MárcioMarosti
Expert Level 5
Opções
Geral
Olá, prezados Members!!

Li numa postagem recente de um Embaixador que nossa comunidade do Samsung Members Brasil tem 15 milhões de usuários. Número para lá de expressivo!! Pois bem, quantos membros, desse total, de fato, participam de forma espontânea? Infelizmente, uma parcela bem pequena. Há um tempo atrás fiz essa mesma reflexão numa outra postagem e questionei a falta de engajamento, de motivação, e sugeri formas de incentivar uma maior participação. Coincidência ou não, tempos depois o Big Fan foi lançado.

A proposta do Big Fan, de motivar os membros a interagir, continua como uma excelente alternativa, senão a melhor do Samsung Members, inclusive pelo fato da premiação. Afinal, quem não quer ganhar mimos da Samsung??

Todavia, minha reflexão aqui é outra, mas que tem relação com o Big Fan: o que realmente movimenta a comunidade? Penso que a Galeria se tornou o principal atrativo. É um espaço que se assemelha ao Instagram, porém, ao meu ver, bem mais interessante. Nela os Members têm a oportunidade de compartilhar fotos, vídeos, curtidas e comentários. São fotos e vídeos feitos por dispositivos Galaxys. Creio que essa "instagranização" valoriza mais ainda a comunidade, consolidando a marca como uma alternativa às demais redes sociais. No meu caso, prefiro o Samsung Members às outras redes sociais, que aliás não tenho paciência... rsrsrs.. Então, por que não valorizar também esse tipo de espaço, de interação da Galeria? Nas regras do Big Fan, por exemplo, a pontuação para soluções aceitas é maior do que as interações na Galeria. Sejamos justos, soluções não movimentam a comunidade!! Embora sejam importantes.

É isso, gostaria de compartilhar essa reflexão e deixar o espaço para outras reflexões.
21 Comentários
asiam
Active Level 7
Geral
Boa reflexão.

E parabéns pelo texto, excelente. 👏🏼👏🏼👏🏼
MárcioMarosti
Expert Level 5
Geral
Obrigado 😉😉
dfcPE
Active Level 8
Geral
De que adianta se a contagem da pontuação é uma fraude? Perca seu tempo não, jovem.
GlorinhaBand
Expert Level 5
Geral
Gosto do Big Fan, já fui contemplada algumas vezes com voucher do Ifood e da RCHLO , o que mais gosto da comunidade é a forma de interagir seja postando solucionando e perguntando, mas acho que as pessoas estão mais preocupadas em ganhar, e quando não ganham acham que falta transparência por parte da Samsung. Tudo bem algumas vezes falta mesmo, e alguns concursos são ou parecem que é marmelada. Temos sempre fé que vamos ser contemplado nesse ou naquele concurso/desafio. Eu sempre vou participar ganhando ou não, as vezes fico decepcionada? Sim ... But keep going! Na próxima será minha vez!
MárcioMarosti
Expert Level 5
Geral
Penso a mesma coisa. Independente de haver prêmios ou não, vou prosseguir participando, pelo simples motivo de que gosto das interações do Samsung Members.
AlexandreHol
Expert Level 5
Geral
Juro que ia fazer essa postagem hoje, cheguei a escrever mas apaguei. Agora estou no almoço. Mais tarde ao sair do trabalho vou dar minha opinião.
MárcioMarosti
Expert Level 5
Geral
Aguardamos sua opinião, Alexandre 😉😉
AlexandreHol
Expert Level 5
Geral
Então, infelizmente acho que big fan chegou em uma situação em que a quantidade ficou mais evidente que a qualidade.

É um desespero para curtir qualquer coisa, digo, por exemplo, de comentários em posts, é surreal ver uma pessoa curtir um comentário com um simples "parabéns". Olha que não estou falando do autor do post. E isso acontece muito, vi que curtiram coisas que escrevi em tópico de outras pessoas a mais de 1 mês, isso no caso do big fan deveria gerar desclassificação na hora, típica atitude de quem quer floodar.

Um outro ponto que merece atenção é o uso descabido de I.A para dar a solução, chega a ser bizarro, pois todas apresentam uma mesma estrutura, por tópicos, tudo muito bem elaborado.
Ainda nesse tópico, é evidente que quem passa mais tempo aqui terá chance de pontuar mais, deixando de lado, pessoas que trabalham/estudam que também contribuem para a comunidade.

Quanto as fotos, acho que essa sim, pode ser uma solução de nova pontuação do big fan, mas não seria qualquer foto e sim as mais votadas no período da promoção, sei que isso poderia causar certa semelhança com as promoções de certos temas, mas nesse caso, sendo livre, acho que quem realmente gosta de fotografar iria se esforçar para fazer fotos dignas do premio, sem contar que essas fotos poderiam até ser usadas pela Samsung para demonstrar o poder dos smartphones.

Em suma, boa parte fica aqui só pelo prêmio, vi isso durante o hiato entre o último big fan e esse atual, quem ficava aqui direto, simplesmente sumiu. Isso no meu ponto de vista não é interagir, interagir é estar aqui sempre, independente de ter prêmio ou não.
Garanto que se o big fan acabar, boa parte da galera vai deixar de participar do members, essa é a verdade.
MárcioMarosti
Expert Level 5
Geral
Excelentes considerações. Parabéns, pois você tocou em pontos que realmente devemos nos atentar. Espero que a moderação leia todas as sugestões que estão acontecendo na comunidade. Acredito que todas elas devam servir como possíveis melhorias, não apenas para as promoções, como do Big Fan, mas também para o Samsung Members como um todo. Obrigado pelo seu comentário, amigo, e um ótimo dia para todos nós 🙏🏻🙏🏻