Para melhorar a qualidade e potência do som no seu celular Android, existem alguns aplicativos de equalização de áudio que podem fazer uma grande diferença. Um que gosto bastante é o Wavelet, principalmente se você usa fones de ouvido, pois ele ajusta automaticamente o áudio para diferentes modelos e ainda permite ajustes manuais com um equalizador paramétrico bem completo. Outro que vale a pena experimentar é o Poweramp Equalizer, que considero um dos mais completos para Android. Ele tem diversas opções para ajustar graves, agudos e efeitos sonoros, o que realmente permite uma personalização detalhada. Para quem prefere algo mais simples, mas ainda assim eficiente, o Equalizer FX é uma boa escolha, oferecendo um equalizador de cinco bandas e efeitos de virtualização. Agora, se você estiver disposto a fazer root no dispositivo, o Viper4Android é sem dúvida o mais avançado. Ele permite ajustes de áudio profissionais e oferece um controle profundo sobre o som. Na minha opinião, a escolha depende do que você está procurando em termos de personalização e facilidade de uso, mas todas essas opções podem melhorar bastante a qualidade do som no seu celular.
Em relação ao desempenho de fones de ouvido com compatibilidade tecnológica, tenho um fone do meu tablet, modelo 'FE'. Também possuo um fone de ouvido da marca Baseus, modelo TWS Bowie M10 ANC, que se destaca pelo excelente desempenho, especialmente quando utilizado com aplicativos de equalizador. Esses aplicativos melhoram ainda mais a qualidade de som, tornando o fone, que já é ótimo, ainda mais satisfatório. Vale destacar que os fones da Samsung também apresentam ótima qualidade.