Moderadora_Camila
Moderator
Moderator
Opções
Outros

Um ano de vida: esse foi o tempo de sobrevivência que os médicos deram para Patrícia Fonseca logo que ela nasceu.


A bebezinha, que tinha acabado de chegar ao mundo, foi diagnosticada nos seus primeiros dias de vida com uma grave doença cardíaca, que enfraquece o músculo do coração, chamada cardiopatia congênita. 

 

Moderadora_Camila_0-1675188226179.png

Crédito: Imagem Reprodução

 

Mas, contrariando as expectativas, Patrícia completou o seu primeiro ano de vida. E o segundo, e o terceiro, até chegar aos 29 anos, quando sua vida mudou.

 

Apesar de viva, a jovem tinha muitos problemas de saúde. Quando criança, atividades simples, como sentar e levantar, eram um desafio.

 

O tempo passava e o seu quadro ficava cada vez mais preocupante. Trabalhar e estudar – ela cursava a faculdade de Economia – tinham se tornado atividades impossíveis.

 

Aos 20 anos, Patrícia foi informada de que precisaria realizar um transplante de coração para poder seguir vivendo. 

 

Em 2014, a situação ficou muito crítica e a jovem foi internada em estado grave. Além do coração fraquinho, mais um diagnóstico veio à tona: hipertensão pulmonar.

 

Seus pulmões estavam sobrecarregados pelo esforço e, naquele momento, o transplante não seria uma opção.

 

Mais uma vez, Patrícia superou as expectativas e se manteve firme, até que, em 2015, entrou para a fila de espera de transplantes.


Com a ajuda de medicamentos, ela conseguiu se fortalecer e preparar o seu corpo para a grande mudança que estava por vir.

 

No dia 29 de julho daquele ano, no seu aniversário de 30 anos, a jovem finalmente recebeu seu novo coração.

Dias antes, enquanto esperava pela cirurgia no quarto do hospital, ela escreveu algumas palavras em bilhetes que foram fixados na parede.

 

“Nadar. Dançar. Ir a festas. Correr no parque”. Ser atleta sempre foi um sonho que Patrícia carregou e dele nunca desistiu. 

 

Provando que ela Nasceu para Mudar – e Patrícia nasceu duas vezes –, a jovem se empenhou muito na recuperação e na adaptação ao novo órgão.

 

Três dias após a cirurgia, ela ficou de pé. Oito dias depois, começou a caminhar. Persistente, Patrícia começou a praticar treinos leves na esteira, até que, um ano depois, ela estava correndo.

 

O seu sonho de se tornar uma atleta estava cada vez mais próximo. E, como fez a sua vida toda, ela persistiu. E conseguiu.

 

Após muito esforço e dedicação, em 2017, ela arrumou as malas e foi para a Olimpíada Mundial dos Transplantados, em Málaga, na Espanha, tornando-se a primeira transplantada cardíaca brasileira a participar de uma prova de triatlo.

 

Foram 5 quilômetros correndo, 400 metros nadando e 32 quilômetros pedalando. E, com um Galaxy Watch no pulso, ela conseguiu acompanhar o ritmo do seu coração e ficar de olho nos seus batimentos cardíacos.

 

Moderadora_Camila_1-1675188226193.png

Crédito: Reprodução Samsung

 

Essa foi a sua grande conquista, mas nem de longe é a única. Patrícia segue se superando e percorrendo – e correndo, e nadando, e pedalando – trajetos cada vez maiores.

 

Além de se tornar triatleta, ela fundou o Instituto Sou Doador, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a doação de órgãos, espalhando informação e empoderando transplantados.

 

Hoje, Patrícia faz parte do #TeamGalaxy e é uma das estrelas da campanha Você Nasceu para Mudar, unindo-se a outros personagens que mostram como a tecnologia impactou e transformou suas vidas.

 

Assistam ao vídeo da Patrícia e se inspirem na história dela, que de tão emocionante parece ter saído de um roteiro de cinema.

 

 

Hoje, a economista vive a vida com a qual sempre sonhou: faz planos e cultiva novos sonhos, superando todos os obstáculos que a vida coloca em seu caminho. 💙

 

Acompanhem Patrícia em seus canais: Instituto Sou Doador e Coração de Atleta e fiquem por dentro dos seus novos – e grandiosos – passos.

 

A tecnologia foi uma poderosa aliada da Patrícia e, junto com a sua garra e vontade de viver, possibilitou que ela fosse cada vez mais longe. 

 

Moderadora_Camila_2-1675188226210.png

Crédito: Imagem Reprodução

 

A campanha Você Nasceu para Mudar foi criada para que histórias como essa fossem ouvidas, lidas e assistidas. 

 

Criamos a aba #VocêNasceParaMudar para que vocês compartilhem como a tecnologia impactou e transformou suas vidas. 


Sintam-se à vontade para dividir suas histórias de transformação, de superação, de crescimento.

Aguardamos ansiosamente pelos relatos.Moderadora_Camila_3-1675188226210.png

 

9 Comentários
JoãoJr
Expert Level 5
Outros
Muito legal e inspirador 👍😀👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Luizcroig
Expert Level 4
Outros
Linda e apaixonate história! Que Patrícia possa percorrer, nada e pedalar muito nessa vida, incentivando às pessoas a dar tudo de si para atingir suas metas. ❤️👏👏👏
Jeo_S23U
Expert Level 5
Outros
Espetacular...sei como é bem estas superações....sou transplantado também. Saúde e sucesso @Patrícia Fonseca. ❤️🌹
Nandocas
Active Level 3
Outros
Uau que sensacional essa história de esperança e superação👏👏
Ciresier
Expert Level 5
Outros
Ual, que vida!! Simplesmente força e vontade de viver. Parabéns 😍🥰🤩
vitalinx7
Active Level 8
Outros
Sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💯
VisintSs
Expert Level 5
Outros
A história da Patrícia é o exemplo de superação e vontade de viver!!!
Vida longa para você!!
Que história!!
Tem muita gente que reclama da vida e tem uma saúde perfeita...
Enquanto outros batalham pela sua saúde e não reclama da vida!!
Parabéns Patrícia!!
👏👏👏💙💙📱📱📸📸😎😎
1675196377307.gif
lalaziinha
Beginner Level 3
Outros
Deus ajude ela
RafaelVig
Active Level 1
Outros
Muito inspirador