FelipeAldenir
Expert Level 1
Opções
Outros
Cuidado! Wallpaper malicioso pode brickar e inutilizar smartphones Android

Sabemos que vez ou outra alguns smartphones são afetados por bugs inexplicáveis. Geralmente, os problemas se tornam mais notáveis quando são relatados em iPhones. Contudo, desta vez o alvo são os aparelhos com Android. De acordo com o conhecido e confiável Ice Universe, um simples wallpaper está sendo o responsável por travar diversos smartphones Android , principalmente os da Samsung. Até o momento, não se sabe o que vem causando o bug, mas ele pode pegar muita gente desprevenida. Ao baixar a imagem (JPG) e salvar na galera, nada acontece. Contudo, o aparelho começa a piscar a tela assim que a imagem é definida como papel de parede. Esse loop acaba inutilizando o dispositivo.


"ATENÇÃO!!! Nunca defina esta imagem como papel de parede, especialmente para usuários de celulares Samsung! Isso causará uma falha no seu telefone! Não tente! Se alguém lhe enviar esta foto, ignore-a."

Segundo relatos de diversos usuários, a simples reinicialização não resolve o problema. Assim, o usuário precisará redefinir seu smartphone ao padrão de fábrica, algo que pode ocasionar a perda de dados e informações. Veja no vídeo abaixo que a imagem também afeta outros smartphones, como o Google Pixel 2.

Após a publicação do problema no Twitter, alguns usuários relataram que ele não afeta smartphones da Huawei ou da OnePlus. Além disso, o Ice Universe descobriu outro ponto curioso do bug:

"Quando fiz o upload da imagem original para o Weibo, descobri que sua cor foi alterada (direita). Nesse momento, a imagem se tornou inofensiva, mas quando carregada no twitter, a imagem original não muda de cor e ainda é prejudicial. Por isso, suspeito que possa estar relacionado à gama de cores. Em outras palavras, o Weibo processou as fotos e retirou os metadados nocivos. Mas o mecanismo do Twitter para processar fotos é diferente do Weibo."

Por enquanto, o Google ainda não se manifestou sobre o assunto. Por isso, alertamos que você tome muito cuidado e não use a imagem como papel de parede . Além disso, caso a receba por mensagens, recomendamos que a ignore.

5 Comentários
CelsoCorreia
Active Level 10
Outros
Obrigado pelo aviso...
JoãoVítor
Expert Level 5
Outros
Muito obrigação pela informação Felipe! É sempre bom ficar atento.
Joseboy
Active Level 6
Outros
Eu vi isso tenha cuidado
também tenha cuidado com APK malicioso se você instalar ele apaga tudo que você tem e tem alguns que reinicia seu celular do zero
Moderadora_Aline
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Olá, FelipeAldenir . Tudo bem? Ótima dica para todos os usuários. Parabéns!

FelipeAldenir
Expert Level 1
Outros
obrigado
0 Kudos