clima, claro que mantendo a essência da One UI.
Porém acredito que seria impossível isso acontecer atualmente tendo em vista que a Apple trouxe animações de condições climáticas no IOS15, e a Samsung trazer de volta essas animações teria uma má visibilidade do público.SmartSelect_20220521-204143.gif
EmersonOf
Active Level 8
Outros
Concordo! Desde o lançamento do Android 11 eu tenho usado a tela edge para ver de forma intuitiva a previsão do tempo, pois não me acostumei ao widget na tela sem nenhuma animação. Agora não é impossível eles trazerem de volta aplicação tendo em vista que isso já esteve na Samsung nessa versão antiga do sistema, então não seria problema. Acho que a mudança acontece no mesmo instante que o aplicativo de previsão do tempo (Accuweather) escolhe busca atrações diferentes para a versão do Android. 1653181591031.gif
0 Kudos
MaryJane2021
Expert Level 5
Outros
Boa matéria. Tudo detalhado.