Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Fala, comunidade!

 

Quem lida com tecnologia já deve ter ouvido falar do blockchain, aquele sistema de validação de dados superseguro e praticamente impossível de hackear que está revolucionando o jeito como as transações na internet acontecem.

 

Surgido para servir de porto seguro para as transações feitas com bitcoin, a primeira criptomoeda relevante criada, o blockchain aos poucos passou a ser estudado e aplicado nas mais diversas áreas. Algumas soluções são tão inovadoras e disruptivas que eu trouxe para vocês conhecerem.

 

Por exemplo, dos EUA, mais especificamente do MIT Media Lab, o laboratório de mídia do renomadíssimo Massachusetts Institute of Technology, vem o MedRec, um blockchain que reúne em seus registros todos os dados médicos de cada paciente atendido. Assim, o MedRec oferece uma base de dados comum, acessível e com privacidade 100% garantida, permitindo um tratamento mais objetivo e ciente do quadro geral do paciente.

 

Outros dois bons exemplos estão acontecendo aqui no Brasil mesmo. O primeiro vem da linha de distribuição de mercadorias de uma grande rede de supermercados, que investiu em um blockchain para rastrear as carnes, leite e frutas que chegam às suas lojas, dando à clientela informações como a época e o local de plantio ou ordenha, além de registrar que tipos de tratamento antipraga foram feitos para conservação do produto, facilitando que o consumidor final faça uma escolha mais transparente.

 

Se você acha que blockchain é algo somente ligado a indústrias e negócios de porte gigante, pode ir repensando. O outro exemplo vem, pasmem! de um bloco de carnaval.

 

Tudo relacionado ao desfile do Mamãoreco, em Recife, é protegido por um blockchain. As letras e arranjos das marchinhas e toda a transação de venda dos abadás do bloco estão protegidas pela tecnologia, além de facilitar o recebimento de criptomoedas no pagamento pelos produtos.

 

Esses são só alguns dos usos possíveis dos blockchains. Eles ajudam na proteção e organização de dados, facilitam transações financeiras, garantem estoques e ajudam médicos a atender seus pacientes melhor.

 

E aí, Comunidade, que aplicações de blockchain já chamaram a atenção de vocês por aí? Contribua nos comentários!

53 Comentários
RATTES
Expert Level 5
Outros
Sempre com materiais sensacionais. 😉👌🏼🚀
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Obrigado pelo carinho, Rattes! 🤗 Se quiser dar sugestões para artigos da moderação, é só falar. 

RATTES
Expert Level 5
Outros
Vou da sim. Aproveitando, teremos concurso para o dia dos Pais?
Samsung_wrrAk3h
Beginner Level 3
Outros
muito interessante
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Maravilha, Samsung_wrrAk3h! 🤗 Que bacana que você curtiu a nossa postagem. 

0 Kudos
Kauê06
Active Level 3
Outros
as animações do meu a51 estão muito lentas, ele da a impressão de ser um celular devagar, enquanto no a50 não é assim, terá alguma atualização para corrigir isso???
Geansilvério
Active Level 9
Outros
a memória do celular tá cheia? já viu a memória cachê dele? já passou o anti-vírus para ver se não foi infectado? não devia estar travando assim não por ser um modelo um pouco mais potente
LetíciaMoura
Active Level 1
Outros
Aqui no próprio app tem a opção de realizar diagnóstico no seu celular e detectar o que pode estar deixando ele desse jeito. Você clica no + que aparece assim que abre o app e, posteriormente, clica em cuidado do telefone. Se persistir tem que verificar os apps que baixa e a memória já usada
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Opa, Samsung_Z73g9e6! Boa noite. O problema de lentidão no smartphone foi resolvido? A dica do usuário Geansilvério te ajudou? Fico no aguardo! 😘