Olá, comunidade. Tudo bem?

 

Hoje, dia 22 de outubro, é o Dia do Paraquedista.

 

A história do paraquedas é bem antiga. O primeiro protótipo foi construído no ano 852 em Córdoba, na Espanha, e possuía asas para que fosse possível planar. O seu inventor, Armam Firmam, pulou de uma torre e conseguiu pousar em segurança, apesar de alguns ferimentos.

 

paraquedas fonte.jpg

 

Quem esboçou um modelo mais moderno em 1485 foi ninguém menos que Leonardo Da Vinci, que criou, pela primeira vez, uma escala matemática na qual o tamanho do paraquedas era adequado ao peso de quem o usasse. Mas essa ideia só saiu do papel um tempo depois, mais ou menos em 1595. 

 

Fausto Veranzio, da República de Veneza, usou o modelo desenhado por Da Vinci para desenvolver o seu protótipo, que possuía um pano semelhante ao usado em velas de barco. Em 1617, Fausto resolveu testar o seu experimento saltando de uma torre em Veneza, aterrissando com vida. O primeiro salto com paraquedas feito de um avião só foi ocorrer do século 20, em 1911.


De guarda-chuva voador à estratégia de guerra, o paraquedas já passou por várias transformações. Hoje o seu principal uso é no paraquedismo, um esporte radical em queda-livre, em que o indivíduo salta de uma aeronave e pode atingir até 350 km/h. No Brasil, essa modalidade se tornou popular e ganhou milhares de adeptos. Quem nunca pensou em pular?

 

E a gente quer saber: alguém aqui já pulou de paraquedas? Ou já se aventurou praticando algum esporte radical, seja na neve, no ar, na água ou na terra? Se sim, e se você tiver registrado esses momentos incríveis, compartilha aqui com a gente!

42 Comentários
Expert Level 5
Vou te fizer uma coisa. Eu fui militar da Aeronáutica por 6 anos. Meu sonho era esta no grupo especial da Aeronáutica, O PARA-SAR (Para’ de paraquedistas e ‘Sar’ do inglês Search and Rescue, ‘) Busca e Salvamento. Ele e o esquadrão paraquedista de elite da Força Aérea Brasileira responsável por realizar operações especiais, instruções especializadas e busca e resgate de vítimas em acidentes aéreos, desastres naturais.

Pena que não conseguir uma vaga.

Responder
Carregando...

Que pena que não conseguiu a vaga, RATTES! Mas pensa: correr atrás dos nossos sonhos é super importante e você fez isso. 💙

Responder
Carregando...
Verdade... sempre pinta novos sonhos e projetos. Eu estou com outro sonho e esse vou alcançar. Deus é fiel para me ajudar. Estou fazendo a minha parte. 😍
Responder
Carregando...
que da hora hein, acho muito interessante o assunto militar
Responder
Carregando...
Top meu amigo. Não desista, você conseguirá.
Responder
Carregando...
Só pulo se você pular Moderadora Fernanda rsrsrs
Parabéns aos paraquedistas, merecem aplausos 👏👏👏
Responder
Carregando...

De repente ouvi a Celine Dion cantando, LeandroVasconcellos! 😄  Parabéns para os paraquedistas mesmo, a coragem deles é surreal. 💙

Responder
Carregando...
kkkkkk
Responder
Carregando...
Expert Level 4
Parabéns a todos os paraquedistas!!!! Eu nunca pulei, não sei se eu teria coragem rsrs.
Responder
Carregando...