EmersonOf
Active Level 8
Opções
Geral
O HDR veio pra ficar e não é atoa que hoje essa tecnologia é uma das tendências que tem aparecido bastante nas TVs "gigantes" consideradas as novas gerações de telas de cinema dentro da nossa querida casa. Mais para os celulares, essa tecnologia nem sempre pode vim integrado nas telas dos smartphones, devido alguns fatores que colaboram às empresas, como a Samsung em não optar colocar em seus modelos menos refinados.

image

Olá, Members! Já faz um bom tempo que eu não escrevo artigos sobre tecnologias para a comunidade e desta vez eu quero falar sobre um assunto que eu gosto muito de ver, mais que também me incomoda bastante em outros aspectos desde que eu passei a fazer parte da família Galaxy plenamente com o meu M21s.

Observações Importantes:
Ainda falando sobre o HDR, eu quero aproveitar para iniciar a nossa conversa dizendo que:

"O celular que eu estou usando de referencia nesse tópico é o Galaxy M21s que é um bom intermediário, mais ainda sim é bastante limitado a One Ui completa dos modelos mais caro da Coreana."

Portanto, pode ser que você tenha mais funções no seu aparelho que eu não falei aqui e por isso eu já peço desculpas diante mão dessa circunstâncias.

image
Para Que Serve o HDR?

image

De uma forma simples, o HDR é uma tecnologia que traz uma imersão de cores mais vibrantes e brilhos muito intensos da tela do aparelho que você estará assistindo. O HDR deixa os campos de visão mais detalhados e mais aproveitado de certa forma que o usuário vai acompanhando a imagem.

image
Videoclipe: Katy Perry, Roah!

Olhando os exemplos da imagem, podemos observar que as cores e a iluminação da mesma aumentam drasticamente que faz parecer que a imagem sem HDR estaria "quase" em preto e branco. Porém não é verdade! Todas as duas versões possui cores. Logo há diferença está no HDR que foca no grau de detalhes já existente da imagem.

Veja outro exemplo:

image

Que demais né! É inegável a quantidade de cores e detalhes que podemos aproveitar com o HDR ativo, members!

Para os smartphones a experiência pode ser melhor aproveitada com as versões com Super AMOLED ou AMOLED para dar um Up na imagem que ele vai entregar. O que não impedi de ser vista de bom agrado também em telas tradicionais de mercado.

image
Como Eu Posso Assistir Vídeos em HDR?

Como eu disse acima, para assistir vídeos em HDR é necessário ter um aparelho adequado para funcionar este suporte, do contrário o vídeo não vai ser reproduzido nesta categoria.

Como eu posso saber se meu celular tem HDR?
A primeira maneira de descobrir o HDR no seu smartphone seria abrindo o YouTube e pesquisando por vídeos em formatos de HDR.

image

Em um canto direto da superfície superior, você poderá filtrar a pesquisa para encontrar os conteúdos desse segmento clicando nos três pontinhos que vai aparecer quando você digitar.

Ao clicar, deve selecionar a opção "HDR" e depois em "Aplicar" para uma nova sugestão de pesquisa de vídeos no aplicativo.

image

Em seguida selecione o vídeo que deseja ver e verifique nas configurações do vídeo:

Selecione a qualidade do vídeo e por fim escolha a qualidade exata da sua tela, conforme a sua resolução. No meu dispositivo eu escolhi o Full HD para valorizar a sua resolução padrão.

Exemplo:

YouTube App:
(Print registrado da tela do SamGalaxyM21s, Android 11)
image

A outra forma de descobrir o HDR no seu Galaxy é usando o aplicativo "HDR Display Check"

image
Disponível no Google Play Store.

Quando você abrir o aplicativo, o mesmo irá reconhecer em instante o modelo que possui e se o usuário tem ou não HDR no celular, assim como os seus derivados recursos.

Um exemplo é o meu Samsung Galaxy M21s que está com a opção de HDR acessa em verde, mostrando que possui realmente a função, mais que fica de fora o HDR Dolby Vision posicionado em vermelho no meio dessas informações.

image

image
Cores em cinzas nos Vídeos

Navegadores de Internet, Youtube e mais podem de repente mudar os contraste de cores.
Se você é usuário da família galaxy e ainda não aprendeu a se costumar ao usar o aplicativo S Internet (Samsung Internet) para executar vídeos da Web, possivelmente você já está consumindo vídeos em tons de cores diferentes do vídeo original assistido e talvez não tenha percebido as alterações quando apertava no play para começar o vídeo. (O que é super comum de acontecer) Porém visto que o S Internet prefere utilizar o seu player instalado de fábrica do seu smartphone, o usuário consegue ter a melhor experiência para ver vídeo e comandar as ações da forma que desejar aqui.

image

Para ser claro, o vídeo player da Samsung não diminui o contraste do vídeo que o usuário está assistindo e para está ocasião ele é o melhor navegador para assistir vídeos no smartphone da Samsung ao contrário do seu rival concorrente (Google Chrome) que executa vídeos direto do seu navegador e qualquer site que hospeda vídeos será utilizado o serviço da mesma reprodução de vídeo Interno do aplicativo. Dessa forma não há diferença e o vídeo reproduzido no Galaxy, acaba ficando com contraste cinzas no modo de reprodução da mesma.

image

Vale ressaltar que isso não é uma crítica ao player do Chrome, pois o serviço que a Google oferece no seu navegador funciona muito bem em outros modelos das fabricantes com Android. Mais nesse caso dos Galaxys, existe alguma incompatibilidade que impedi 100% da qualidade nas telas desses smartphones.

Exemplo:

Contraste de Vídeo:
Série: Loki, Disney Marvel. Pela Web, 1080p 
Ilustração do vídeo reproduzido no navegador Chrome

Original:
Cores originais da série:
Original quer dizer a forma exata que deveria ser reproduzida.

HDR10+:
No HDR, uma qualidade superior a resolução da tela do seu smartphone, pode provocar esse "efeito cinza" nos dispositivos Galaxy também e por isso que você deve prestar bem atenção quando for assistir vídeos interno em HDR, no YouTube e se for possível evite aplicativos que não seja otimizado tanto quanto o S Internet ou Samsung Internet que vem de fábrica e não precisa fazer o download para usá-lo.

YouTube:
(App da loja; Google App Store)

image
Lembrando que: O Constraste só ficará cinza ou não somente nos aparelhos com resoluções inferiores de 4k 2160p.

Vídeo Player (App de fábrica)
Este aplicativo pode ser usado em conjunto com o Samsung Vídeo para organizar a sua lista de vídeos que estão armazenados no seu telefone e SD Card.

image

Você pode usar o vídeo player para ambas maneiras como vídeos armazenados ou no Samsung Internet, mais sempre respeitando a resolução nativa do seu aparelho.

image

Exemplo:

Contraste Cinza no Vídeo:
Filme: Ghostbusters, Mais além. 
Reprodução de vídeo no vídeo player, Galeria

Original:
Cores originais do filme:
Original quer dizer a forma exata que deveria ser reproduzido.

image
Relatório Importante!!!

Após perceber essas diferenças de comportamento da imagem eu fiz um teste no smartphone de outra empresa, a Motorola. 

Usando as mesmas características parecidas da resolução nativa do M21s eu seguir com os testes da imagem no Google Chorme, depois com o mesmo vídeo em HDR, e o resultado infelizmente foi que o segundo aparelho (Motorola) não demonstrou nenhuma diferença de qualidade de imagem. Ou seja, nenhum contraste em cinzas para ambos os testes.

Como eu também não encontrei nada relacionado ao assunto no Google, eu também não tenho informações exata deste problema. Então eu não irei fazer especulações, antes da hora. Paciência!!

Aproveito esse curto tempinho para pedir por gentileza aos nossos amigos Moderadores para levar esse relatório a direção técnica e fazer uma avaliação disso. Eu espero que possa ser algo corrigivel nas futuras atualizações de software, se possível.

image
HDR é realmente útil nos smartphone?

Apesar dos recursos está sendo implementado nas telas dos smartphone da nossa querida Coreana vemos uma tecnologia usada de forma (passiva) somente vista nos vídeos que já possui HDR e não ainda parecido com as TVs atuais que possui o HDR (ativo).

image

Com o HDR ativo os usuários poderiam assistir filmes, séries e conteúdos de streaming em HDR10+ pelos principais sites da categoria, bem como Netflix, Amazon Prime Vídeo, HBO Max, Disney Plus e entre outros. 

Como esse futuro ainda não chegou para os usuários como eu e você de pequeno ou médio porte, vamos ter que se contentar com o que já temos, por enquanto. Hahaha!!!

image
HDR Ainda Mais Presente Na One Ui

A One Ui é um parceiro forte no HDR do nosso smartphone, sem contar que fica mais bonito de se apreciar no celular com a One Ui em sua última atualização feita, pois aqui você pode ajustar as cores para mais quente (tons mais vermelhos) ou para mais frias (tons mais azuis) e pode mudar para Natural se achar melhor para personalizar as configurações avançada.

image

Na configurações avançadas, você consegue ajustar manualmente as cores que ficarem melhor para assistir e para analisar o vídeo dentro do seu gosto e conforto visual.

image

E é isso! chegamos a reta final, Members!

Eu agradeço pelo carinho e por mim acompanhar até aqui com a sua consagrada leitura.

Espero que você tenha gostado!
Deixe nos comentários a sua participação no tópico para continuarmos o nosso diálogo logo abaixo.

Muito obrigado!!!

Grande Abraços!

😉💙

10 Comentários
EmersonOf
Active Level 8
Geral
Olá, Lukas-M21s Tudo bem? Que bom que eu conseguir te ajudar, fico muito feliz por isso. Haha! 😄

Você está curtindo o HDR10+ na resolução nativa do seu Galaxy? É uma pena que os aplicativos de streaming de filmes mobile não corresponde a esse tipo de HDR (Passivo) do smartphone.

Mais o que achou dos vídeos no YouTube?

Muito obrigado pelo seu feedback!
Grande Abraços!! 💙
Excelente semana !!!! 😉