Tópico original:

Propostas para tornar o Big Fan mais inclusivo e menos insalubre

(Tópico criado em: 01-08-2025 02:04 AM)
550 Exibições
BTold
Expert Level 5
Opções
Promoções
Fala, Members!

Muito tem se discutido sobre a perpetuação da promoção mensal do Big Fan na comunidade. Muitos acham que a promoção perdeu o propósito inicial de trazer engajamento natural e movimentar a comunidade devido à toxicidade atrelada aos altos prêmios. Mas, depois de refletir bastante, acredito que é possível manter o Big Fan, pois é uma promoção que mantém a comunidade viva e eletrizante — por bem ou por mal. No entanto, mudanças cabíveis em relação aos regulamentos anteriores são necessárias para garantir o bom funcionamento e alinhamento com as boas práticas das regras da comunidade.

Gostaria de compartilhar algumas sugestões simples que, talvez, possam melhorar essa competição no futuro. Fiquem à vontade para comentar se concordam com as ideias ou se pensam diferente, pois sugestões para melhorar a coletividade são sempre bem-vindas.

---

1. Curtidas e pontuação equilibrada
No regulamento anterior, o que valia pontos era curtir os posts e comentários, e não receber curtidas. Já no regulamento vigente, o que conta pontos é receber curtidas, e não dar. Isso gerou um comportamento onde muitos Members evitam curtir conteúdos de colegas para não ajudá-los a pontuar.

Minha sugestão seria uma junção dos dois regulamentos: tanto dar curtidas quanto recebê-las poderiam valer pontos (ex.: 0,1 ponto para cada ação). Isso tornaria o processo mais equilibrado e faria com que as curtidas fossem dadas com base na qualidade do conteúdo, e não por estratégia de pontuação.

---

2. Limite de postagens diárias com pontuação
Um dos maiores problemas do último Big Fan foi permitir que postagens na Galeria valessem o mesmo que um post bem elaborado. Isso gerou um volume enorme de fotos aleatórias postadas diariamente (inclusive por mim). O problema, nesse caso, está no regulamento.

Sugiro limitar a pontuação por postagens na comunidade às 10 primeiras do dia. Por exemplo, se alguém faz 10 posts, ganha 50 pontos (equivalente a uma solução). Isso evitaria spam e incentivaria a qualidade sobre a quantidade. Ainda assim, não haveria bloqueio para mais postagens, mas apenas os 10 primeiros posts pontuariam. Comentários e curtidas extras continuariam a valer normalmente.

---

3. Pontuação por comentários
A regra de comentários do último regulamento (mínimo de 5 palavras e apenas um comentário por post pontuar) está adequada e pode ser mantida.

---

4. Soluções mais confiáveis
As soluções deveriam ser analisadas quanto à sua veracidade e eficácia. Além disso, seria importante proibir o uso de bots generativos, como ChatGPT ou Gemini, para criar respostas. Muitas vezes, essas ferramentas oferecem informações técnicas imprecisas, levando o autor do post ao erro.

Também sugiro implementar um aviso (ex.: popup) para informar os novatos sobre a funcionalidade de marcar uma resposta como solução. Isso ajudaria a evitar frustrações e incentivaria o bom uso do recurso.

---

5. Premiação semanal
Um mês inteiro de competição é muito longo e desanimador para novatos, especialmente aqueles que chegam no meio ou no final do ciclo. Muitos se sentem excluídos, pois é impossível competir com quem já está participando desde o início, o que acaba gerando comportamentos como spam e quebra das regras (levando a evasão da comunidade).

Minha sugestão seria transformar as premiações em semanais, aproveitando o ranking que já existe. Assim, o placar seria resetado a cada semana, permitindo que qualquer um, novato ou veterano, tenha chances de ganhar.

Por exemplo: o top 1 do ranking semanal receberia o prêmio, com a condição de que não houvesse repetições entre os vencedores. Caso alguém já premiado fique novamente no topo, o prêmio seria passado para o top 2, e assim sucessivamente. Essa mudança tornaria a competição mais leve, inclusiva e atrativa, sem precisar passar um mês inteiro se desgastando para competir.

---

6. Intervalo maior entre prêmios para o mesmo participante
Atualmente, participantes podem ganhar prêmios novamente no ciclo seguinte. Minha sugestão seria aumentar esse intervalo, permitindo apenas um prêmio por ano ou, no máximo, a cada 6 meses. Isso garantiria que mais pessoas diferentes pudessem aproveitar as promoções e participassem da comunidade com motivação renovada.

---

7. Outras modalidades de competições
Embora o Big Fan seja o grande destaque da comunidade, poderiam ser implementadas promoções paralelas mais simples, acessíveis e rápidas, sem a necessidade de tanto desgaste para os participantes. Por exemplo:

- Criação de frases criativas relacionadas à Samsung;

- Concursos de fotografia com temas ou técnicas específicas;

- Desafios curtos com foco em qualidade, e não em quantidade.

Essas promoções secundárias já aconteceram em 2024, mas poderiam ser feitas com mais frequência e maior atenção aos detalhes, tornando-as ainda mais interessantes e atrativas.

---

Essas são algumas ideias que acredito poderem melhorar a experiência do Big Fan e da comunidade como um todo. O que acham?

29 Comentários
Sabrizen
Expert Level 5
Promoções
Todas sugestões são válidas e tornaria a comunidade mais saudável e com conteúdos mais elaborados.

Sobre premiação anual, eu amei. Pois esse esquema de ciclo é complicado, são sempre os mesmos que ganham, pois já pegaram o jeito da competição, muitas vezes nem aproveitou ainda o primeiro prêmio e já tá tentando outro.

Um outro pronto é que hoje a IA tomou conta de tudo, é difícil controlar que utilizem mas não é impossível, mas com essas regras sugeridas, teremls tempo pra conferir quem joga contra as regras, utilizando fotos e respostas geradas por IA.

Adorei, espero que os responsáveis vejam 👏🏻👏🏻
BTold
Expert Level 5
Promoções
Concordo, Sabri. É curioso essa questão dos ciclos.
0 Kudos
Ciresier
Expert Level 5
Promoções
Gostei bastante das suas considerações.
Tópico 1, perfeito. Precisa ser assim. ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️

Com relação ao post, ainda precisa de cuidado. Vi muita fotos aleatórias, sem nenhum finalidade, tirar foto de uma sacola de pão e dizer bom dia?? Ou tirar foto de um perfume ou coisas aleatória apenas pra pontuar não deveria valer. A organização precisa ficar atenta aos posts. Adorei sobre o limite de post!
Acho tão injusto uma pessoa postar uma foto bem trabalhada e tudo mais, aí vem outro e posta uma foto aleatória de uma rua, não diz nada a respeito e pronto.

Comentários, gostei da forma atual, porém 2 pessoas que acompanhei, não entraram nas listas semanais, pois se for considerar todos os comentários dentro das regras, a lista seria outra. Nem quero entrar nessa questão....

Premiação semanal é perfeito ⚠️🤭 mas não vai acontecer. Só acho

Intervalos entre prêmios, acho legal.

Devo fazer um post também, eu não achei o post de um moderador sobre as regras
BTold
Expert Level 5
Promoções
Exatamente, Cire. A regra contra conteúdos vagos deve ser mais rigorosa no fechamento do ranking final, assim como a análise dos comentários. Esses rankings parciais não representam a contabilidade detalhada do final. Caso os prêmios fossem semanais, os rankings parciais precisariam ser mais precisos e alinhados com as pontuações reais.
Mas uma questão que fica é: posts vagos são totalmente subjetivos, o que torna um trabalho árduo para a equipe definir o que realmente caracteriza um post vago.
Enzole
Active Level 10
Promoções
Para mim:
A sugestão 1 é perfeita.
A sugestão 2 também é boa, pois realmente muita gente posta qualquer coisa para poder pontuar, com isso todos ficariam de igual para igual.
Sugestão 3 tudo certo, pode continuar sendo assim.
A sugestão 4 eu meio que concordo e discordo, avisar os members novos das soluções é importante, tudo certo, mas se alguém tem algum problema mais complicado, mais difícil de resolver e alguém usa algum meio de pesquisa e resolveu o problema, pra mim tudo certo, mas claro que é só uma opinião 😉.
Sugestão 5: também acho que um mês é muito tempo e que é difícil para quem está chegando no Samsung members ganhar algo.
Sugestão 6: Muito bem, claro que os participantes ganharem consecutivamente é também ''mérito" do mesmo, mas com isso tira a oportunidade de outros members, tanto que já estão na comunidade quanto os que estão chegando.
Sugestão 7: É uma boa maneira de ter mais destaques👏👏.
BTold
Expert Level 5
Promoções
Veja, na sugestão 4, eu me referia à problemática de se submeter totalmente ao auxílio de respostas geradas por inteligência artificial. O ponto é que o usuário que posta a dúvida tem o mesmo acesso a essas ferramentas e poderia usá-las por conta própria para obter o mesmo auxílio, que muitas vezes é inválido e não condiz com a problemática real. Pesquisar na internet e em fontes confiáveis, ou até mesmo no próprio fórum, não tem problema algum para encontrar a solução, já que ninguém sabe todas as questões técnicas apresentadas diariamente. O problema, ao meu ver, é o uso indiscriminado da IA, que muitas vezes tira a chance de outro membro trazer uma resposta de autoria própria e positiva.
Enzole
Active Level 10
Promoções
A sim, com toda a certeza, agora que entendi o seu ponto concordo plenamente 😉.
Promoções
Muito bom Btold 👏🏻 👏🏻 👏🏻 algumas sugestões eu tinha pensado, mas é super válido ter sugestões assim.
E com toda certeza irei levar seu post ao time do Samsung Members (inclusive vou levar o outro post seu que cita o desgaste do big fan) para juntar com minhas sugestões, os feedbacks que peguei e com as sugestões dos demais Members Stars para assim tentar criar algo mais tranquilo e que agradem a todos nós.

Muito bom BTold 👏🏻 👏🏻 👏🏻 👏🏻 parabéns pela iniciativa.
BTold
Expert Level 5
Promoções
Obrigado, Tiago. Fico feliz em poder contribuir com a comunidade e, mais especificamente, com essa promoção, pois ainda quero vê-la funcionando de forma plena algum dia, tornando-se realmente um atrativo para a comunidade e não um campo minado, como vinha sendo.
Lys24
Expert Level 5
Promoções
Bom dia, Btold

1. Na minha opinião eu acho ruim, porque lembro em junho/julho pessoas curtindo coisas do tempo das cavernas, era o dia todo, aí entra os desonestos que podem até pagar para isso 😶

2. Limite falei no meu post também, eu ainda acredito que seja a melhor forma para frear.

3. De acordo.

4. Acredito que na hora de serem feitos os ranking dos ganhadores devem ser analisados, infelizmente ainda vemos muitos usarem repostas com AI, o pop up seria ótimo.

5. Eu pensei em prêmios padronizados e também outros como eletrodomésticos.

6. Necessitamos.

7. Gostaria muito de promoções voltadas para nós, mas a banca julgadora sempre deixa a desejar, aí que eu penso que deveria ser uma escolha dos próprios members.