Oi, pessoal! Há um tempo tava pensando como seria se a Samsung produzisse seu próprio Sistema Operacional para seus smartphones e demais aparelhos tecnológicos sem ser baseado no Android. Será que isso pode se tornar realidade num futuro próximo?
Eu acredito que não. Caso isso aconteça, os desenvolvedores terão mais um trabalho pra portar suas aplicações pro novo sistema, fazendo com que ele tenha poucos programas e compatibilidades.
A Samsung já trabalha muito bem com o Android, tendo um ecossistema bem equilibrado e funcional. Graças ao Android temos uma gama enorme de aplicativos e conexões com o Windows.
Pense no Android como o Linux. A empresa pega apenas o produto bruto e trabalha em cima dele, como é feito com o Zorin OS, Pop OS e outras distros Linux. Todos são baseados no mesmo sistema, mas cada um conta com suas particularidades.
Sem ser baseado no Android é extremamente difícil que o OS consiga sobreviver, visto que a falta de apps o mataria. Porém um OS baseado sob o Android como o Harmony OS eu acho possível e acredito que seja o futuro.
Eu acredito que a Samsung não tentará mais um sistema operacional próprio como a antigo bada que foi um verdadeiro tiro no pé pois era bem fraquinho e não havia interesse dos desenvolvedores em fazer aplicativos para ele, o Android está muito forte em relação a isso