Outros
Bom dia, Members!

Recentemente mudei minha forma de navegação para gestos, e acabei ficando curiosa pra saber qual dos métodos vocês preferem: gestos de deslizamento ou botões?

image
Screenshot 

Pra quem ainda está em dúvida, preparei um resumo com as vantagens e desvantagens de cada um! Confere aí:

Gestos de Deslizamento:

👍 Vantagens:
Mais Tela: A ausência da barra de botões libera espaço, proporcionando uma experiência mais imersiva em vídeos, jogos e leitura.
Visual Moderno e Limpo: Uma interface mais minimalista e atual.
Fluidez e Rapidez (com prática): Navegar entre aplicativos e voltar à tela inicial pode se tornar mais rápido e intuitivo.
Potencialmente Ergonômico: Deslizar pode ser mais natural para alguns usuários.

👎 Desvantagens:
Curva de Aprendizado: Requer um tempo para se acostumar com os diferentes gestos.
Conflitos com Apps: Gestos laterais podem interferir em menus laterais de alguns aplicativos.
Menos Feedback Tátil: Sem botões físicos ou virtuais, o feedback tátil é reduzido.
Precisão Inicial: Pode haver dificuldade em realizar os gestos corretamente no início.

Navegação por Botões:

👍 Vantagens:
 Familiar e Intuitivo: A maioria dos usuários já está acostumada com este método.
 Feedback Visual e Tátil Claro: Pontos de toque definidos e imediatos, reduzindo erros.
Maior Compatibilidade: Sem risco de conflitos com funcionalidades de aplicativos.
Acessibilidade: Pode ser mais fácil para pessoas com dificuldades motoras.

👎 Desvantagens:
Menos Espaço na Tela: A barra de navegação ocupa uma parte da tela.
Visual Menos Moderno: Alguns consideram o design menos atual.
Mais Movimento dos Dedos: Alcançar os botões pode exigir mais movimento da mão em telas grandes.

No meu caso, ao mudar para gestos, comecei a enfrentar alguns conflitos em apps e uma dificuldade inicial, que já foi superada. Fiquei feliz por ter a tela mais limpa e minimalista sem os botões na parte inferior. Optei por utilizar os gestos vindos da lateral e de baixo da tela, o que me dá bastante versatilidade de uso. 

image
Screenshot 

E aí, qual dessas formas de navegação você utiliza? Compartilhe com os demais Members a sua experiência e preferência! 
27 Comentários
Fêh1998
Active Level 3
Outros
Bom dia!
Eu possuo 2 smartphones e utilizo os dois apesar de que eu me adaptei melhor com os gestos.
Outros
Legal, estou me adaptando também! E você não se confunde tendo um celular de cada jeito?
Fêh1998
Active Level 3
Outros
Na primeira semana eu me confundia bastante.
Ciresier
Expert Level 5
Outros
Eu prefiro botões, ja estou acostumado 😂😂. É igual quem gosta de açaí com ou sem açúcar. Isso na região norte
Outros
Hahaah, verdade Ciresier! Eu estava bem acostumada com os botões também, mas quis me desafiar a aprender os gestos! Diria que foi mais ou menos parecido como quando passei a tomar café sem açúcar, primeiro você estranha, mas depois acostuma, heheheeh 😊
0 Kudos
Outros
Eu prefiro mil vezes os botões, uso há muito tempo já rsrsrs
Outros
Depois que a memória muscular e visual acostuma com os botões fica mais desafiador mudar né! Confesso que as vezes sinto saudade deles 😊 mas agora que estou pegando o jeito dos gestos não quero me desacostumar.
VictorBrenno
Expert Level 1
Outros
Eu uso gesto desde quando eu tinha o S23 Ultra quando chegou atualização de One Ui 6 pra ele Em Dezembro 2023. Aí que comecei usar gestos rsrsrs

E hoje eu tenho o S24 Ultra comprei em Novembro 2024
Outros
Legal! Eu tbm tive o S24 Ultra, excelente aparelho