Moderadora_Camila
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Olá, galera.

 

Vocês, os mais jovens desta comunidade, já se perguntaram como as pessoas se localizavam antigamente, quando ainda não existia o GPS? Pois eu já! 😂

Então, decidi fazer uma pesquisa e achei o assunto tão interessante que resolvi compartilhar aqui com vocês.

 

Espero que gostem! Boa leitura.

 

fr.jpg

Crédito: Imagem reprodução Tenor

 

O mapa milenar

O mapa mais antigo do mundo foi encontrado na região onde hoje é a Turquia e tem mais de 8 mil anos de existência. Mas, apesar do esboço ser muito antigo, historiadores acreditam que foram os egípcios – e não os mesopotâmios – os primeiros a realmente dominar a arte da cartografia. O mapa é a primeira forma de geolocalização reconhecida pelo homem. 

 

Ciência em todas as partes

No século IV a.C., os chineses desenvolveram, por meio da astronomia e da posição dos meridianos terrestres, um globo para ajudar as navegações. Enquanto isso, na Grécia, a matemática e o sistema solar auxiliavam os gregos a confeccionarem mapas bem precisos. Centenas de anos depois, no século V, uma invenção turca ficou conhecida em várias partes do mundo, revolucionando a maneira de se localizar. Chegava a era da bússola.

 

Cada vez melhor

A cartografia, um sistema mais complexo de mapas, se tornou popular em 1500, época das grandes navegações e da expansão das rotas europeias de comércio. Esse modelo foi se modernizando e, no século XIX, já era possível determinar a distância em milhas. Com o tempo, os mapas foram ficando cada vez mais exatos.

 

Nascia uma estrela

Muita gente não sabe, mas o GPS, sigla de Global Positioning System, foi inventado há bastante tempo, na década de 1960, pelo departamento de defesa norte-americano. Com ele foi possível, pela primeira vez, determinar condições atmosféricas e o posicionamento das pessoas em tempo real. Porém, o GPS ainda estava longe de se tornar um sistema popular – o que só foi acontecer com a expansão da internet. 

 

Quem tem boca vai a Roma 

De lá para cá, até os anos 2000, as duas maneiras mais comuns para alguém conseguir se localizar, viajar e encontrar endereços eram: os mapas e o boca a boca. Mas não era fácil: os mapas eram gigantes, com letras e desenhos muito pequenos, porém precisos. E se engana quem pensa que essa arte está morta. Ela ainda é o GPS de muita gente.

 

Alguém aqui já viveu nessa época e se lembra disso?

 

er.gif

Crédito: Reprodução Tenor

 

5 Comentários
CaioGama
Expert Level 5
Outros
Muito interessante o conteúdo! Hoje eu dependendo muito do meu GPS, se não fosse por ele...Kkk
BrunoRocha
Expert Level 5
Outros
Ainda bem que temos o GPS mas algumas vezes é necessário o boca a boca mesmo, ir pelas referências 😄
VisintSs
Expert Level 5
Outros
Que legal essa publicação Moderadora_Camila‼️

Comigo funciona só o quem tem a boca vai a Roma rsrs. Só que tem umas explicações que fazem a gente se perder do encontrar. 😂😂😂
Will5
Active Level 4
Outros
Muito massa esse post. Fico imaginando que eu jamais daria conta de viajar em tempos antigos, me perco as vezes até com o GPS hahhahaha
0 Kudos
Karpov
Active Level 4
Outros
Em meu veículo, o GPS é obrigatório rsrsrs
0 Kudos