Tópico original:

Câmera com AI não é filtro. É tecnologia reescrevendo pixels

(Tópico criado em: 04-01-2026 02:33 PM)
4546 Exibições
TiagoOz
Opções
Samsung Members Stars

Eai members 💙

A maioria das pessoas associa "câmera com AI" a retoques automáticos ou filtros aplicados depois da foto. E essa definição está errada - entender o porquê, muda como você avalia qualquer câmera de smartphone.

image
Fonte e créditos Samsung 

No Samsung Galaxy S26 Ultra, a AI não age sobre a foto pronta. Ela age sobre os dados RAW do sensor — antes de qualquer imagem existir. E é aqui que o ISP (Image Signal Prosessor) entra.

Ele é um chip dedicado responsável por converter os dados brutos captados pelo sensor fotográfico – chamados de RAW – em uma imagem processada e visível. Em smartphones Galaxy com AI de câmera, o ISP não executa apenas conversões matemáticas fixas: ele aplica modelos de machine learning que interpretam a cena, identificam elementos e tomam decisões adaptativas em tempo real.

Ou seja o filtro age sobre uma foto já processada mas a Câmera com AI no ISP do Galaxy S26 Ultra age nos dados RAW - antes de qualquer imagem existir.

É como a diferença entre um chef que escolhe ingredientes frescos e técnicas de preparo ideais para aquele prato, versus alguém que despeja molho pronto sobre uma comida já feita - não tem comparação.

Quais decisões a AI toma dentro do ISP?

No Galaxy S26 Ultra, o ISP não executa uma única receita para todas as fotos. Ele usa modelos de AI para identificar o contexto de cada cena e aplicar um conjunto específico de decisões. Como nessas principais situações:

•  Reconhecimento de cena – AI Identifica o contexto (retrato, noite, paisagem, contraluz) e aplica parâmetros específicos para aquela cena.
  •  Segmentação semântica – separa céu, pele, vegetação e objetos em camadas independentes, cada uma processada de forma diferente.
  •  Redução de ruído neural – modelos de ML eliminam ruído sem borrar texturas reais – trazendo um resultado superior ao NR.
  • ·HDR computacional – em múltiplos frames RAW capturados; AI decide quais regiões de cada frame usar para máximo detalhe em luzes e sombras.

image

Por que isso importa tanto como o sensor físico?

O sensor captura. A AI decide o que fazer com o que foi capturado. Em condições difíceis — como em pouca luz, alto contraste, a qualidade do pipeline de AI é o que separa uma foto boa de uma foto incrível..

O diferencial real do Galaxy S26 Ultra não é só ter um potente sensor. É ter um ISP com AI avançada que sabe, melhor do que qualquer outro sistema comercial atual, como interpretar o que aquele sensor capturou.

E o processamento acontece dentro do smartphone — no Snapdragon 8 Elite Gen 5 for Galaxy, sem nuvem, em tempo real. É por isso que a câmera responde rápido e o resultado já aparece pronto, sem delay perceptível.

A câmeas que você compra não é só hardware: é inteligência que sabe o que fazer com os dados dela.

image
Por isso que ao capturar uma foto ela já sai top, pois o AI ISP já identificou oque existe na cena, como a grama, a pelúcia ou a luz por exemplo. 

image
Fonte e créditos Samsung ( Before > Antes | After > depois do AI ISP aplicado). 

Mas já perceberam que muda ? Comente 👇🏻

image

#GalaxyS26Ultra #AICamera # #FeitoComGalaxy 

37 Comentários
ClaudiaPaiva
Active Level 8
Samsung Members Stars
Eu não fazia a menor ideia de como a AI funcionava na prática na câmera! Muito interessante
te73h4
Active Level 2
Samsung Members Stars
Hru4ve73 vou ver se ❤❤❤❤.
te73h4
Active Level 2
Samsung Members Stars
🔥fitas de manhã e depois de um tempo pra dormir no sofá com
te73h4
Active Level 2
Samsung Members Stars
🔥grt6e73643 de manhã 🌄 o meu cabelo e o meu cabelo 💇‍♂️ 💇‍♂️ e eu tô com os e os cabelos 💇‍♀️ e o cabelo 💇‍♂️ 💇‍♂️ 💇‍♂️ 💇‍♂️ 💇‍♂️ 💇‍♂️ e um charme de um jeito de fazer uma coisa em casa eu vou fazer uma coisa que não tem vergonha de falar com ele não tem como fazer uma coisa pra você e pra mim é uma boa opção pra gente conversar mais sobre
te73h4
Active Level 2
Samsung Members Stars
😍😍😍😍😋😋😋🥲🥲
te73h4
Active Level 2
Samsung Members Stars
Celular e eu
te73h4
Active Level 2
Samsung Members Stars
Vitória ✌️ pra eu não tem
hudsrodrigo
Active Level 8
Samsung Members Stars
Também uso o S26 Ultra e dá para perceber bem essa diferença. A IA realmente vai muito além de um simples filtro, ela entende a cena e melhora os detalhes de um jeito impressionante. A fotografia computacional evoluiu muito. Parabéns pela reflexão! 🙌 📱
rsnaldo
Active Level 5
Samsung Members Stars
🔥