Moderador_Gabriel
Moderator
Moderator
Opções
Outros

E aí, comunidade. Tudo certo? ✌🏽

 

Não sei se vocês sabem, mas a chegada da tecnologia 5G no Brasil ainda não possui uma data definida. Talvez aconteça ainda neste ano de 2021 ou, quem sabe, só ano que vem. Mas, cedo ou tarde, a nova tecnologia irá desembarcar em terras tupiniquins, transformando ainda mais a rede de conectividade móvel do país.

 

11.jpg

Crédito: Foto por  Jackson David em Unsplash

 

A previsão é que, com a chegada do 5G, os downloads se tornem até 20 vezes mais rápidos do que os realizados na rede 4G, atingindo velocidades de até 20GB por segundo. Outro diferencial, agora exigido pela ANATEL, é a de que a cobertura do 5G contemple 95% das áreas urbanas do país em locais onde a população seja inferior a 30 mil habitantes. Atualmente, apenas 55% desse território possui cobertura.

 

A missão do 5G é criar uma rede de transmissão de dados móveis ainda mais ágil, que se adapte às diferentes necessidades econômicas e sociais do mundo. Estipula-se que, em 10 anos, teremos até 10 mil vezes mais tráfego de dados do que tínhamos em 2010. Por isso, precisamos de uma rede potente, ágil e que seja distribuída igualmente para todos.

 

A grande importância da rede de dados 5G não é a sua capacidade de executar downloads mais rapidamente e, sim, a sua flexibilidade para fazer funcionar trilhões de dispositivos que a usarão como fonte de alimento para funcionar. O grande impacto da novidade será – além de sua alta tecnologia – a sua democrática e eficaz abrangência.

 

Legal, né? Vocês estão ansiosos para usufruírem da nova tecnologia?

 

Hoje2.jpg

Crédito: Reprodução Tenor

45 Comentários
Outros
Muito ansioso, a rede 5G em seu alge, funcionando perfeitamente será uma certa revolução, pois teremos um sistema de IoT maior e mais responsivo, carros autônomos e por fim a tão falada revolução industrial 4.0 🤯🤯 cada vez mais emocionante 💙
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Será um grande avanço para o nosso país, TiagoOz! Estamos super ansiosos também. 😍

kelma
Beginner Level 3
Outros
oi
Outros
oi :)
Moratti
Active Level 6
Outros
E como será o impacto da rede 5G na bateria dos smartphones? Exigirá cada vez mais capacidade para suportar o dia inteiro?
BrunoRocha
Expert Level 5
Outros
Talvez, mas quando melhoramos a qualidade da internet não sinto nenhuma diferença na bateria, então acho que ficará a mesma coisa
0 Kudos
guaxim
Active Level 4
Outros
acredito que vá aumentar o consumo, visto que o sinal 5g é mais fraco que o 4g, e o 4g é mais fraco que o 3g, então o celular gasta mais energia pra se manter conectado à rede, mas não sei se isso gasta tanta bateria
BrunoRocha
Expert Level 5
Outros
Hum, só um detalhe, aí você quis dizer que o 5G é mais forte do que o 4G né? Talvez isso faça diferença
0 Kudos
guaxim
Active Level 4
Outros
não, não sei se tô falando besteira, mas o 5g tem um alcance menor que o 4g, isso que quis dizer. assim como um wi-fi 5g gasta mais bateria quando o sinal tá fraco, o 5g tbm deve gastar mais bateria se vc não estiver dentro do alcance ideal, pelo menos é oq eu imagino