Gostaria de saber se os usuários do modelo de notebook Galaxy Book S já fizeram a tentativa de dual boot com Ubuntu e Windows. Tenho o interesse de fazer essa instalação mas tenho receio de perder a eficiência dos sensores (que já não é boa).
Caso seja um modelo com 2 GPUs (integrada e dedicada), aconselho deixar o Windows e criar uma VM do Ubuntu com GPU passtheough para ele. Vai evitar de eventualmente o GRUB brigar com o Windows Loader e vice versa, fora que se estiver com secure boot e TPM ativados, você terá que assinar o Ubuntu com suas chaves de criptografia.
Esse modelo só tem GPU compartilhada. Ele tem um slot para cartão de memória, será que funcionaria com a instalação no microsd sem criar o Grub na inicialização?
Não sei como é a BIOS desse notebook e se ele tem capacidade de bootar por um SD direto do slot. Eu já tive problemas com o Ubuntu (e qualquer flavor dele) nas versões antes da 20.04 onde mesmo você settando na instalação onde você queria que instalasse o bootloader, ele sobreescrevia o Windows Bootloader, onde a única solução para o Ubuntu não tocar numa partição do Windows era remover fisicamente o armazenamento onde o Windows estava ou desmarcar a flag boot da partição EFI do Windows na hora de particionar. Isso era um known bug que persistiu por muitas versões, não sei como está hoje pois mudei de distribuição. Também há o fato da performance de um SD para comportar um OS, normalmente não fica com uma boa resposta do sistema a não ser que use um SD muito veloz, o que acaba ficando mais caro que um SSD atual.
O notebook tem slot M.2 disponível? Caso tenha e ele aceite o protocolo NVME, aconselho comprar um SSD NVME, aproveitar que o preço dos SSDs não subiu tanto quanto outros componentes.