CAV
Expert Level 1
Opções
Outros

Na década passada, um recurso que era praticamente exclusivo de celulares e smartphones brasileiros era o suporte a TV Digital embutida. 

E a Samsung trouxe vários smartphones Galaxy com esse recurso, mas que pela demanda cada vez mais reduzida e pela facilidade proporcionada pelos serviços de streaming, deixou de ser requisitada, e consequentemente, embarcada em novos modelos.

Inicialmente eles vinham com uma antena destacável, mas posteriormente, o recurso passou a funcionar apenas com o uso de um extensor à parte (popularmente chamado de "rabicho"), plugado no conector do fone de ouvido, imitando o que a concorrência já vinha fazendo, possivelmente para evitar modificações drásticas em um projeto global apenas para um mercado específico, e consequentemente, cortar custos.

Gostaria de relembrar com os Samsung Members os smartphones que vieram com esse recurso aqui no Brasil.

O primeiro Galaxy a ter esse recurso curiosamente foi um top de linha na ocasião: justamente o primeiro Galaxy S (GT-I9000), ainda em 2010, com Android 2.1 Eclair.

galaxy-s.jpg

Fonte da imagem: Samsung BR

O próximo, viria no ano seguinte, já para um público mais amplo, já que era um modelo de entrada: o Galaxy Y TV (GT-S5367), já com Android 2.3 Gingerbread, que meio que ganhou um sucessor, dois anos depois, já com Android 4.1 Jelly Bean: o Galaxy Young (GT-S6313), que posteriormente foi relançado como Galaxy Young Plus (GT-S6293), que apesar do nome indicar algo melhor, na prática, era um modelo levemente inferior.

galaxy-young.png

Fonte da imagem: Samsung AR

Ainda em 2013, mais quatro modelos vieram com o recurso: o pequeno e básico Galaxy Ace 3, cuja edição com TV Digital foi lançada com o estranho nome de Galaxy S2 TV (GT-S7273), o um pouco maior mas ainda básico Galaxy Core Plus (SM-G3502) e os grandalhões e mais interessantes Galaxy Grand Neo (GT-I9063) e Galaxy Grand 2 (SM-G7102), ambos com Android 4.2 ou 4.3 Jelly Bean.

galaxy-ace-core-grand.png

Já em 2014, a Samsung apostou em mais três modelos com o recurso: o pequeno e básico Galaxy Young 2 (SM-G130), o bastante popular Galaxy Grand Prime (SM-G530 e SM-G531), e o não muito popular Galaxy Core Prime, aqui lançado como Galaxy Win 2 (SM-G360), com Android 4.4 KitKat (só o SM-G531 já veio com o Android 5.1 Lollipop).

galaxy-young2-gran-prime-win2.png

A partir de 2015, a quantidade de modelos com o recurso diminuiu bastante, e ficaram todos concentrados na linha Galaxy J, sendo lançados basicamente 1 por ano (exceto em 2017, que teve 2). Começando pelo Galaxy J2 (SM-J200), depois o Galaxy J2 Prime (SM-G532, originalmente Galaxy Grand Prime+), daí mais tarde, o Galaxy J7 Neo (SM-J701, originalmente Galaxy J7 Nxt) e o Galaxy J7 Prime2 (SM-G611, originalmente Galaxy On7 Prime), e por fim, o Galaxy J6 (SM-J600).

galaxy-j.png

Entre 2019 e 2020, com fim da linha Galaxy J, os últimos modelos com o recurso ficaram na linha Galaxy A, sendo eles o Galaxy A30 (SM-A305), Galaxy A50 (SM-A505), Galaxy A30s (SM-A307) e, fechando essa lista, o Galaxy A51 (SM-A515), o último lançado até o momento com TV Digital.

galaxy-a.png

Vale comentar ainda que alguns Galaxy Tab também tiveram a TV Digital embutida, como cheguei a comentar aqui.

Deixe nos comentários se você teve algum dos modelos citados, o que você acha de ter TV Digital em smartphones, e se faz falta esse recurso em novos modelos.

22 Comentários
AcQueiroz
Expert Level 5
Outros
Eu nunca tive smartphones com TV digital citados encima, antes de eu ter o A55, eu tinha o A31 que não tinha esse suporte (OBS: O A30s também tinha suporte a TV digital).

Antes de eu possuir um smartphone da Samsung, eu tinha um smartphone da marca concorrente que abandonou desse mercado de smartphones há anos atrás. O mesmo tinha suporte a TV digital, mas eu nunca usei, eu não achava tão prático.
CAV
Expert Level 1
Outros
Meu irmão teve um Galaxy Young, enquanto eu tive o Galaxy Core Plus (gostava bastante dele, mesmo tendo apenas 768 MB de RAM), o Galaxy Grand Prime VE, o Galaxy J2 Prime e o Galaxy J7 Prime2.
Queria ter usado o Galaxy Y TV, o Galaxy S2 TV, o Galaxy Win 2 e o Galaxy J2, e lamento que não deu certo ter ficado com o Galaxy A51.
Além deles, também tive o Galaxy Tab 3 e o Galaxy Tab 4, que também tinham TV Digital, e lamento que não teve mais tablets com o recurso.
AcQueiroz
Expert Level 5
Outros
Pois é, antes de eu comprar o A31, eu já cogitava em comprar o A51 ou A71 (não por causa do suporte a Tv digital no A51, mas sim por causa das telas com furo na câmera nos dois modelos e mais desempenho no A71).

Se tivesse, pelo menos a Sam poderia manter o mesmo recurso em modelos de smartphones da linha M e tablets lançadoa até 2022, mas convenhamos: a tv será substituída por streaming, é uma questão de avanço tecnológico, fora as futuras "TVs 3.0".
CAV
Expert Level 1
Outros
Eu sempre achei o recurso legal, mas admito que o usei pouco, e atualmente não faz tanta falta assim.
Lamento não ter aproveitado mais quando o recurso ainda era relevante.
Thiago-M34
Active Level 6
Outros
Eu deveria ter escolhido o Galaxy S2 Duos TV na época também. Ele já tinha 1 GB de RAM e oferecia um desempenho melhor com a TouchWiz em comparação ao Core Plus TV. Digo isso porque minha irmã teve o S2 TV na época, e eu percebia a diferença entre os dois. A Samsung costumava utilizar padrões de números fracionados na memória RAM para tornar os celulares o mais acessíveis possível.

Matty5000
Active Level 9
Outros
Caramba, Esse é com certeza um dos recursos que eu mais amava e que ainda desejo bastante nos celulares da Samsung. Acho até mais importante e necessário que o rádio, então deveria ser padronizado novamente. Eu tive o J2 prime e o j7 neo com TV digital, e em 2018 até enviei uma mensagem de suporte para Samsung pedindo que eles colocassem a TV digital como padrão em todos os dispositivos em uma próxima atualização de software 😭. Eu sei que a substituição deles foi justamente pela Netflix que é profundamente integrada nos produtos da Samsung, mas ainda assim a TV digital convencional é um recurso extremamente interessante e que no cenário brasileiro ajuda bastante.
ÁIvaro
Active Level 10
Outros
Tenho o Galaxy S e o Galaxy Young (S6313T).

A tv funciona lindamente, fiquei triste pq o pino da ponta da antena do Young quebrou esses dias 😥
CAV
Expert Level 1
Outros
O Galaxy Young que meu irmão teve era na cor vinho, era muito bonito, e embora ele pegou usado, estava praticamente novo na época.
Em compensação, a Samsung vacilou com o Galaxy Young Plus, que deveria ter sido lançado como Galaxy Young Lite, na verdade. Perdeu o sensor de proximidade, e a TouchWiz ficou bem capada, sem o Samsung Music e o Relógio do AOSP ao invés do relógio dela.
ÁIvaro
Active Level 10
Outros
O meu é vinho também ❤20250116_152138_161460_1737051698.jpg