Moderadora_Aline
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Olá, Comunidade. Boa tarde!

 

Trazemos boas notícias. Confiram:


A invenção, uma das semifinalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã, da Samsung, é feita de PVC e pode reflorestar 284 m² ao custo de R$ 450,00

 

foguete pvc.jpg

 

No mês de setembro, imagens de um Pantanal incendiado tomaram conta da internet. Do bioma, o fogo devastou grande parte, uma área de 150 mil quilômetros quadrados. Só entre janeiro e agosto deste ano, a região sofreu mais de 10 mil focos de incêndio, quantidade equivalente a todos os incêndios ocorridos nos 6 anos anteriores.

 

Mas no Brasil as queimadas não são acidentes isolados. Em 2019, em Altônia (PR), um incêndio queimou 68% do total de uma área de preservação ambiental, chamada Ilha Grande. E essa foi a motivação das três alunas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola no Oeste do Paraná para desenvolver minifoguetes feitos de PVC capazes de reflorestar áreas desmatadas a um custo baixíssimo. 

 

O protótipo é fruto de um programa de inclusão feminina do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, de Palotina (PR), cidade com cerca de 31 mil habitantes. “Nosso protótipo é de PVC, eficiente na emissão das sementes. Cada minifoguete promove uma espécie de ‘chuva de sementes’: sobe até 300 metros de altura, se desencaixa e a peça com as sementes desce como se fosse um paraquedas, espalhando as sementes”, indicou o professor Emmanuel Zullo Godinho.

 

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública a desenvolverem soluções para problemas locais, com experimentação científica e/ou tecnológica, por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

24 Comentários
BrunoRocha
Expert Level 5
Outros
Que boa notícia, Moderadora!
Temos que incentivar cada vem mais esse uso da tecnologia na solução de problemas.
E parabéns as 3 alunas 👏🏼👏🏼
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Que projeto maravilhoso, hein, BrunoRocha! 😍

0 Kudos
hrhyeu
Active Level 1
Outros
viva😃🎉🎉
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Outros

É uma notícia linda, né, hrhyeu!? 😍

0 Kudos
WladimirBrandao
Active Level 7
Outros
Muito criativo! parabéns 👏👏👏
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Total, WlaR! 👏🤗 Essa invenção se faz mais que necessária. Parabéns ao time. 💙

0 Kudos
bruno12
Expert Level 5
Outros
que legal isso sim que eu chamo de preocupação com o meio ambiente, não retirar os carregadores dos smartphones pois os smartphones ainda dependem deles, se é que me entende😉
JoãoVítor
Expert Level 5
Outros
Adorei! Criativo e pensando no bem do meio ambiente 👏🏻🌲
Desejo parabéns a essas alunas 👏🏻🎉
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Arrasaram demais, né, JoãoVítor!? Esse incentivo à projetos científicos e tecnológicos vai fazer toda a diferença. 💙