edivan_stt
Expert Level 1
Opções
Outros
A Samsung anunciou em 2021 que traria uma novidade em seus sistemas, a RAM Plus. Embora seja novidade na ONE UI, no mundo dos PC’s ela já é bem conhecida. Principalmente no mundo Linux.

 

 

image



 

A memória Swap

A memória Swap é a mesma da Ram Plus, é uma memória virtual que existe tanto no windows quanto nas distros Linux. No Windows sua criação é automática durante a instalação, e você não consegue ver. Apenas depois de instalado o sistema que você poderá procurar o arquivo PAGEFILES.SYS e verá quentos Gb ele ocupa. Esse arquivo é a memória virtual no windows.

No Linux ela é criada pelo usuário na hora da instalação, e pode ser definida de acordo com suas preferências. O usuário pode ou não criá-la. No passado era comum sempre colocarem 2GB de memória swap, exceto se você fosse usar a hibernação no seu computador. Caso for usar, a memória swap deve ter o dobro de tamanho da memória ram. Por que? Se não tiver, é possível que o computador trave ao usar a hibernação (suspensão não tem problema.)

Fonte Linux SuporteFonte Linux Suporte

 

 

Como ela funciona?

 

Se você tem um computador com pouca memória ram, a swap faz a troca (swap) entre a memória física e a virtual, quando o sistema identificar que vai precisar de mais ram que a disponível. Por isso era muito usada no passado, quando os computadores tinham pouca memória ram.

Hoje muitas pessoas nem usam mais swap no linux.

Um dos motivos é que ela é muito lenta em comparação à memória física.

 

Particionamento Linux sem swap.Particionamento Linux sem swap.

 

 

Por que a memória tem um limite?

 

Certamente vocês viram que a Samsung limita a definição da swap, mas por que? Certamente para as pessoas leigas não pensarem que quanto mais Ram Plus (swap), melhor. Ela fará quase nenhuma diferença, principalmente para quem já tem muita memória ram.

A título de exemplo, na minha distro linux eu não tenho memória swap. Tenho 16gb de ram no pc. Em qualquer smartphone com 8GB ou acima, não vejo nenhum sentido do uso.

ram.png

 

Notem os programas abertos e quanto eles estão consumindo. Se tivesse 50% da memória ram, dificilmente a swap seria acionada (caso tivesse).

Em meu Tablet S6 Lite com 4Gb até faz sentido, porém não uso.

Essa memória está sendo muito utilizada por empresas de celulares, afinal, o Kernel do Android é linux, e até que demorou ter a opção do usuário criar a memória virtual por ele mesmo.

8 Comentários
JheiJhei
Active Level 4
Outros
Mano muito informativo, adorei, vou te seguir pra mais
edivan_stt
Expert Level 1
Outros
Obrigado 🤝🏽
flaviosdi
Active Level 1
Outros
Mais parece que nem funciona
edivan_stt
Expert Level 1
Outros
Como dito no texto, é muito difícil ela ser usada. Se seu aparelho tem 8gb, certeza não será. Senão vai é deixar os processos lentos.
edivan_stt
Expert Level 1
Outros
Como disse, era muito usada no passado, quando os computadores tinham 2 ou 4gb de RAM. Só vai ser usada em dispositivos com 3, 4gb... Não faz sentido usar no celular com 8gb ou mais. No PC com 8 até poderia, a depender do seu uso.
AugustooBR
Active Level 9
Outros
Baita informativo, parabéns!
edivan_stt
Expert Level 1
Outros
Vlw 🤝🏽
edivan_stt
Expert Level 1
Outros
Obrigado 🤝🏽