jflaviocavalcante
Active Level 8
Opções
Outros
Colegas fotógrafos (as),

Senti a necessidade de escrever nesse espaço e poder compartilhar algumas percepções e dicas sobre fotografar.
Para mim, não ter medo de fotografar é o começo de tudo. O importante é você treinar e treinar. Levar o smartphone, no caso aqui, para dar uma volta e fotografar com ele. Conhecer seu aparelho melhor.
Usar o modo automático ou o manual (pro) é questão de escolha, não uma obrigação. Às vezes, o objeto a ser fotografado não pode esperar, e no automático, a máquina trabalha por você. Com paciência você vai descobrir as funções no modo manual e treinar numa foto que não precisa de tanta pressa.
Algumas dicas de acertos e erros, que eu aprendi fotografando a uns três anos somente:

1) Conheça seu equipamento. Bata fotos simples em casa, no quarto etc, e use as funções que ele tem para treinar nessas fotos.

2) Tenha em mente o que vai fotografar naquela saída. Não adianta bater foto de tudo que você vê por aí. Seja seletivo e com qualidade.

3) A composição é muito importante numa foto. Não polua demais uma imagem. Menos é mais.

4) Foque naquilo que quer mostrar. Paisagem é paisagem. Retrato é retrato. Macrofotografia é macrofotografia. Não misture os temas.

5) Use LUZ. Seja ela como for, natural ou artificial. Agora cuidado com o estouro da luz na foto. E claridade demais não é sinal de qualidade numa foto.

6) Cuidado com fotos tremidas ou desfocadas. Prefira o foco automático ao manual, a não ser que tenha experiência para usar o manual.

7) Treine e treine. Não tenha medo de fotografar.

😎 Não tenha receio de usar os programas de edição. Só não exagere. Ele não vai melhorar uma foto ruim. Ele é para embelezar e retocar algumas coisas numa foto que já saiu com boa qualidade do seu smartphone.

Ficou longo, mas queria contribuir um pouco com meus colegas fotógrafos amadores e até profissionais, que postam lindas fotos na galeria do Members. Abraço!

De um amador,
Flávio.
13 Comentários
cebacca
Expert Level 5
Outros
Excelentes dicas, sinceras e claras.
Outros
Obrigado, cebacca!
ComoeComoFaz
Active Level 5
Outros
Ótimas dicas. Quem seguir não tem erro.
Jeo_S23U
Expert Level 5
Outros
Show 👍
Moderador_Gabriel
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Ótimas dicas, jflaviocavalcante! 😊💙

MI-S20FE
Expert Level 3
Outros
6)sobre as fotos tremidas, se tiver com tempo é bom ir no modo pro, colocar a iso no máximo que puder e speed o mínimo que tiver dando pra ver, pq daí quando mais tempo o obturador fecha mais chance de tremer
Outros
👍🏼👍🏼📸
Luizcroig
Expert Level 4
Outros
Parabéns pelas dicas. 👏👏👏👍
Informação é tudo! E quem contribui com a informação ajuda a elevar o nível das imagens postadas aqui por todos nós. 👍😎😉
Outros
Obrigado e boas fotos!