Sionkob
Expert Level 1
Opções
Outros
A Galaxy Store é a loja de apps da Samsung e que vem instalada em todos os celulares dela desde 2010, ela é cheia de aplicativos e jogos para podermos instalar, mas será que dá pra substituir a velha Play Store pela loja da Samsung? É isso que eu resolvi testar, eu tentei deixar a play store um pouco de lado para me aventurar na loja da samsung por uma semana e agora eu tenho o meu veredito, e hoje vou contar a minha experiência com a Galaxy Store e coisas que eu percebi nessa loja.


image
A Galaxy Store é a loja da Samsung, nela podemos instalar novos apps ou receber atualizações de apps da Samsung que estão pré-instalados em nossos aparelhos.

Interface e aplicativos

Quem já usa celulares Samsung a muitos anos sabe que a Galaxy Store já passou por várias mudanças, desde nome até a interface, ao longo desses 11 anos ela melhorou muito seu design, se tornando mais amigável ao usuário, ela tem o design da OneUI (interface que foi lançada no Android 9) e sendo separada pelas abas "Jogos" e "Aplicativos".


image


image

porém não é só de design que uma loja de apps se sustenta, ela precisa ter pelo menos os apps mais famosos disponíveis para o usuário, e nisso a Galaxy Store decepciona muito, ao pesquisar pelo Whatsapp você não encontra nada relevante, apenas alguns apps bastante duvidosos (acostume-se com isso, pois é o que você mais vai encontrar por aqui, como você verá ao longo do post), ao buscar pelo Instagram, a situação é favorável ao usuário, você encontra o Instagram na Galaxy Store (desatualizado, porém encontra).


image
A versão do Instagram da Galaxy Store está desatualizada há 1 ano, isso pode trazer problemas como a falta de recursos e bugs.

No caso do Facebook a situação é a mesma do Whatsapp, apenas apps duvidosos aparecem, isso é um problema, imagine essa situação: Se a Samsung fosse proibida de usar os serviços do Google (como a situação atual da Huawei) e ficássemos dependendo apenas dos apps da Samsung em nossos aparelhos, teríamos grandes problemas para instalar aplicativos se dependêssemos apenas da loja virtual da Samsung, muitos apps básicos e essenciais não estão disponíveis na loja, seríamos obrigados a buscar outros métodos para instalar esses apps ou nos contentar em usar o site do aplicativo (se disponível), a situação atual da Galaxy Store mostra que a Samsung não está interessada em melhorar a sua loja virtual, está abandonada e lotada de apps duvidosos, parece que a segurança dos dados do usuário não é o foco da Galaxy Store, e sim que o foco principal dela é que a Samsung consiga disponibilizar atualizações de seus apps e serviços (alguns desses apps são completamente inúteis para o usuário, são bloatwares), é uma pena ver uma loja virtual que já está no mercado a anos não ter aplicativos básicos e a própria empresa não parece demonstrar interesse em fazer essa situação mudar, a loja tem potencial para ser uma alternativa à Play Store dentro do ecossistema Samsung mas infelizmente a loja encontra-se abandonada. Mas você ainda pode encontrar os apps oficiais do Twitter e do TikTok (ambos desatualizados perante a versão da Play Store).

Galaxy Store e apps maliciosos e falsos

A situação da Galaxy Store é tão grave que alguns apps maliciosos que foram removidos da Play Store ainda estão disponíveis na loja da Samsung, como por exemplo o Clean Master, um app para "otimizar" o smartphone que é da desenvolvedora chinesa Cheetah Mobile, essa desenvolvedora foi banida das lojas do Google e da Apple em 2018 por seus apps estarem infectados por adwares e também por fraudes envolvendo redirecionamento de anúncios, e mesmo com todos esses escândalos, o app da Cheetah Mobile está na loja para qualquer um instalar, com nota 4,5 inclusive.


image
O Clean Master ainda está disponível na Galaxy Store, o que é um grande risco para o usuário, parece que a Samsung não é muito criteriosa para deixar um app entrar na Galaxy Store.

Também é possivel encontrar vários apps falsos na Galaxy Store, como por exemplo, buscando pelo app CamScanner na loja eu me deparei com esse aplicativo, que deixa bem claro que é um app falso e foi completamente mal feito, me pergunto como esse aplicativo foi aprovado para entrar na loja.


image

Apps com desenvolvedores diferentes

Isso é algo que eu só percebi depois de usar a loja por um tempo, alguns apps tem desenvolvedores diferentes comparando com a Play Store, o que passa uma impressão ruim, dá um pouco de medo instalar esses aplicativos pela Galaxy Store, após eu perceber isso eu parei com o teste por questões de segurança e desinstalei todos os apps que instalei por lá, aparentemente, esses apps com desenvolvedores diferentes são clones da versão da Play Store, alguns exemplos de apps com desenvolvedores diferentes são:

Bitmoji:

image

ColorNote:

image

Aliexpress:

image

Existem muitos outros apps com desenvolvedores diferentes, não é recomendável baixar esses apps, faça por sua conta e risco.

Jogos na Galaxy Store

No caso dos jogos, a situação não poderia ser melhor, existem muitos jogos pra você baixar no seu celular, até mesmo os jogos mais populares como o Garena Free Fire, o PUBG Mobile ou o Wild Rift, quando você clica para instalar algum jogo, você é redirecionado para o Game Launcher para instalar o jogo, esse é um dos únicos pontos positivos da Galaxy Store, a alta quantidade de jogos disponíveis. 

Conclusão

Depois de ter usado a Galaxy Store por alguns dias eu posso dizer que definivamente não, não dá para substituir a Play Store pela Galaxy Store e você não deve sequer tentar instalar algo por lá, faltam apps básicos e está repleta de apps duvidosos e falsos, alguns até mesmo tem malware, não recomendo que utilizem essa loja a não ser que seja para atualizar os apps da Samsung, pois os outros apps disponíveis não passam tanta confiança. É uma pena ver que a Galaxy Store está completamente abandonada e a Samsung não se interessa em melhorar a loja, a alta quantidade de apps falsos, clones de outros apps e apps com malware mostram que a Samsung não é criteriosa ao selecionar os apps que entrarão para a loja, a Galaxy Store tem potencial mas a Samsung não explora, espero que no futuro a situação da Galaxy Store melhore, pois por enquanto, não dá pra confiar naquela loja.
6 Comentários
Junior0734
Expert Level 1
Outros
Sim, muitos apps e facilidades ainda não existe na loja oficial da Samsung, por isso que eu uso os dois normalmente.

Sobre a questão da Samsung não ter vínculo com a Google inc no futuro.

Provavelmente, a Samsung irá mudar do sistema Android para o sistema Tizen (já presente em seus relógios inteligentes e smart TV's) em seus smartphones.

Eu acredito e penso que a Samsung não criou a loja dela para substituir a Google play store, afinal, seus smartphones são dependentes do sistema Android e dos desenvolvedores desta tecnologia, por consequência, esses dev's estão mais na Play Store.

Sobre a segurança e apps suspeitos, até na Play store tem isso, é inevitável, sempre terá alguém (dev) por meio de apps dentro das lojas querendo enganar as outras pessoas, infelizmente.

Por exemplo, se não tivesse a loja Samsung de aplicativos, não teríamos o app Samsung music mais disponível, já que não tem mais lá na Play store da Google.
Sionkob
Expert Level 1
Outros

realmente, se a Samsung perdesse o vínculo com o Google eles poderiam usar o Tizen (já tentaram fazer isso alguns anos atrás, foi um completo fracasso), apps falsos existem em todas as lojas, mas a da Samsung você encontra esses apps com muita facilidade, tem apps com malwares na loja que ainda estão disponíveis na loja, isso existe em todas as lojas, mas normalmente as empresas removem esses aplicativos, coisa que não acontecem na Galaxy Store, isso me preocupa bastante, por enquanto a Galaxy Store ainda não é muito confiável, a Samsung deveria cuidar melhor disso.

Junior0734
Expert Level 1
Outros
Errado não está, ainda bem que eu só uso pra atualizar os apps oficiais da Samsung somente como os nativos e outros da própria marca.
0 Kudos
Outros
Infelizmente malwares a playstore tbm tá lotada, mas esses nomes diferentes é pq na Galaxy Store aparentemente se utiliza a empresa que registrou o app, por exemplo a Bitstrips Inc. é a desenvolvedora do Bitmoji e o TaoBao é um dos sites de vendas da Alibaba, idêntico ao aliexpress porém o estranho é que ele é voltado para a China.

Excelente post 👏🏻👏🏻👏🏻💙 muito bom Sionkob e Time Energia eim 💙1738 [Recuperado] (2)_81762.jpg
Kaique_
Active Level 6
Outros
É como se a Galaxy Store não tivesse uma curadoria e simplesmente deixasse esses clones de apps e apps obviamente maliciosos na loja
JoãoVítor
Expert Level 5
Outros
A Galaxy Store atualmente é salva pelo motivo de sustentar os aplicativos da própria Samsung, como o caso das atualizações do Samsung Checkout, Samsung core services, SmartThings Framework, MDE Service Framework, Bixby (Bixby vision Framework) dentre outros que são essenciais para o funcionamento de aplicações e não são encontradas na Play Store.

Caso a Samsung tenha interesse em investir na própria loja de aplicativos, ela deve criar uma proteção de aplicativos em tempo real, que verifica os aplicativos assim como o Play Protect da Play Store, e o principal é convencer e convidar os maiores desenvolvedores a conhecer e dar uma chance a Galaxy Store.
Vi que por lá há muitos aplicativos da Microsoft e Adobe o que por si para produtividade já está bom, sobre redes sociais fica o fracasso, não há Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, e nesse aspecto fica pecando, haveria de entrar para a Galaxy Store também os bancos/banco digitais, Carteira digital e instituições financeiras, como é o caso que lá peca por absolutamente não ter nenhum: Itaú, Bradesco, Santander, Caixa, Banco do Brasil, Next, Inter, Neon, Nubank, Banco Pan, C6 Bank, PayPal, PicPay, Pag Bank e banco original.
Aplicativos de delivery, Streamings e táxis, e iria já começar a ser um começo de concorrente a Play Store já que os principais desenvolvedores estariam ali presente. Sobre jogos, a variedade que tem não seria um problema.