Tópico original:

Meu universo Galaxy no ritmo do Carnaval de Rua

(Tópico criado em: 10-23-2025 09:58 PM)
2863 Exibições
satojorge
Opções
Samsung Members Stars
Quando penso no meu universo Galaxy, logo escuto a potência dos trombones, o agudo dos trompetes, o som vibrante dos saxofones e a batucada poderosa das alfaias. Vejo também o brilho, os detalhes minuciosos e as cores supersaturadas das fantasias (muitas vezes criadas de forma artesanal) dos músicos e foliões que esperam o ano inteiro por este momento.

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

Descrever o Carnaval de rua apenas com palavras é quase impossível, por isso, este post vem acompanhado de muitas imagens – para ilustrar essa energia linda. Foi ali, no meio da multidão, que percebi o poder e a liberdade de fotografar com os smartphones da Samsung.

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

Comecei a fotografar blocos de rua em 2011, no Rio de Janeiro, mas foi em 2020, em São Paulo, que mergulhei de vez nesse universo usando os smartphones Galaxy. Foram vários modelos e cada um marcou um capítulo da minha história como fotógrafo e folião: Galaxy S7, M21s, S22 Ultra e, hoje, o S25 Ultra.

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

Durante o cortejo, tudo acontece muito rápido: uma dança inusitada, um sorriso inesperado ou simplesmente um brilho surreal causado pelo sol em determinada posição e ângulo do instrumento. São muitas variáveis ao mesmo tempo para todos os lugares que você olhe… É neste contexto que o Galaxy se torna o meu melhor parceiro criativo. Ele é leve, discreto e está sempre à mão. Assim, consigo transitar dentro do bloco com facilidade e, se for preciso, chegar bem perto para registrar. As pessoas não se intimidam, simplesmente continuam sendo elas mesmas e isso faz uma enorme diferença no resultado da imagem.

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

A praticidade é algo que me conquistou pra valer! Se eu cansar de fotografar e quiser apenas curtir o momento, é só guardar o smartphone no bolso e está tudo certo. Sem preocupações com mochilas pesadas no meio da folia. Outro ponto que acho essencial: pelo fato de ser leve, canso menos e consigo fotografar por mais tempo. Durante o Carnaval, há dias em que há dois blocos seguidos: chegamos às 8h da manhã no primeiro, almoçamos rapidinho e o segundo termina só por volta das 17h (o Samsung Health fica até emocionado com a atividade diária). Se o equipamento fosse pesado, provavelmente, depois do almoço, em vez de ir para o segundo cortejo, o destino seria o sofá de casa.

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
M21s + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

Um ponto que sempre me surpreende é a qualidade das imagens que conseguimos captar com os aparelhos Galaxy e a versatilidade de suas lentes. Confesso que, quando migrei para a linha S Ultra, foi amor à primeira vista. Ele multiplicou as possibilidades criativas com sua velocidade e suas lentes indo da ultra-angular à super telefoto em um único aparelho. Você pode estar se perguntando o que isso significa. Quer dizer que conseguimos fazer uma foto que apareça quase o bloco todo ou um retrato espontâneo mesmo se a pessoa estiver longe, sem sair do lugar. No Carnaval, isso é super bem-vindo porque há momentos em que é fisicamente impossível se movimentar de um ponto a outro, então não se perde a foto. Além disso, com seu processamento rápido, o tempo de resposta da câmera é sensacional para registrar no timing perfeito e já estar pronto para o próximo click.

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

image
S22 Ultra + Lightroom

O Carnaval me ensinou que a fotografia não é só técnica, tem muita intuição, presença e sentimento envolvidos. Cria-se uma forte conexão com os blocos, com os foliões e com a própria rua. Seja com o Galaxy S7, o M21s, o S22 Ultra ou o S25 Ultra, consigo traduzir tudo isso de um jeito leve, espontâneo e divertido.

image
Meu ecossistema de Carnaval. Infelizmente, o Galaxy S7 não está mais comigo, mas ainda tenho o S5, que guardo como parte de minha história com a Samsung. O S25
Ultra será o smartphone oficial do Carnaval 2026 :)

image

image

28 Comentários
Samsung Members Stars
Muito legal, Sato! Sua cara, sua alma esse post! Realmente o universo da fotografia móvel é algo incrível, dá pra tirar fotos fantástica com a vantagem de estar sempre contigo sem precisar carregar câmera e várias lentes pesada.
Samsung Members Stars
Vaaaleu Roarr 💙🙌, total! A versatilidade de termos um smartphone com câmeras de alta qualidade e com lentes de diferentes distâncias focais sempre conosco é libertador, tanto física quanto mentalmente 😇✌️.
Samsung Members Stars
Parabéns Sato! Tens um estilo único de fotografar, sempre com muito movimento e vibratilidade, capturando o sentimento daquele momento. Adorei saber mais da tua história com Galaxy
Samsung Members Stars
Ah brigadão Nique 🙇 ♂️🥰. É muita informação e emoção ao mesmo tempo, então as fotos acontecem muito no instinto. Felizmente, de vez em quando conseguimos captar momentos muito bacanas que acontecem numa fração de segundo 🎉🫰
Samsung Members Stars
Amigo! Sou seu fã 💙

Fico impressionado com os seus cliques e aprendo muito com você 👏👏

Que post genuíno, da para sentir a emoção e a intensidade pelos seus cliques!
Samsung Members Stars
Haha Vic, a admiração é mútua 🙌🤗. A energia do Carnaval de rua é algo inexplicável, gosto muito da ideia de todos próximos e ocupando as ruas. Empolga muito e é uma baita sensação única ouvir o som do sopro e da percussão reverberarem entre os prédios 💯🎉
Samsung Members Stars
Nossa, Sato! Você é realmente um monstro na Fotografia. Muito massa mesmo!
Samsung Members Stars
Oba!! Vaaaaleu pela força 🙇‍♂️🙌. Fotografar essa energia caótica nas ruas é bão demais haha.
Samsung Members Stars
Montou um baita documentário, amigo! Cada arte linda e bem pensada. Parabéns! 👏💙