Tópico original:

Automatizando o aparelho usando o Modos e Rotinas.

(Tópico criado em: 07-29-2024 04:58 PM)
219 Exibições
Papo de Embaixador
E aí galera, boa tarde 

Já imaginou você saindo se casa e seu celular ativando o 5G automaticamente? 

Ou então você chegou em casa e seu celular desliga a rede de dados e ativa sozinho o Wi-Fi? 
Sabe aquele dia agitado, correria total e seu celular fica com menos de 30% de bateria e você ainda tem precisa ficar conectado o restante da tarde? 

Pois é, a Samsung já pensou nisso e criou o Modos e Rotinas. O Modo e Rotinas nada mais é do que uma maneira de você automatizar suas tarefas corriqueiras alterando o modo de funcionamento do seu aparelho. 

Deixa eu te exemplificar melhor:

Atualmente, os aparelhos da Samsung saem de fábrica configurados para te avisar quando a bateria do seu smartphone está com 15% de bateria. Ou seja, se sua bateria chegou a 15%, automaticamente seu aparelho ativa o modo de economia de bateria. 
Com o Modos e Rotinas você consegue alterar a ativação da economia de bateria quando sua bateria estiver com 30% por exemplo, o que pode te salvar de algumas situações indesejadas. 

O Modos e Rotinas está presente desde a One Ui 5, quando foi lançado o Android 13. 

Veja abaixo algumas Modos e Rotinas que costumo usar no meu aparelho e que me ajudam muito no meu cotidiano. 

Modos de Sono

Neste modo eu programei pra iniciar às 00:00 e termina as 6:00 da manhã. Basicamente o intuito é que as notificações sejam silenciada neste período pra não incomodar meu sono. Por conta disso ativo o ‘Não perturbar’. 

A função ‘Não perturbar’ deixa você escolher algumas exceções de chamadas e mensagens e também notificações de aplicativos que podem tocar mesmo que a função esteja ativada. Neste caso escolhi que os contatos da minha família ( mãe, pai, vó, irmãos, sogra) fossem notificados. As chamadas repetidas também, no caso de 3 chamadas repetidas, mesmo com o modo ativado ele toca mesmo assim. Isso pode ajudar em caso de uma emergência.

Rotinas de Nível de bateria 

Uma rotina que não abro mão é a do nível de bateria. Criei esta rotina pra ser ativada quando minha bateria chega a 35%. Neste nível de bateria é ativado o modo de economia de e energia e só desativa quando a bateria está acima de 36%. 

Em dias de pouca utilização do aparelho, este modo não faz muita diferença, porém numa viagem longa, onde não há muitos lugares para recarregar ou mesmo num dia agitado quando você utiliza muito o aparelho, o modo se torna essencial. 

Rotina de Aplicativo aberto

Você também pode criar Rotinas para um APP. 
Possuo um aplicativo de ônibus da minha cidade que sempre pede que o GPS esteja ativado. Então quando configurei essa rotina para que toda vez que eu abrir o aplicativo CITTAMOBI, ele ativa automaticamente a localização do aparelho. 

Assim que fecho o aplicativo, a localização é desativada normalmente. Para criar Rotinas, basta ir em Configurações, Modos e Rotinas e em rotinas basta clicar no símbolo de mais + e adicionar o que ativará a rotina no SE e adicionar o que a rotina preterida fará no ENTÃO. 
8 Comentários
Papo de Embaixador
Pessoal. Tive muitos problemas pra postar esse conteúdo. Assim que eu postava ele sumia do nada.
Das várias tentativas que fiz, o único que não deu problema foi esse, sem imagens, só texto. Por isso estou deixando alguns prints que era pra estar no corpo do texto pra exemplificar melhor.
Usem o recurso, vale a pena.
Perdão pelo texto sem imagens (sem vida) 😥
Espero que resolvam esse bug o mais rápido possível image-130_1000049647_1722028421.png1722283427847.jpg1722283427864.jpg
Helian
Active Level 6
Papo de Embaixador
Isso é maravilhoso mesmo
Eu uso diversos modos e rotinas que me ajudam DEMAIS 😄
Papo de Embaixador
Muito útil e prático. O mais essencial é o de economia de bateria
Papo de Embaixador

Essa opção de selecionar contatos que podem nos acionar mesmo com o Não Perturbe ativo é muito bom... assim não precisamos nos preocupar de perder alguma chamada importante ou urgente. Obrigada pelo ótimo post Leandro!

Papo de Embaixador
Já me ajudou muito isso e funciona super bem.
Já tive um caso de emergência na família que essa exceção funcionou super bem
DutraBR98
Active Level 4
Papo de Embaixador
A minha de bateria baixa é mais completa, eu uso tambem uma rotina que avisa quando carrega 100%1722783571178.jpg1722783691583.jpg
Papo de Embaixador
Eu normalmente já deixo o always On Display, brilho adaptável, localização, sincronizador e o Bluetooth desativados mesmo. Só ativo quando necessário, pq esses drenam muito a bateria. Raramente uso
Thiag0Freitas
Active Level 8
Papo de Embaixador
O modo sono é indispensável! 1724679331637.gif
0 Kudos