Moderadora_Camila
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Olá, galera!

 

Vocês se lembram quando a única maneira de fazer vídeos era com uma filmadora? Aposto que tem gente aqui que ainda se recorda da época em que esses aparelhos eram pesados e usavam fitas cassetes para gravar as imagens. 

 

Bom, de lá para cá, a tecnologia evoluiu muito, e hoje é possível fazer vídeos de altíssima qualidade usando apenas um smartphone e nada mais. Até mesmo produtoras de cinema e profissionais do audiovisual estão usando celulares para gravar filmes. Sim, longas-metragens captadas com um smartphone.

 

Parece até mentira, né? Mas eu posso provar! A equipe de produção do The Tonight Show, estrelando Jimmy Fallon, gravou um episódio completo do programa nas ruas de Nova York com o Galaxy S10+. E ainda deram dicas de como gravar seus próprios vídeos de qualidade pelo seu celular com dicas dos profissionais.


Confiram!

 

Moderadora_Camila_0-1617287761434.png

 

1 - Aproveitem o tamanho!

Primeiro, livrem-se do peso – literal e figurativamente. Se vocês já têm um smartphone com câmera de qualidade, já estão prontos para começar. Como vocês não precisam se preocupar em lidar com equipamentos de câmera pesados, aumentem suas listas de cenários e incluam lugares confortáveis onde normalmente seria muito difícil filmar. Vocês podem até usar os celulares dos seus amigos para ter mais câmeras, ângulos diferentes e histórias mais íntimas. A natureza portátil do Galaxy S10+ permitiu que a equipe do Jimmy Fallon filmasse em um táxi apertado e apoiasse os celulares nos balcões da cozinha do restaurante italiano Rao’s para mostrar os bastidores de como fazer almôndegas.

 

Moderadora_Camila_1-1617287878653.png

 

 

2 - Sejam criativos com as perspectivas.

O ponto de vista – ou como o público sente seu projeto visual – é essencial na filmagem. Mudar a lente da câmera pode mudar o ponto de vista para levar seu observador às jornadas de outros personagens ou mostrar a mesma cena de uma forma completamente nova. Por exemplo, lentes embutidas de smartphones como a ultragrande-angular ajudaram a equipe do The Late Night a aproveitar ao máximo seus lugares favoritos da cidade capturando todo o cenário exatamente como eles viam pessoalmente, mesmo em lugares apertados.

 

“Ter uma lente ultragrande-angular é muito útil. Você pode chegar muito perto e capturar grande parte do ambiente.”

– Chris Tartaro, diretor

 

3 - Fotografe como um profissional.

Já perceberam como os movimentos das câmeras são suaves nos seus filmes favoritos? Não há motivos para vocês não conseguirem fazer o mesmo. Estabilizar filmagens tremidas é uma forma de fazer um filme de baixo orçamento parecer mais cinematográfico e tecnológico. Apesar de a equipe do The Late Night ter usado vários estabilizadores DJI para ter mais estabilidade ao filmar com uma mão, algumas configurações da câmera como modo Super Steady do S10+ podem ajudar a suavizar cenas tremidas.


“O modo Super Steady é um ótimo recurso para qualquer interessado em fazer filmes ou curtas melhores no celular.”

– Chris Tartaro, diretor

 

4 - Junte tudo com um aplicativo de edição de vídeos.

Agora vem a parte divertida: criar o produto final. Por sorte, aplicativos de edição de vídeos como o Adobe Premiere Rush facilitam o carregamento da filmagem do celular, a edição e o compartilhamento nas redes sociais em qualquer lugar (sem precisar transferir para o computador). Não se esqueçam de colocar os seus toques pessoais no vídeo brincando com os diferentes efeitos, mudando algumas cenas para preto e branco ou destacando qualquer coisa que possa mostrar melhor a essência dos seus sets e suas histórias.


Vocês podem conferir o vídeo dessa experiência clicando aqui.

97.gif

Crédito: Reprodução Tenor

Gostaram das dicas, Comunidade? Vocês costumam fazer vídeos mais longos com os Galaxys de vocês? Me contem!

10 Comentários
Outros

Ótimo post modera..

LucasIgnacio
Active Level 8
Outros
Ótimas dicas heheh
RSanchesS
Expert Level 5
Outros
Smartphones mil em um utilidades. Excelente publicação 👏🏼
CrisMelos
Beginner Level 3
Outros
Excelente conteúdo
LuizBocao
Expert Level 5
Outros
Texto muito bom com ideias legais de produção fotográfica.
gutopiercing
Expert Level 2
Outros
Ja faço isso ha algum tempo, os smartphones são uma mão na roda!!! 🎬🥰💙
EnricoSB
Active Level 7
Outros
Realmente, agora que tenho um smartphone decente como o M31, estou redescobrindo a fotografia com ele e tenho deixado a minha Sony SLT-A77 descansando. Para vídeo ainda não me aventurei pra valer, mas vejo a facilidade de movimentos e possibilidades que o smartphone proporciona. Comecei a trabalhar em vídeo produção lá por 1998, com VHS, S-VHS e depois HI-8, DIGITAL-8 e DV. As câmeras de ombro eram pesadas e grandes, depois vieram as handicams e agora eu diria as "palmcams"! Pude viver toda esta transformação!
Dartjunior
Active Level 3
Outros
Que top... Já gostei do Post... Muito bom
0 Kudos
dudapaz
Active Level 1
Outros
amei as dicas
0 Kudos