단닐루_리마
Expert Level 5
Opções
Outros
안녕하세요삼성커뮤니티!
Tutto bene?

Controle de TV, smartphone, Smart-tv, relógios inteligentes, TVs digitais, micro-ondas, geladeiras, fornos e ar-condicionados, o que todos esses produtos tem comum? Todos eles obviamente são eletrônicos e só funcionam bem graças a uma coisinha chamada, Linguagem de programação.

 _________________________________________________
Mas o que é uma linguagem de programação?
 ______________________________________________________

Uma linguagem de programação é resumidamente um modo de se comunicar com o computador de uma forma que ele entenda. Existem obviamente outros conceitos mais elaborados que vocês podem estar pesquisando depois.

 _________________________________________________
Quantas linguagens de programação existem?
 ______________________________________________________

Existem várias linguagens de programação, sendo algumas delas mais usadas e conhecidas.
 
Vou citar aqui algumas que lembro:

Java* (Você com certeza jogou algum joguinho no seu Samsung de botão feito em Java, ahhhh quem lembra da🍵)

Klotin (Uma linguagem simplificada que roda em JVM [Java virtual machine])

Phyton (Outra linguagem simplificada que roda em JVM, inclusive teu YouTube foi feito em Py)

Scratch (Linguagem de programação para iniciantes, que inclusive é usada nas aulas do Samsung Ocean)

Intelligentij (Desenvolvido pela mesma empresa do Klotin e usado pelo Google no desenvolvimento do novo Android Studio)

*OJava é atualmente uma das linguagens de programação mais usada.

 ________________________________________________
Como funciona às linguagens de programação.
 ____________________________________________________

Primeiramente o programador tem que criar o seu projeto de aplicativo, site, game e etc. Depois ele vai fazer a criação do 'esqueleto' do aplicativo, os chamados arquivos Main, usando os códigos ou comandos daquela linguagem que ele está usando. Porque determinados códigos de Java por exemplo já não vão funcionar em outras linguagens de programação.

Vou deixar um exemplo abaixo de comandos usados em Python e logo em seguida a explicação das funções.

print('Bem-vindo ao Samsung Members')
p=int(input('Você é "Samsunguer" a quanto tempo?')
if p>7:
 print('Olha que legal! Faz muito tempo que você usa os produtos da empresa.')
elif p<=7:
 print('Legal! Faz {} ano/anos que você usa os produtos da Sam.'.format(p))

>>>Bem-vindo ao Samsung Members
>>>Você é "Samsunguer" a quanto tempo?
>>>Legal! Faz 6 ano/anos que você usa os produtos da Sam.


○●○● Explicação simples ●○●○

Print é o comando escreva, ou seja, tudo que for escrito dentro dos parênteses e estiver dentro de aspas será apresentado na tela.

Um exemplo bem simples de comandoPRINT é essa publicação que você está lendo, o Samsung Members armazenou o que escrevi em uma variável e por meio do comandoPrint ele está te mostrando o que eu escrevi nessa 'variável' (Variável é o mesmo que espaço de memória).

Na segunda linha temos P (Uma variável), = (receba) , Int (significa números inteiros), input ( insira). O exemplo a seguir
 p=int(input('Digite um número qualquer ') se ler literalmente como: P recebe um número inteiro inserido por um usuário.

Na próxima linha temos o que chamamos em programação deCondições, de acordo com o que a pessoa responder o reply do computador será diferente. No exemplo acima o computador pergunta à quanto tempo a pessoa usa os produtos da Samsung, e ele tem duas respostas baseadas no que a pessoa inserir.

If( significa SE) elif ( SENÃO SE)

Se a pessoa disser que usa Samsung por mais de 7 anos o computador vai mostrar pra ela a mensagem: "Olha que legal! Faz muito tempo que você usa os produtos da empresa". Se a pessoa disser que usa os produtos da Samsung há menos de 7 anos o computador vai mostrar uma resposta diferente: "Legal! Faz 6 ano/anos que você usa os produtos da Sam ".


<><><><>Bônus<><><><>

Sabe aqueles aplicativos que pergunta à tua idade e depois aparece a seguinte pergunta: Você tem 24 anos, correto?
O que os programadores usam pra fazer esse tipo de pergunta é o comando{}.format(), quando o computador pergunta à tua idade ele vai guardar essa informação em um pedaço de memória, aí usamos esse código pra mostrar o que você digitou anteriormente e perguntar se realmente era aquilo mesmo que você queria dizer.


 {}{}{}{}Resumo{}{}{}{}

Um aplicativo é formado essencialmente por uma cadeia de códigos/ comandos que como objetivo resolver um problema ou dar uma solução à um problema obviamente, é essa solução muitas vezes é diferente para cada usuário, por exemplo, você não faz o mesmo caminho diversas vezes em um mapa de jogo, toda vez é um caminho diferente e quando faz teoricamente o mesmo caminho já não é do mesmo jeito.

O teu Free fire por exemplo não passa de condicionais e operações matemáticas sendo realizadas milhão
de vezes por segundo.


 ____________________________________________
Por que a programação é tão importante?
 ________________________________________________

A programação está praticamente em todos os lugares, por meio dela a revolução tecnológica pode existir, e abriu espaço para que inteligências artificiais se tornassem comuns no nosso dia a dia, por meio das linguagens de programação a Bixby, a Alexa, o Google Assistente, a Bia, a Sam e a Siri vieram a existência.

E sabe o que é mais importante do que às linguagens de programação?

Você pequeno gafanhoto! É essencial que você aprenda uma linguagem de programação e aprenda a programar os seus próprios aplicativos e jogos, então não use apenas uma rede social, crie uma, não jogue apenas o seu joguinho favorito, crie um, não use apenas o Tik Tok, crie seu próprio aplicativo de vídeos. Lembre-se que o mercado da tecnologia está acelerando cada vez mais e que programadores serão cada vez mais necessários.


Mas moço eu não tenho dinheiro pra pagar curso de programação...

Não seja por isso, se você quer realmente aprender a programar poderá aproveitar os cursos que o Google Developers está oferecendo gratuitamente para todos que quiserem seguir na área, curso com os melhores profissionais da empresa, com certificados garantidos e o melhor, é tudo de graça.


São oferecidos cursos de Java e Klotin.

Ainda falando em Google, na Play Store tem um aplicativo chamadoGrasshopper da própria Google LLC, que ensina de forma interativa a linguagem de programação Java (Java Script) e também libera certificados digitais.


Se você é adolescente poderá começar a aprender programação no Scratch, por meio do Programa Samsung Ocean. Os professores do Samsung Ocean são super legais e vão te ensinar de uma forma simples e clara a criar seus primeiros aplicativos em Scratch (Se não me engano esse cadastro deve ser feito no site do Samsung Ocean).

1 Comentário
LUCAS938
Beginner Level 2
Outros
Oi
0 Kudos