Fabiola_
Active Level 9
Opções
Outros
Boa tarde, members! 

Qual foi a primeira versão do Android que usaram? Como foi a experiência? Que versão vocês usam hoje e como foi a trajetória de vocês no maravilhoso mundo do Android? 

Como muitos de vocês devem saber, o Android é o sistema operacional mobile mais utilizado do mundo. Lançado em 2007, com a versão "Alpha" 1.0, o Android conquistou milhões de usuários pelo mundo todo. Ao longo dos anos, muitos recursos foram implementados, tirados, reformulados, (copiados kkk), aperfeiçoados, enfim. Mesmo para aqueles que não gostam do sistema, é inegável que ao longo dessa década ele mudou a forma como nos comunicamos com as pessoas e trabalhamos, estudamos, lemos, consumimos mídia e etc.

Acompanhar essa trajetória foi maravilhosa, já que cresci praticamente junto com o Android. Sou familiar desse sistema desde os 11 anos de idade, quando comecei a aprender sobre Root, custom ROMs, troca de kernel e framework, dentre outras tantas opções que o Android oferecia na época. Hoje em dia essas "funções" não são mais necessárias, uma vez que o sistema evoluiu a ponto das costumizações serem possíveis nativamente.

A primeira versão de Android que tive contato foi com a 2.3, Gingerbread. Na época, o sistema era conhecido por nomes de doces, tradição que continuou até o Android 10. Os apelidos adocicados ainda permanecem, mas não são mais divulgados como eram. Hoje em dia conhecemos a versão apenas pelo número, não pelo nome, como era em anos anteriores. Soava até estranho aos ouvidos chamar o Android Lollipop de 5.0, por exemplo, mas não costumamos chamar o Android 13 de Tiramisu.

A versão Gingerbread foi a primeira mais estável do Android, sendo amplamente utilizada por várias marcas. Ainda era um sistema meio rústico, por assim dizer, mas já mostrava as caras. A cor padrão era cinza escuro e os detalhes eram em verde. Inclusive, essa cor continuou cinza escuro até o Android 4.4, mudando apenas no Android 5.0. 

image
Imagem retirada do Wikipedia

Ao mesmo tempo que a Gingerbread, utilizei a versão Jelly Bean, 4.1, em um Tablet xingling (mas que eu amava kkk). Antes do Jelly Bean, foi desenvolvido o Android 3.0, Honeycomb, focado em tablets, que tinham telas muito maiores que os celulares da época, então era difícil manter um sistema para várias proporções de telas, porém, essa versão não foi muito bem aceita, afinal era cheia de bugs e não agradou os usuários, muitos deles que antes usavam iPads, com o sistema da Apple que era muito mais otimizado na época. A versão do Android Jelly Bean foi a primeira tentativa da Google de criar uma versão que se adequasse tanto a telas menores quanto maiores. O Android Jelly Bean tinha como cor base o cinza escuro e os detalhes eram em azul claro. Não é engraçado como hoje o padrão é branco e precisamos ativar o modo noturno para deixar as coisas pretas/escuras? 

image
Imagem retirada do site "Nerds Chalk"

Ao longo dos anos, tive a oportunidade de passar pelas 3 interfaces da Samsung: Touchwiz, Samsung Experience e por fim a OneUi.

No Android Lollipop, 5.0, foi incorporada uma importante mudança do design do sistema que acompanharia o Android até os dias de hoje: o material design. Foi a primeira vez que o Android pôde se dar o luxo de ser chamado de "bonito". As cores agora eram mais vivas, a barra de status se adequava a cor do aplicativo aberto. Foi nessa versão do Android que a Samsung implementou a loja de temas. Nessa época, a cor padrão do sistema era verde turquesa com branco, mas os ícones também eram todos muito coloridos e vividos. 
image
Imagem retirada do site "Naldo Tech"
Hoje uso a versão 12 do Android, na OneUi da Samsung, e, apesar de não gostar de tudo, acho que é uma das interfaces mais bonitas e costumizáveis disponíveis atualmente.

12 Comentários
TatiInah
Active Level 4
Outros
Acho que a Lollipop 5.0
guto14
Active Level 10
Outros
Meu primeiro Android... vixi não tenho certeza se foi o Motorola Milestone ou Galaxy Y Pro.
-1-
Expert Level 5
Outros
Meu primeiro foi o Android 2.3 Gingerbread
Fabiola_
Active Level 9
Outros
Concordo, essa barra de notificações tá muito defasada
AlêBsBS20Plus
Expert Level 5
Outros
Comecei pela Jelly Bean 🤣 em um Moto 🤣 Rarz
KaChris
Active Level 8
Outros
Meu primeiro foi o Android 2.3
DANS20
Expert Level 2
Outros
Galaxy S i9000b com Android 2.1 Eclair

Como foi meu primeiro celular touch, achei fantástico.
DANS20
Expert Level 2
Outros
.Screenshot_20221207-073612_Chrome_1000002110_1670409405.jpg
JardelSantos
Active Level 1
Outros
O meu primeiro foi o Gingerbread em um Galaxy Acer