MakizoOP
Expert Level 4
Opções
Outros
Antes de mais nada, essas permissões são acessadas em configurações - apps - clicando nos três pontos no canto superior direito e acesso especial.

1: Acessar dados de uso: permite que um aplicativo acesse informações sobre como o dispositivo é usado, quais aplicativos são abertos e por quanto tempo. Geralmente usada por aplicativos de gerenciamento de bateria e permissões, monitoramento de tempo e controle parental. Embora muito útil, pode representar problemas à segurança ou privacidade se concedidas a um app não confiável, pois pode coletar informações confidenciais, como hábitos de navegação, preferências de uso e outras informações pessoais. Pode ser usado para fins de publicidade direcionada ou para outros fins maliciosos e ter impacto na bateria ou desempenho, dependendo do app.

2: Sobrepor a outros apps: Permite que um app possa exibir conteúdo por cima de outros apps. A Bixby, quando chamada, usa essa permissão para aparecer em qualquer tela. Ela é diferente da "picture in picture", que permite que um app crie uma janela após ser minimizado (Twitch, por exemplo).

O problema dessa permissão é que ela pode ser usada por apps para exibição de anúncios ou mensagens que atrapalham o uso do smartphone. Se você estiver com problema relacionadoa isso, pode ser que algum app esteja abusando dessa permissão. 

Em casos mais complexos, pode ser usada em golpes fishing, fazendo usuários menos experientes clicar em telas falsas para fornecer informações confidenciais. No Android isso é mais raro, esses apps precisam pedir permissão, o que da tempo de o usuário perceber se faz sentido.

Como me previno?

Primeiro, entendendo que não existe nenhum mecanismo 100% seguro, tendo muito cuidado com aplicativos modificados, se perguntando se, por exemplo, faz sentido um jogo pedir aos seus dados de uso, e sempre revisando as permissões de todos os apps. Num mundo cada vez mais digital, o entendimento sobre as permissões antes de clicar "permitir" é fundamental para proteger sua segurança e privacidade contra apps maliciosos. Todas essas permissões tem uma breve explicação no menu da One UI, mas caso queira se aprofundar nelas, pesquise cada uma individualmente. Mas tenha em mente que a revogação de permissões para apps de sistema pode fazer com que o dispositivo deixe de funcionar corretamente. Além disso, própria Samsung tem a Plataforma Knox, que é uma camada extra de segurança no Android.

Enfim, o texto já ficou muito grande. Talvez eu faça uma explicação maia detalhada sobre outras permissões, mas eu ainda resumi muito sobre os riscos dessas permissões. Espero que gostem, e se possível, adicionem mais dicas nos comentários.
8 Comentários
Jeo_S23U
Expert Level 5
Outros
Boa 👍. Estou sempre atento à estas permissões..parabéns pelo publicação.
MakizoOP
Expert Level 4
Outros
É isso aí, e muito obrigado!! 🤝🏾
marujones
Active Level 1
Outros
Hoje em dia eu leio todos os termos de uso e privacidade que aparece. As vezes perco em produtividade lendo termos que programadores escrevem que é um absurdo. Vamos simplificar isso aí gente. Adoraria dar um Gallaxy novo pra minha mãe no dia das mães mas tá difícil. Mesmo ainda jovem , com 60 anos, cai em peladinhas pois não possue cabeça pra ler aquela linguagem. Samsung é Samsung, mas tô pensando num oba Box.
MakizoOP
Expert Level 4
Outros
É exatamente isso que eu penso quando vejo os termos de uso e política de privacidade. Parece que elas foram feitas para você não ler, pois é tanta coisa, muita redundância às vezes, coisas técnicas, que eu me pergunto se não dava pra simplificar isso.

Até hoje os melhores termos de uso e política de privacidade que eu conheço, são os da Mozilla. É tudo segmento em sessões, não tem "tecniquês" e eles falam logo de cara que "coletamos isso para melhorar nossos produtos e você pode desativar se quiser". O do próprio Goog melhorou muito
Outros
Sem dúvidas. Coisas óbvias ocupam um espaço enorme, enquanto o que importa de verdade é falado de forma vaga, sem muitos detalhes. Por exemplo, o termo de privacidade da Samsung diz que ela coletará todo dado que interagir com algum serviço dela, mas pô, eu tô usando uma Samsung account! Uso a One UI e etc. Isso basicamente pode ser interpretado como autorização para que a Samsung monitore TUDO o que faço e escrevo, inclusive imagens da câmera e coisas sigilosas relacionadas ao trabalho!
0 Kudos
marujones
Active Level 1
Outros
E no final a mais famosa.... Este termo pode ser mudado a qualquer momento.
BloodMary
Beginner Level 3
Outros
Como eu faço para ver as permissões que já fiz ? Tenho que ir em cada app ou existe uma área que mostra tudo ?
MakizoOP
Expert Level 4
Outros
As permissões que eu citei estão em configurações - apps, depois clique nos três pontos no canto superior direito em "acesso especial". Outras permissões ficam na área de segurança e privacidade msm
0 Kudos