Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Fala, galera!

 

Semana passada eu trouxe a primeira parte de um conteúdo muito bacana que conta a história da tecnologia por trás das câmeras dos nossos amados Galaxys S. Espero que todo mundo aqui tenha visto, curtido e comentado, mas caso isso não tenha acontecido (estou de olho em vocês, hein!), é possível conferir esse post clicando aqui.

 

Para finalizar esse assunto, que é a minha praia, segue a segunda e última parte do post. Venham comigo! 🤖

 

Galaxy S7 - Sensor de imagem Dual Pixel: oferecendo foco automático rápido e preciso.

part1.jpg

Crédito: Reprodução Samsung.

 

O Galaxy S7 incorporou um sensor de imagem Dual Pixel – uma tecnologia presente em câmeras DSLR de última geração – para permitir que os usuários tirem fotos nítidas e claras, mesmo quando estão no escuro. O sensor funcionou dividindo cada pixel em dois fotodiodos para detecção de fase no chip, fornecendo desempenho de foco automático amplamente melhorado. A câmera também introduziu um modo de flash de selfie, que fazia a tela piscar ao tirar uma selfie para produzir uma foto mais brilhante. Juntas, as inovações da câmera do Galaxy S7 alcançaram uma pontuação recorde no DxOMark Mobile, de 88 pontos. 

 

 

Galaxy S8 - Algoritmo de processo de sinal de imagem: transforme cada foto em uma obra-prima.

part2.jpg

Crédito: Reprodução Samsung.

 

Uma foto perfeita requer iluminação adequada e movimento mínimo do fotografado. Infelizmente, embora essas possam ser as condições perfeitas, também são situações em que raramente nos encontramos ao tirar uma foto.

 

Para ajudar os usuários a tirar fotos melhores, o Galaxy S8 introduziu um algoritmo de processamento de sinal de imagem aprimorado, que garantiu imagens claras e estáveis, independentemente da hora ou local. O dispositivo conseguiu isso tirando três fotos consecutivas e selecionando a melhor.

 

Com a grande tela de 6,2 polegadas1 do dispositivo, poderia ser difícil para alguns controlar o smartphone com uma mão, então controles baseados em gestos também foram introduzidos para ajudar os usuários a operar a câmera. Por exemplo, com a câmera aberta, deslizar para a esquerda ou direita com o polegar alterna os filtros ou modos, enquanto deslizar para cima ou para baixo permite alternar entre as câmeras frontal e traseira ou aumentar ou diminuir o zoom. 

 

 

Galaxy S9 - Abertura dupla: capture momentos nos dias mais claros e noites mais escuras.

part3.jpg

Crédito: Reprodução Samsung.

 

Para ajudar a garantir que as fotos dos usuários ficariam bem em vários ambientes, o Galaxy S9 introduziu uma câmera de abertura dupla que se ajustaria automaticamente à luz ambiente como o olho humano – ampliando no escuro e diminuindo na luz forte. A câmera apresentava a lente F1.5/F2.4 mais brilhante disponível em um smartphone na época, o que permitiu que ela absorvesse aproximadamente 28% mais luz do que o modelo anterior, resultando em imagens mais nítidas mesmo em ambientes escuros.

 

A Samsung também aprimorou a câmera com funções projetadas para ajudar os usuários a se expressarem de maneira mais eficaz. O recurso Super Slow-motion2 da câmera permitiu aos usuários gravar vídeos a 960 quadros por segundo, tornando possível capturar movimentos ou momentos que são muito rápidos para o olho humano ver.

 

Assim que terminavam de gravar, a função tornou mais fácil para os usuários compartilhar esses momentos épicos em câmera lenta, como GIFs nas redes sociais. Outra adição notável foi o Emoji de Realidade Aumentada – uma função que utilizava a câmera e a tecnologia de realidade aumentada para permitir que os usuários criassem avatares de AR³ que poderiam imitar suas expressões faciais em tempo real. 

 

 

Galaxy S10 - Superestabilizador: vídeos nítidos e claros em quaisquer condições.

part4.jpg

Crédito: Reprodução Samsung.

 

Quando o Galaxy S10 foi lançado, em 2019, os usuários de smartphones estavam criando mais conteúdo do que nunca. Para atender a essa tendência, o Galaxy S10 introduziu o modo Superestabilizador4. A função melhorou muito a qualidade das gravações dos usuários por meio da estabilização de vídeo, tornando-a perfeita para gravar conteúdo uniformemente ao desfrutar atividades como andar de bicicleta e dançar.

 

O recurso HDR10+ do Galaxy S10 produziu cores realistas nos vídeos dos usuários, enquanto sua câmera Ultra Wide5 de 16 MP capturou cenas conforme os usuários as viam com um campo de visão semelhante ao do olho humano (123 graus). 

 

 

Galaxy S20 - Space Zoom: amplie sem perder nenhuma qualidade de imagem.

part5.jpg

Crédito: Reprodução Samsung.

 

O excelente desempenho do Galaxy S20 elevou o padrão da fotografia em smartphone. Tanto a câmera de 108 MP do Galaxy S20 Ultra quanto o disparo de 64 MP que equipa o Galaxy S20 e S20+ foram projetados para capturar todos os detalhes em uma determinada cena.

 

Talvez o aprimoramento de câmera mais atraente seja a função Space Zoom6, que une o Zoom Ótico Híbrido com o zoom digital alimentado por IA (Inteligência Artificial). Isso permitiu aos usuários ampliar muito mais as imagens – até 100x no caso do Galaxy S20 Ultra. Além de capacitar gravação de vídeo 8K7, a câmera incluiu um modo Superestabilizador atualizado, que levou a estabilidade da câmera um passo adiante, graças a um estabilizador antirrolamento e análise de movimento baseada em IA. 

 

 

Galaxy S21 - Dispositivo com IA incorporada: capture fotos e vídeos profissionais.

part6.jpg

Crédito: Reprodução Samsung.

 

A Samsung equipou a linha Galaxy S21 com uma câmera de nível profissional que aprimora o conteúdo usando IA no dispositivo. O Galaxy S21 Ultra é o primeiro smartphone Samsung a apresentar duas lentes teleobjetivas e possui cinco câmeras ao todo: uma câmera frontal de 40 MP (F2.2), e quatro câmeras traseiras com 12 MP (F2.2), 108 MP (F1.8), 10 MP (F4.9) e 10 MP (F2.4) respectivamente. Os Galaxy S21 e S21+, por sua vez, apresentam um total de quatro câmeras: uma câmera frontal de 10 MP (F2.2), três câmeras traseiras: 12 MP (F2.2), 12 MP (F1.8) e 64 MP (F4.9).

 

As câmeras da linha Galaxy S21 vêm com recursos projetados para ajudá-lo a capturar os momentos mais importantes. A combinação da tecnologia antivibração, zoom ótico 10x, e foco automático a laser e duplo pixel permite que as câmeras produzam resultados que rivalizam com os de DSLRs de ponta. O novo recurso Visão do Diretor, por sua vez, ajuda os usuários a escolher a lente perfeita para suas fotos, colocando três telas de visualização abaixo do visor da câmera. A linha Galaxy S21 também oferece aos criadores a capacidade de usar selfie e câmeras traseiras simultaneamente para criar conteúdo de vídeo inesquecível.

 

Cada câmera também possibilita gravação de vídeo 4K a 60 fps (quadros por segundo) e a configuração de lente teleobjetiva dupla é especialmente adequada para capturar fotos nítidas de qualquer distância virtual. Além disso, com uma lente atualizada de 108 MP e tecnologia nona-binning, a linha Galaxy S21 garante fotos claras e brilhantes, mesmo em ambientes com pouca luz.

 

 

1 A medição descreve o Galaxy S8+; o Galaxy S8 apresentava uma tela de 5,8 polegadas.

² O Super Slow-mo suporta apenas a resolução HD. Os usuários podem gravar aproximadamente 0,4 segundo de vídeo capturado a 960 fps com aproximadamente 12 segundos de reprodução. Os usuários podem gravar aproximadamente 0,8 segundo de vídeo capturado a 480 fps e aprimorar digitalmente o vídeo para 960 fps com aproximadamente 24 segundos de reprodução. O tempo de reprodução pode ser editado no Super Slow-mo player.

³ O MyEmoji está no modo Básico quando criado pela primeira vez e segue suas expressões faciais. Para que seu MyEmoji siga os movimentos do seu corpo, o modo Mini Motion deve ser selecionado. Os movimentos do MyEmoji não incluem gestos de mão. Para obter melhores resultados ao usar o modo Mini Motion, inclua o corpo inteiro no quadro.

4 Os resultados podem variar dependendo das condições da foto e múltiplos objetos, estando fora de foco, ou se movimentando. Verificar ajuste de ângulo de selfie com a câmera Ultra Wilde. Não suporta função zoom. O desempenho da estabilização da imagem pode variar dependendo das condições de iluminação. Disponível apenas quando a foto é tirada com a Câmera Ultra Wilde em Full HD.

5 A Câmera ultra-ampla captura até 4,3 vezes mais em termos de área de captura. O campo de visão resultante pode ser menor quando ocorre a correção ultra-ampla da lente. Os resultados podem variar conforme condições de disparo, incluindo múltiplos objetos, falta de foco ou objetos em movimento.

6 O Space Zoom de 30X inclui zoom digital, que pode causar alguma deterioração da imagem.

7 Transmissão 8K disponível nas TVs Samsung QLED 8K de 2019 e 2020.

 


E aí, galera, qual a relação de vocês com a câmera do seu Galaxy? 👀

 

9 Comentários
VisintSs
Expert Level 5
Outros
Muito legal a parte 2, Moderador Pedro. 😉 🤝

A partir do S8 a Samsung deu um salto tecnológico em relação às câmeras, elas sempre foram ótimas, mas conseguiram se superar. S9 e S10 excelentes tb e o S20 abriu a passagem para a grande estrela, o S21, que veio pro nível profissional da fotografia.

Respondendo sua pergunta final, a qualidade das câmeras da Samsung é tão excelente, que em qualquer linha seja S, A, M... você se surpreende, eu não possuo o aparelho top e sim um intermediário de 2018 e as pessoas quando olham as fotos pensam que foi de câmera profissional. 😉 😅. Aqui na Galeria estou até postando junto com a foto os detalhes da imagem kkkkkk

https://r1.community.samsung.com/t5/galeria-galaxy/detalhes-flor/td-p/9174097

Minha relação com a câmera dele é de "clikar" a foto perfeita e não apenas chegar e sair clicando qualquer foto, toda cena tem que ter um estudo rápido para que a composição final fique bonita 😉

Um abraço e boa semana pra vc. 😉 😎
Outros
Muito bom.., a Samsung tem evoluído muito na câmera/sensores dos smartphones, na AI e em tecnologias de imagem como o Nonapixel, Smart ISO Pro e a imagem de 12bits em RAW, (que faz uma grande diferença).

Então vendo esses posts sobre a evolução das câmeras eu fico me perguntando, se já estamos nesse patamar hoje oque será que teremos daqui a 5, 10, 20 anos ?
LucasBurkert
Active Level 7
Outros
❤️
0 Kudos
rfolimpio
Active Level 7
Outros
Incrível 👏👏👏👏
0 Kudos
Outros
As câmeras da Samsung evoluíram bastante desde o Galaxy S6 na minha opinião. Desde então, a cada ano teve uma evolução, e isso é lindo de ver!
Excelsor
Active Level 1
Outros
Seu trabalho ficou incrível! 😀
0 Kudos
Kamonn
Active Level 3
Outros
Maravilhosa sequência de posts! 😊
Poderia fazer um post assim com a linha Note! 🖋
0 Kudos
LuizBocao
Expert Level 5
Outros
Postagens com textos instrutivos.
0 Kudos
Pedregulho
Beginner Level 2
Outros
Pedro
0 Kudos